Arquivos JB News 10 Anos
Lançamento do Pantanal Cozinha Brasil apresenta novos pratos regionais à base de banana

Em meio ao Cerrado mato-grossense, o Pantanal Cozinha Brasil foi lançado oficialmente, nesta última quinta-feira (03/10), no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, com a apresentação de pratos regionais à base de banana. O ingrediente já muito utilizado regionalmente é o escolhido deste ano para compor as receitas e mostrar sua versatilidade.
O Bolinho Dito Verde é o principal prato elaborado pelo Sesc Pantanal para o evento. Composto de pintado, mandioca, banana da terra madura e verde e queijo da região, ele é saboroso e crocante. Os convidados – imprensa, influenciadores digitais, produtores locais e autoridades – também puderam experimentar nos pratos de entrada o ceviche feito de pintado com banana, a tradicional banana chips a e bruschetta com vinagrete de banana. “O cardápio teve como base o peixe, a banana e a mandioca, ingredientes do pantanal e Cerrado”, disse o chef do Sesc Pantanal, Bruno Kimura.
A escolha do Cerrado para o lançamento do Pantanal Cozinha Brasil, explica a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, é uma oportunidade de destacar a ligação do bioma com o Pantanal. “Isso acontece a partir das nascentes existentes no Cerrado que deságuam no Pantanal. Somente no Parque Sesc Serra Azul são 13 nascentes. O Cerrado e o Pantanal estão interligados, tanto pelo viés ambiental como também gastronômico”, explica.
Por isso, além da conservação do meio ambiente, valorizar a cultura e a gastronomia local também faz parte da atuação da instituição em Mato Grosso, destaca ela. “O Sesc trabalha integrado às comunidades onde está inserido. Por isso, sempre priorizamos a compra de pequenos produtores de hortaliças e doces, por exemplo. Além disso, falar sobre turismo é também falar de gastronomia, um grande atrativo para os visitantes”.
Produtora de banana chips na região de Poconé, Zilair Martins ressalta a importância da escolha do ingrediente como tema do evento para a agricultura familiar. “Esse evento é tudo de bom pois valoriza nossos produtos. Temos muitas dificuldades e um evento como esse, engrandecendo nosso produto, nos ajuda muito”, declara.
O evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, empresários e produtores, buscando a valorização da produção local e de nossa culinária e hábitos regionais, explica o organizador do Pantanal Cozinha Brasil, João Carlos Caldeira.
“A equipe de gastronomia do Sesc Pantanal desenvolveu pratos incríveis à base de banana e até drinks, que serão apresentados ao grande público em oficinas. Assim, tudo o que for apresentado e conhecido lá vai ser levado para o restante do país, neste intercâmbio tão relevante para a nossa região, especialmente”, conclui.
Pantanal Cozinha Brasil
O Pantanal Cozinha Brasil acontece nos dias 11 e 12 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, com palestras magnas, aulas show, oficinas práticas com degustação. Boa parte das atrações é gratuita, entre elas funfoodpark, o espaço dos expositores com degustações e oficinas kids.
Confira a programação completa do evento no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro é preso acusado de estuprar e matar mãe e três filhas de 19, 10 e 13 anos em Sorriso
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Seduc divulga gabaritos preliminares do seletivo para 4.425 vagas nas escolas estaduais militares
-
AGRONEGÓCIOS4 dias atrás
Recorde: égua mais cara do Brasil é leiloada por R$ 4,56 milhões em Cuiabá e chama atenção para a força do mercado de equinos no Brasil
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro que estuprou e matou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Sinop por conta de revolta popular, e prefeito decreta luto oficial de três dias
-
Destaque4 dias atrás
TCE-MT aponta solução para destravar duplicação da BR-163
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrás
Prefeitura esclarece duplicidade de nomes em em sorteio de casas populares no Residencial Colina Dourada em Várzea Grande
-
Policial3 dias atrás
Polícia Civil divulga imagem e busca informações para identificar executor de duplo homicídio no Shopping popular em Cuiabá
-
Policial1 dia atrás
Assassino que estuprou e degolou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Penitenciária Central em Cuiabá por medidas de segurança