Destaque

Mais de 20 órgãos em MT aderem ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Publicados

em

Por Ligiani Silveira

As informações são da CGE-MT

 Foto por: Rede de Controle da Gestão Pública

Mais de 20 órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso já aderiram ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), da Rede de Controle da Gestão Pública. No total, são 21 instituições que querem aprimorar seus mecanismos de controle e integridade para que os gestores tenham mais segurança em suas decisões.

Para dar mais segurança aos gestores em decisões como prosseguimento de licitações, assinatura de contratos e autorizações de pagamentos, o PNPC possibilita às organizações públicas diagnóstico de suscetibilidade à corrupção por meio do preenchimento de autoavaliação via plataforma online denominada de e-Prevenção.

O gestor máximo de cada organização recebeu e-mail com uma senha de acesso ao sistema para o preenchimento de questionário. O titular do órgão tem a opção dele mesmo responder à avaliação ou delegar a tarefa a outro usuário, que será o ponto de contato entre a organização e a equipe do PNPC.

No Poder Executivo Estadual, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) está prestando auxílio às organizações públicas no preenchimento do questionário, que dispõe de perguntas relativas aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção monitoramento, transparência e investigação de ilícitos. Para cada questão respondida deve ser anexada a correspondente evidência (link, texto e/ou arquivo).

Leia Também:  Cuiabá entra para a história como o primeiro time de Mato Grosso a conquistar um título nacional

O diagnóstico de cada organização vai resultar na emissão de plano de ação com sugestões adequadas às necessidades da instituição para a melhoria contínua na prevenção à corrupção.

“As respostas devem ser realistas para que o sistema gere um plano de ação que possibilite à instituição avançar na prevenção à fraude e à corrupção. Além disso, ressaltamos que as informações não serão utilizadas para fiscalizações, mas apenas para auxiliar as organizações a melhorarem continuamente seus mecanismos de prevenção”, observa o secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida.

O programa oferecerá ainda orientações, treinamentos, modelos normativos e de gestão de riscos para implantação de mecanismos de controle, dentro do que há de mais moderno em integridade pública.

A plataforma e-Prevenção ficará permanentemente à disposição do gestor para que possa auxiliá-lo no acompanhamento do progresso de sua organização. Contudo, nesta primeira rodada, o questionário ficará disponível para preenchimento até o dia 31 de julho.

Iniciativa inédita

O PNPC é uma iniciativa inédita da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pela Rede de Controle da Gestão Pública, por meio da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia Também:  Forças policiais prendem 50 suspeitos em Tangará da Serra e região; repressão ao tráfico de drogas internacional

O programa conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Clique AQUI para assistir ao vídeo sobre o PNPC.

Mais informações:

Unidade de Integridade e Governança da CGE-MT

E-mail: [email protected]

Celular: (65) 98476-6547

Mais sobre o assunto:

CGE orienta órgãos sobre autoavaliação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

CGE vai auxiliar órgãos estaduais na adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Seminário PNPC orienta gestores públicos para uso do Sistema e-Prevenção

MT apoia o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado dia 20/05, quinta-feira

DOWNLOAD 

  • PNPC VÍDEO2.mp4
COMENTE ABAIXO:

Destaque

Presidente da associação de motoristas de aplicativo diz que projeto sentinela falhou e cobrou eficiência da PM

Publicados

em

Por

JBNews

Da Redação

Na manhã desta quinta-feira,18,durante uma reunião na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso, Solange Menacho, cobrou efetividade nas ações das forças de segurança no atendimento à categoria.

Ela destacou a falta de resposta da polícia em relação ao projeto Sentinela, que permitia aos motoristas acionarem a Polícia Militar pelo WhatsApp, mas que infelizmente falhou.

“O projeto Sentinela existiu há cinco anos. O motorista se cadastrava, ia para o grupo do WhatsApp da PM. Porém, o grupo acabou se dissolvendo, por conta das vezes que precisamos, não houve resposta da polícia”, explicou Solange Menacho durante a reunião.

Em resposta, o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro, afirmou que eventuais falhas na devolutiva das forças de segurança serão discutidas durante um encontro ainda na tarde desta quinta-feira. Ele ressaltou que, apesar dos quatro crimes graves registrados contra motoristas de aplicativo em 2024, sendo três latrocínios e um homicídio, a resposta da polícia foi rápida e eficiente, resultando na prisão dos responsáveis pelas atrocidades.

Leia Também:  Virgínia Mendes posta foto em recuperação após cirurgia da retirado do tumor

“Nessa Câmara Temática nós vamos poder debater a respeito o assunto e se houver falha a gente vai estar trabalhando no sentido de resolver o problema”, afirmou coronel Fernando Tinoco.

Além disso, a reunião do grupo de trabalho da Sesp que trata da segurança dos motoristas de aplicativo contará, na tarde desta quinta-feira, com a presença de representantes da Assembleia Legislativa, tanto da Mesa Diretora, quanto da Comissão de Segurança da Casa. Na reunião desta manhã, o presidente da AL, Eduardo Botelho (UB), e o presidente da Comissão de Segurança, deputado Elizeu Nascimento (PL), acompanharam o encontro.

A expectativa da categoria, segundo Solange Menacho, é de que, apesar da limitação do efetivo, a Sesp apresente alguma solução imediata para os motoristas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA