SUSTENTABILIDADE

Live debaterá a liberação da pesca do Dourado em Mato Grosso

Publicados

em

 

JB News

A pescaria esportiva ou artesanal do Peixe Dourado foi proibida em todo Mato Grosso conforme a Lei 9.794/2012, que ainda segue em vigor.

Conforme a redação da lei fica vedada a captura, comercialização e transporte das espécies Dourado (Salminus brasiliensis) e Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum), no Estado de Mato Grosso.

O que significa que mesmo após o fim do período de defeso da Piracema a espécie ainda continua sobre defesa da lei, diante desta problemática nesta quinta-feira 17, acontecerá uma Live com quem entende sobre o assunto.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a presidente da Associação do Segmento da Pesca (ASP) Nilma Silva,a jurista Gisela Simona, a representante do Ministério Público (MP) ana Luiza Peterline e o Ictiólogo Francisco de Arruda,  debaterão a liberação da da pesca da espécie sobe olhar científico e jurídico.

A Live está marcada para acontecer a partir da 18h desta quinta-feira.

Veja 👇

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Exposição de fotos traz imagens de animais sobreviventes às queimadas do Pantanal

SUSTENTABILIDADE

Temas amazônicos ganham destaque na Assembleia dos Bispos

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida, São Paulo, continua a todo vapor, conforme relatado pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio. Em meio a uma extensa pauta, os participantes trataram de diversos assuntos de relevância, especialmente voltados para a Amazônia e a doutrina social da Igreja Católica.

No decorrer do encontro, Dom Mário destacou a importância da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que completou uma década de atuação incansável na região amazônica.

A REPAM tem desempenhado um papel fundamental na articulação das igrejas na Amazônia, especialmente nos regionais, promovendo uma verdadeira rede de evangelização.

Outro ponto abordado foi a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), uma instância composta por bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, surgida a partir do Sínodo da Amazônia de 2019. A CEAMA se configura como um espaço de diálogo e ação conjunta para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento integral da Amazônia e de seus habitantes.

Além disso, a Comissão Episcopal para a Amazônia foi tema de discussão, especialmente no que diz respeito às questões indígenas, populações ribeirinhas e comunidades urbanas da Grande Amazônia. A preocupação com a realidade dos bairros e populações urbanas evidencia o compromisso da Igreja em atender às necessidades dos mais vulneráveis.

Leia Também:  Governo informa que não vai liberar o show de Gusttavo Lima na Arena Pantanal

A reflexão sobre a doutrina social da Igreja também ocupou espaço na agenda do dia. Dom Mário ressaltou a importância do estudo e conhecimento dessa doutrina, que fundamenta a justiça como vontade divina e os valores do reino de Deus, enriquecendo a dimensão social do Evangelho e orientando a ação das comunidades cristãs.

“A doutrina social da Igreja reconhece que o ser humano é sagrado para o cristianismo, e isso nos convoca a uma atuação efetiva em prol da dignidade humana e da justiça social”, afirmou Dom Mário.

A Assembleia Geral da CNBB prosseguirá até sexta-feira, dia 19, com a conclusão dos estudos, debates e momentos de celebração. A expectativa é de que as discussões e reflexões realizadas durante o evento contribuam para fortalecer o papel da Igreja na promoção do bem comum e na defesa dos direitos humanos, especialmente na região amazônica.

Além de Dom Mário, estão presente os bispos de Mato Grosso que representam as dioceses de Barra do Garças, Diamantino, Juína, Rondonópolis / Guiratinga, São Luis de Cáceres, Sinop e Primavera do Leste / Paranatinga.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA