Estadual
Livro “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres” será lançado na quarta-feira (18)

O livro “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres”, que resgata a memória da cidade do interior de Mato Grosso, será lançado nesta quarta-feira (18.6), às 18h, na Biblioteca do Sesc Arsenal em Cuiabá. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Prêmio Literatura Mato Grosso da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Fico muito feliz por ter a possibilidade de reeditar este livro, que desde o primeiro momento só me trouxe alegrias, a começar pela amizade com dona Estella, uma pessoa admirada por todos que a conheceram”, ressalta a autora e jornalista, Martha Baptista. “O livro ganha uma importância maior pelo fato de todas as fontes ouvidas para a sua elaboração já não estarem entre nós”.
No final da década de 1990, Estella Rodrigues Ambrósio recebeu a jornalista Martha Baptista para longas conversas nas quais relembrou seus quase 90 anos de vida. E o que era para ser simplesmente a biografia de uma senhora elegante, que trocou a capital federal do início do século 20 por uma cidade no interior do país, alcançou um novo patamar, graças à memória de vários cacerenses que contribuíram para a elaboração do livro.
A protagonista Estella Rodrigues Ambrósio faleceu em 26 de outubro de 2000 aos 93 anos; o professor Natalino Ferreira Mendes, que enriqueceu o registro com seu conhecimento histórico, também já faleceu. Assim como todos os personagens mencionados nas quase 200 páginas do livro.
Além disso, relatos sobre festividades populares, como as cavalhadas e as touradas, que não acontecem mais em Cáceres, dão um sabor especial à obra, que resgata o testemunho de antigos moradores sobre acontecimentos marcantes.
Outro aspecto importante da obra são as fotos garimpadas em acervos públicos e particulares que tornam essa viagem ao passado ainda mais especial.
“Este livro vem cumprindo sua missão de resgatar parte da história do sudoeste mato-grossense e conseguiu despertar a atenção de leitores de outras regiões. Estava na hora de novos leitores terem a oportunidade de conhecer a história de Cáceres e de personagens como vó Estella”, conclui a autora.
Na noite de lançamento, o clima pantaneiro será lembrado por meio de canções interpretadas pelo músico e compositor cacerense Henrique Maluf, e pelas cantoras Vera Capilé, Toshiko Rios e Marta Neder.
Serviço: Lançamento da reedição da obra “Cantos de Amor e Saudade – A história de Cáceres”
Data: Quarta-feira (18.6)
Local: Espaço do Saber, na Biblioteca do Sesc Arsenal
Horário: a partir das 18h
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Ação ostensiva da Polícia Penal impede que 29 celulares cheguem a presos na Penitenciária de Rondonópolis

Policiais penais da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, impediram que dezenas de materiais proibidos, como celulares e entorpecentes, chegassem aos presos entre o fim de semana e esta segunda-feira (7.7). Nas duas ações, os policiais impediram que dezenas de celulares entrassem na penitenciária localizada no sul do estado.
Na tarde de segunda-feira, equipes de plantão da penitenciária realizaram rondas ostensivas nos perímetros interno e externo da unidade prisional a fim de identificar possíveis tentativas de entrada de materiais ilícitos, quando observaram que diversos pacotes estavam sendo jogados pela que muralha do anexo da unidade. Ao perceberem que os policiais penais estavam se aproximando, os criminosos fugiram em motocicletas pela MT-130, sentido à cidade de Poxoréu.
Foram localizados diversos pacotes em cima da muralha e na área interna. Ao abrir, os policiais penais encontraram porções de maconha, 72 carregadores, 27 celulares, 39 fones de ouvido, 58 isqueiros, chips de telefonia, dezenas de pacotes de fumo barras de durepox e chocolate.
Já na noite de domingo (6), na área externa da unidade prisional, os policiais penais interceptaram dois drones que invadiram o espaço da penitenciária. Ao fazer varredura na quadra do Raio 2 e apreenderam dois aparelhos celulares que foram lançados pelos drones.
As ações ostensivas na penitenciária de Rondonópolis integram o programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, do Governo do Estado.
“As apreensões mostram que as equipes estão vigilantes e em pronta resposta às ações criminosas. E vamos continuar avançando com as operações qualificadas e de inteligência, a fim de coibir a entrada de materiais ilícitos, e reforçando o controle interno, de acesso e o aprimoramento da segurança”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.
Entre janeiro e junho deste ano, foram apreendidos 27 drones manuseados por criminosos, que tentaram sobrevoar unidades prisionais para levar materiais proibidos, especialmente, aparelhos celulares.
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”