Arquivos JB News 10 Anos
Jovens do Pantanal assistem Espetáculos de Teatro pela 1ª vez

Cerca de 300 jovens do Município de Barão de Melgaço foram assistir pela 1ª vez neste sábado, dia 20, os espetáculos do Teatro Plenilúnio: Retirante Asa Branca e Romeslau e Stanisleta.
O intercâmbio cultural acontece entre dois municípios panteiros Cáceres e Barão de Melgaço.
Há 03 meses, o artista e professor Hélio Taques vem desenvolvendo em Barão de Melgaço o Projeto Saracura que visa resgatar a arte e desenvolver a cultura entre jovens ribeirinhos do Pantanal mato-grossense.
“Tenho percebido a falta de perspectiva dos jovens do pantanal há um bom tempo, eles acabam ficando vulneráveis às drogas e a prostituição e a arte tem poder de desenvolver nesses jovens a esperança, a ética, o amor e consequentemente devolvendo a alegria e dando perspectiva de vida. A arte é libertadora.” diz Taques.
A parceria entre o Projeto Saracura e o Teatro Plenilúnio que é de Cáceres surge da amizade entre os artistas e que juntos decidiram levar a Barão de Melgaço espetáculos premiados e de boa qualidade. Hélio afirma que muitos jovens chegam à escola de barco e que essa é a primeira vez que terão contato com um espetáculo de teatro.
Em Retirante Asa Branca, os pantaneiros poderão ver através da dança o percurso dos sertanejos de forma zoomórfica em tempo de terra seca. O perfomer Ismael Diniz constrói a narrativa de batalha e luta dos retirantes do nordeste, suas tentativas de mudanças e peregrinação pelo país. O pássaro símbolo do sertão, imortalizado por Luiz Gonzaga, entra em cena como a esperança de um futuro melhor.
Já em Romeslau e Stanisleta, o Teatro Plenilúnio leva com humor a releitura do clássico de Shakespeare. “ Os estudantes das escolas de Barão de Melgaço poderão fazer reflexões sobre a questão dos retirantes e dar boas gargalhadas com a comédia do Teatro Plenilúnio” garante Hélio Taques.
Além dos espetáculos, o Projeto Saracura também oferecerá uma palestra sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão. A iniciativa de Hélio Taques em desenvolver o Projeto Saracura é pioneira no Município de Barão de Melgaço. Situada no alto pantanal, a cidade ainda este ano receberá a estreia do espetáculo Contação e terá jovens atores melgacenses estrelando o primeiro espetáculo.
“Eles estão ansiosos para pisar no palco pela primeira vez e o contato com Teatro Plenilúnio antes da estreia do espetáculo Contação vem estreitar a formação que o Projeto Saracura tem desenvolvido com os jovens da cidade e além de fomentar a cultura no Pantanal”
Serviço:
Dia 21 de setembro (sábado)
às 9:00 horas
Local: Escola Cel. Antônio Paes de Barros – Município de Barão de Melgaço.
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Realização do Projeto Saracura.
Espetáculos do Teatro Plenilúnio

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Economia2 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
POLITICA3 dias atrás
Márcia Pinheiro mostra o óbvio: não faz ideia do que está fazendo
-
Policial4 dias atrás
Três criminosos responsáveis pela chacina que vitimou 4 pessoas são mortos em troca de tiros com a polícia em Nova Monte Verde-MT
-
POLITICA5 dias atrás
Com pecha de “traidor e ingrato” vídeo de Fávaro dizendo estar do lado e fechado com o presidente Bolsonaro vira “meme” nas redes sociais
-
POLITICA3 dias atrás
Secretário geral do PSD avisa Fávaro que ele esta sozinho na esquerda, e que vai acompanhar a reeleição de Mauro Mendes, Bolsonaro e Weligton Fagundes
-
Policial2 dias atrás
Polícia identifica os 3 mortos envolvidos no assassinato de 4 pessoas em Nova Monte Verde
-
Policial4 dias atrás
Justiça acata requerimento do MP e submeterá médica ao Tribunal do Júri
-
Geral1 dia atrás
Mulher invade escola em Várzea Grande e agride aluna a pauladas