Destaque

Mais de 68 Milhões de brasileiros estão endividados; saiba como começar 2025 com as finanças em dia

Publicados

em

INADIMPLÊNCIA

 

O fim de ano chegou e, com ele, a oportunidade de reorganizar a vida financeira e começar 2025 com a vida financeira reorganizada. Contudo, um levantamento recente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um cenário preocupante: 4 em cada 10 brasileiros estão com o “nome sujo”. Isso representa 68,1 milhões de pessoas inadimplentes, um aumento de 1,13% em relação a outubro de 2023.

O estudo destaca a falta de planejamento financeiro como um dos principais fatores para a alta inadimplência. Dos registros de negativação, 89,4% correspondem a pessoas que já haviam enfrentado essa situação nos últimos 12 meses. Cerca de 24% conseguiram quitar suas dívidas ao longo do ano, mas acabaram voltando à lista de inadimplentes.

Ainda dá tempo de sair do vermelho

Apesar do cenário desafiador, especialistas garantem que é possível reorganizar as finanças e começar o ano novo sem dívidas, afirma Renata Medaglia, diretora de Operações da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, recomenda começar com um diagnóstico financeiro detalhado.

“O primeiro passo é contabilizar todas as contas em atraso para saber o valor total que precisa ser quitado. Depois, é importante procurar as instituições financeiras para renegociar, buscando reduzir juros e multas e, se necessário, parcelar as dívidas”, orienta.

Leia Também:  Alunos de Cuiabá criam "falsos nudes" com IA e espalham em grupo de WhatsApp; quatro são expulsos

Renata ressalta que o final do ano é um momento propício para refletir sobre hábitos financeiros e desenvolver disciplina. “A organização financeira não é só sobre números, mas também sobre mudanças de comportamento que evitem imprevistos no futuro”.

Programa “Fique no Verde” ajuda associados a quitar dívidas

Pensando em facilitar a regularização de débitos, a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará lançou o programa “Fique no Verde”, que oferece condições especiais para associados inadimplentes.

“Queremos ajudar nossos associados a reorganizar suas finanças. Oferecemos abatimentos em juros e multas, proporcionando facilidades para que eles possam quitar seus débitos. Essa é uma oportunidade única para resolver pendências e começar o novo ano com responsabilidade financeira”, explica Medaglia.

Como sair do vermelho e entrar 2025 no verde

– Faça um diagnóstico financeiro: liste todas as dívidas em atraso e suas condições de pagamento;

– Priorize os pagamentos: dê prioridade às dívidas com juros mais altos.

– Negocie com os credores: procure condições mais favoráveis, como abatimentos ou parcelamentos;

Leia Também:  Secretária de Assistência Social de Tapurah e outros três servidores morrem em acidente de carro na MT-249, motorista sobrevive

– Crie um orçamento: ajuste os gastos para evitar novos endividamentos.

– Busque educação financeira: invista em aprender mais sobre como gerenciar suas finanças para evitar erros no futuro.

Sobre a cooperativa

A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A, comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Com mais de 135 mil associados, a cooperativa atua em Mato Grosso nos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro. No Amapá os pontos de atendimento estão localizados em Macapá, Tartarugalzinho, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão. A cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA atua ainda em Afuá, no Pará.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Mendes celebra 50 tentativas fracassadas de invasão de terras em MT com bolo de aniversário

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

O governador Mauro Mendes (União) comemorou ontem a 50ª tentativa fracassada de invasão de terras no estado, desde o início do programa Tolerância Zero.

A celebração, realizada em Cuiabá, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Segurança Pública, César Roveri, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.

O evento foi marcado por um tom festivo, com a preparação de um bolo especial para a ocasião e a tradicional canção de “parabéns a você” entoada pelos presentes.

Em seu discurso, o governador Mauro Mendes destacou a importância da ação firme contra as invasões de terras e reafirmou o compromisso do estado com a proteção da propriedade privada.

“Aqui no estado de Mato Grosso nenhuma invasão vai se criar. Respeite quem tem propriedade, não importa se pequena, média ou grande. Todos precisam ter a segurança de ter a sua propriedade respeitada. Hoje nós comemoramos 50 invasões frustradas, porque aqui nenhuma vai se criar”, declarou o governador.

O programa Tolerância Zero tem sido uma das principais iniciativas do governo para conter as invasões de terras no estado, um problema recorrente que afeta tanto pequenos agricultores quanto grandes proprietários.

Leia Também:  Arquidiocese de Cuiabá realiza ações em defesa da vida e promoção da adoção de crianças

A celebração das 50 invasões frustradas foi amplamente divulgada e marca um momento de vitória para as forças de segurança do estado, que seguem atuando para garantir a ordem e a segurança dos cidadãos.

Veja

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA