Destaque
Mais de 68 Milhões de brasileiros estão endividados; saiba como começar 2025 com as finanças em dia
INADIMPLÊNCIA
O fim de ano chegou e, com ele, a oportunidade de reorganizar a vida financeira e começar 2025 com a vida financeira reorganizada. Contudo, um levantamento recente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um cenário preocupante: 4 em cada 10 brasileiros estão com o “nome sujo”. Isso representa 68,1 milhões de pessoas inadimplentes, um aumento de 1,13% em relação a outubro de 2023.
O estudo destaca a falta de planejamento financeiro como um dos principais fatores para a alta inadimplência. Dos registros de negativação, 89,4% correspondem a pessoas que já haviam enfrentado essa situação nos últimos 12 meses. Cerca de 24% conseguiram quitar suas dívidas ao longo do ano, mas acabaram voltando à lista de inadimplentes.
Ainda dá tempo de sair do vermelho
Apesar do cenário desafiador, especialistas garantem que é possível reorganizar as finanças e começar o ano novo sem dívidas, afirma Renata Medaglia, diretora de Operações da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, recomenda começar com um diagnóstico financeiro detalhado.
“O primeiro passo é contabilizar todas as contas em atraso para saber o valor total que precisa ser quitado. Depois, é importante procurar as instituições financeiras para renegociar, buscando reduzir juros e multas e, se necessário, parcelar as dívidas”, orienta.
Renata ressalta que o final do ano é um momento propício para refletir sobre hábitos financeiros e desenvolver disciplina. “A organização financeira não é só sobre números, mas também sobre mudanças de comportamento que evitem imprevistos no futuro”.
Programa “Fique no Verde” ajuda associados a quitar dívidas
Pensando em facilitar a regularização de débitos, a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará lançou o programa “Fique no Verde”, que oferece condições especiais para associados inadimplentes.
“Queremos ajudar nossos associados a reorganizar suas finanças. Oferecemos abatimentos em juros e multas, proporcionando facilidades para que eles possam quitar seus débitos. Essa é uma oportunidade única para resolver pendências e começar o novo ano com responsabilidade financeira”, explica Medaglia.
Como sair do vermelho e entrar 2025 no verde
– Faça um diagnóstico financeiro: liste todas as dívidas em atraso e suas condições de pagamento;
– Priorize os pagamentos: dê prioridade às dívidas com juros mais altos.
– Negocie com os credores: procure condições mais favoráveis, como abatimentos ou parcelamentos;
– Crie um orçamento: ajuste os gastos para evitar novos endividamentos.
– Busque educação financeira: invista em aprender mais sobre como gerenciar suas finanças para evitar erros no futuro.
Sobre a cooperativa
A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A, comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.
Com mais de 135 mil associados, a cooperativa atua em Mato Grosso nos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro. No Amapá os pontos de atendimento estão localizados em Macapá, Tartarugalzinho, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão. A cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA atua ainda em Afuá, no Pará.
Destaque
Mendes celebra 50 tentativas fracassadas de invasão de terras em MT com bolo de aniversário
JB News
Por Alisson Gonçalves
O governador Mauro Mendes (União) comemorou ontem a 50ª tentativa fracassada de invasão de terras no estado, desde o início do programa Tolerância Zero.
A celebração, realizada em Cuiabá, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Segurança Pública, César Roveri, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.
O evento foi marcado por um tom festivo, com a preparação de um bolo especial para a ocasião e a tradicional canção de “parabéns a você” entoada pelos presentes.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes destacou a importância da ação firme contra as invasões de terras e reafirmou o compromisso do estado com a proteção da propriedade privada.
“Aqui no estado de Mato Grosso nenhuma invasão vai se criar. Respeite quem tem propriedade, não importa se pequena, média ou grande. Todos precisam ter a segurança de ter a sua propriedade respeitada. Hoje nós comemoramos 50 invasões frustradas, porque aqui nenhuma vai se criar”, declarou o governador.
O programa Tolerância Zero tem sido uma das principais iniciativas do governo para conter as invasões de terras no estado, um problema recorrente que afeta tanto pequenos agricultores quanto grandes proprietários.
A celebração das 50 invasões frustradas foi amplamente divulgada e marca um momento de vitória para as forças de segurança do estado, que seguem atuando para garantir a ordem e a segurança dos cidadãos.
Veja
-
Nacional6 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Nacional5 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional3 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ5 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto5 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto3 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades3 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT