CUIABÁ

Manifestantes protestam e colocam caixão e acendem vela em frente a prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

 

JB NEWS

Manifestantes colocam caixão e acendem vela em frente a prefeitura em protesto contra fechamento de bares e feiras.

A cidade de Cuiabá vive um momento de muita preocupação, no mesmo dia que morreram três pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus (COVID-19), manifestantes saem as ruas pedindo para que as feiras livres, bares e restaurantes voltem a funcionar normalmente durante o crescente número de infectados.
Nesta segunda-feira 18, manifestantes dos vários segmentos saíram em protesto pelas ruas da capital, entre os que protestavam para que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) possa decretar o retorno das atividades sas feiras por toda a cidade. Participaram também representantes de bares e restaurantes da capital.


Os manifestantes chegaram a colocar um caixão na praça Alecastro frente a sede da prefeitura, simbolizando no ato que muitas famílias poderão morrer de fome.
Os manifestantes tentaram de todas as formas chamar atenção para que o prefeito pudesse atender e ouvir as categorias, mas não tiveram êxito, o prefeito não foi falar com eles.
Nesta segunda-feira 18, três pessoas vieram a óbito por conta do Coronavírus em apenas 72 horas,  Cuiabá começa  disparar negativamente relacionadas as mortes.

Leia Também:  MP faz levantamento de preços de locação de drones para subsidiar investigações em Cuiabá

VEJA aqui dados da prefeitura e a palavra do prefeito 👇

Foram notificados 3 óbitos em 72 horas na capital

ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde lamentam informar mais um óbito de morador da capital decorrente da COVID-19. A vítima era uma mulher de 79 anos, que deu entrada na Policlínica do Planalto na manhã deste domingo (17) em estado grave e logo em seguida foi a óbito. Ela era sogra da mulher que morreu no hospital de referência do município no sábado à noite. O resultado do exame para Covid-19 saiu nesta segunda-feira (18).

Com mais este óbito, Cuiabá atualmente tem um total de 5 mortes por COVID-19.

O prefeito e o secretário desejam às famílias de todas as vítimas muita força para aguentar esse momento tão sombrio e de tanta dor para todos.

“Infelizmente tivemos um óbito no sábado à noite, um no domingo de manhã e outro na madrugada deste domingo, todos decorrentes do COVID-19. É um momento muito triste para a nossa capital e isso só vem reforçar o que temos falado todos os dias: se puder, fiquem em casa. Essa doença não é brincadeira. Cuidem-se o máximo que puderem”, disse o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira

Publicados

em

 

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira (3)

O documento institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para inibir a propagação da Covid-19

BRUNO VICENTE

Assessoria

Clique para ampliar imagem

Conforme determinado no art. 13 do decreto nº 7.929, a Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular de Cuiabá. O documento foi assinado nesta terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos. Conforme o plano estratégico, os shoppings centers retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para o Shopping Popular, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 09h às 17h.

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse é o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Rotam prende 482 comprimidos de ecstasy e mais de 400 notas falsas e mais quatro pessoas

Para ambas atividades, o decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas.

Participaram do ato de formalização do Termo de Compromisso, os diretores dos shoppings centers e do Shopping Popular, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, e os vereadores Adevair Cabral, e Ricardo Saad.

Leia Também:  Vereador Luis Claudio solicita ampliação de lavatórios populares em Cuiabá*

OUTRAS MEDIDAS 

– Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;

– Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;

– Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;

– Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;

– Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas;

– Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;

– Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m.

________________________________

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA