Arquivos JB News 10 Anos

Mais 7 escolas municipais são contempladas pelo Programa Proerd

Publicados

em

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem suas atividades referente ao segundo semestre do ano letivo retomadas na manhã dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica–EMEB, Jaime Verissimo de Campo Junior, localizado na região centro-sul de Várzea Grande. Ao todo serão contempladas 07 escolas municipais, e aproximadamente 690 estudantes da rede pública  de ensino receberão o projeto.

O programa será estendido aos alunos do 5º ano e abrange as escolas municipais  Salvelina Ferreira da Silva, Lucia Leite Rodrigues, Aristides Pompeo de Campos, Padre Luiz Maria Ghisoni, Air Addor, Benedita Bernardina Curvo e Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Uma vez por semana, durante dois meses, os coordenadores do programa irão visitar as salas de aula e abordar com os estudantes diversos temas, como: bullying, educação no transito, drogas, dentre outros.  No total, somente neste ano a meta é atingir  1.500 alunos  em 16 escolas.

Conforme a diretora da escola municipal Jaime Veríssimo de Campo Junior, Sandra Virginia Soares Santana, o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes nas salas de aulas tem repercutido nos bairros, onde as unidades estão localizadas.

Leia Também:  Em Cuiabá

“Nós já tínhamos ouvido falar desse programa em diversas escolas e estávamos na torcida para que a nossa unidade fosse contemplada. O aprendizado será bastante produtivo pelas abordagens do Programa, com temas atuais e de alerta aos jovens para que não caiam no mau caminho, uma vez que serão conscientizados sobre os perigos do uso de entorpecentes, sejam eles lícitos ou não. O que evita o trafico ao redor da escola ”, disse Sandra.

A diretora explicou ainda que as atividades que são desenvolvidas dentro do Programa são interligadas com as demais disciplinas regulares, além de trabalhar situações como: produção de texto, estatística, gráficos, com o intuito de promover a interdisciplinaridade do currículo escolar. Ao final, os alunos desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o programa e as melhores são premiadas no dia da formatura.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm intensificado as ações para a prevenção e o combate ao uso de drogas em Várzea Grande. Uma dessas iniciativas exitosas é a parceria com a Polícia Militar que possibilita a realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD apenas nas escolas da rede pública.

Leia Também:  Campanha atinge apenas 52% da meta estabelecida para vacinação

Segundo os instrutores do Programa, representados pela Policia Militar, o Cabo PM Jildeni de Souza Lima e o Cabo PM Edson Romoaldo Aparecido Souza da Silva, em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primária. O Programa conta com um extenso material de apoio, a exemplo de livros, cartazes e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete.

“O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros”,disse o instrutor Jildeni de Souza Lima.

Por: Luana Silveira

 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Cuiabá, Sorriso e Sinop classificados como líderes para Master de Tênis

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA