Arquivos JB News 10 Anos

Lei de deputado Eduardo Botelho amplia acesso ao tratamento de retinoblastoma

Publicados

em

Lei de Botelho amplia acesso ao tratamento de retinoblastoma

Tratamento será oferecido pelos hospitais da rede pública e unidades privadas conveniadas com o estado

Por Itimara Figueiredo / ALMT

Sancionada no último dia 20, a Lei 10.927/2019 que determina a disponibilização de tratamento para retinoblastoma na rede pública de saúde e hospitais privados conveniados com o estado. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), a nova lei amplia o atendimento a crianças de até cinco anos e deverá ser regulamentada conforme o artigo 38-A da Constituição Estadual.

Até a aprovação da nova lei que vai beneficiar diversos pacientes, essa iniciativa foi amplamente debatida em Plenário. Inclusive, foi necessária a derrubada do veto total 58/19, do governador Mauro Mendes, que alegou vício de origem.

No projeto, Botelho ressalta a importância do benefício alertando que o retinoblastoma é um câncer que afeta os olhos, geralmente antes dos 4 anos de idade. Tendo como principal manifestação o reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato no escuro. As crianças vítimas dessa doença podem ainda ficar estrábicas (vesgas); sentir dor nos olhos e, ainda, perder a visão.

Leia Também:  18 bairro ficam sem àgua devido descarga de energia

Alguns retinoblastomas são hereditários e o diagnóstico precoce nos recém-nascidos é fundamental. O exame é feito com as pupilas bem dilatadas. Em geral, não se realizam biópsias. Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Nos casos adiantados, é preciso retirar o olho, além de quimioterapia ou radioterapia.

Cita, ainda, que segundo o Instituto Nacional do Câncer, metade das 400 crianças diagnosticadas no Brasil com retinoblastoma corre o risco de perder a visão. Isso ocorre devido à morosidade do sistema público de saúde ou à falta de informação das famílias sobre a enfermidade, cujo tratamento só é eficaz se começar antes de as primeiras manifestações completarem seis meses.
“Diante do exposto e do relevante cunho social que derrubamos o veto para efetivar o atendimento às crianças que precisam desse tipo de tratamento”, justifica Botelho.

Fotos: Mauricio Barbant 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Contador de histórias realiza oficina de 'Brinquedos e Brincadeiras'

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA