Entretenimento
Inscrições para o NASA Space Apps Challenge 2021 estão abertas

Basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição
CAROLINA MIRANDA
Luiz Alves
Clique para ampliar
Cuiabá recebe pela terceira vez um evento mundial considerado como a maior maratona de inovação aberta. O NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha. A Prefeitura de Cuiabá – por meio da Secretaria Municipal de Turismo – é parceira da ação que este ano está na 10ª Edição, sendo a última ocorrida em 2019.
“Após seis meses frente à pasta do Turismo na capital, é motivo de satisfação. Sem esquecer de que será mais uma rica oportunidade de apresentar à sociedade o Museu da Caixa D’Água Velha, um local que possui belezas naturais, que antes abrigava um reservatório de água e hoje se transformou em Museu”, declarou o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.
Para quem tem interesse em criar soluções inteligentes, a inscrição é gratuita e está aberta para qualquer pessoa com mais de 16 anos. Para a faixa etária inferior, a exigência é que a equipe seja formada juntamente com os pais e ou responsáveis. “Apesar de ser um evento de inovação tecnológica, não precisa necessariamente ser da área de tecnologia. Todos aqueles, que tenham vontade de criar soluções, construir projetos, desenhar aplicativos, estão convidados à participarem”, disse a líder local do evento, Olivia Boretti.
Simultaneamente, participantes de todo o mundo passarão 48 horas criando soluções. “Estamos montando toda uma embalagem, recortar o espaço, unindo o passado com as ideias inovadoras no futuro. Isso comprova que é possível inovar com pouco”, acrescentou Oscarlino.
A edição 2021 marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação. “O local não poderia ter sido melhor escolhido, pois o Museu retrata o que foi a Cuiabá de antigamente. Não há como se falar em inovação no futuro sem trabalhar o passado. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Prefeitura que tem muitas ações e projetos que precisam ser exploradas”, declarou a líder lição, Olivia Boretti.
Desde o seu início em 2012, explicou Olivia, o Space Apps se tornou a maior hackatona global do mundo, envolvendo milhares de cidadãos em todo o mundo para usar os dados abertos da NASA para construir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na terra e no espaço. Podem participar pessoas com mais de 18 anos de diversas áreas de conhecimento.
Menores de idade podem concorrer acompanhados dos pais ou responsáveis.
Para se inscrever, basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento.

Entretenimento
Cine Teatro Cuiabá recebe neste sábado Projeto Literamúsica

LITERAMÚSICA
Intercâmbio Cultural
JB NEWS
Por Jonas da Silva
O Cine Teatro Cuiabá recebe neste sábado (14/5), às 20 horas, o Projeto Literamúsica, com apresentações e intercâmbio de músicos, escritores e plateia. O produto cultural foi idealizado pelo maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho, e o deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT), por meio da destinação de emenda parlamentar.
O público em casa também poderá acompanhar o projeto pelo canal do YouTube do Cine Teatro Cuiabá. O ingresso para a entrada será 1 Kg de alimento não perecível, que pode ser trocado a partir das 19 horas no local do evento. A limitação de assentos é de 60 pessoas.
Junto com o maestro Fabrício no palco estarão as compositoras e cantoras Pachá Ana e Si Azevedo; o escritor, ator e poeta Caio Ribeiro, o percussionista Cleiton Bolacha e o músico, compositor e instrumentista, Oliveira Filho, que fará a direção musical do evento.
Até o fim do ano, o projeto será um verdadeiro circuito cultural sempre nos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra (23/6); Cáceres (25/8) e Sinop (10/11), sempre mediada pelo maestro. As apresentações e performances com participação do público nos locais onde ocorrer o projeto serão no formato de programas de auditórios de TV.
O deputado Professor Allan Kardec afirma que a ideia do Literamúsica é levar arte e cultura ao público jovem e apresentar a eles novos artistas mato-grossenses. E permitir o acesso de modo mais fácil, de forma popular, e fazer simultaneamente a divulgação das diversas manifestações de artistas e escritores do Estado.
“É a prática da cultura e circulação da arte. Um intercâmbio, troca de experiências entre novas plateias e divulgação da geração de novos artistas mato-grossenses. Desenhamos isso, junto com o maestro Fabrício e o Flávio Ferreira do Cena Onze, para promover, principalmente aos jovens, nossa qualificada cultura de novos músicos, escritores, compositores, cantores e artistas de Cuiabá e de todo Mato Grosso”, descreve a importância do projeto.
*Público e artistas jovens*
Para o maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho, o projeto cumpre a finalidade de proporcionar a troca de experiências entre o público jovem em especial e artistas mato-grossenses. Pois, ele afirma que as áreas de literatura, da música, do teatro, do audiovisual tem crescido muito em Mato Grosso, em todas as plataformas artísticas.
“O deputado Allan Kardec, eu e o professor Flávio Ferreira, do Cena Onze, também entusiasta dessa ideia, sentamos, pensamos e planejamos um grande projeto que tivesse interação e participação dos estudantes. E principalmente que eles tivessem acesso a essa nova formação dos jovens artistas de Mato Grosso”, descreve como foi formatado o projeto. “É um público que precisa de novas ideias. E tem novos artistas que precisam de um novo público e divulgar seus trabalhos”, resume o objetivo do Literamúsica.
Maestro Fabrício acrescenta outro objetivo do projeto de divulgar aos estudantes universitários a música e literatura fora do eixo cultural da “industrialização de massa”. “Não é só o que passa na televisão aberta, só o que toca no rádio. A ideia é que eles conheçam outros artistas também. Principalmente os artistas de Mato Grosso”, afirma.
O diretor musical do Literamúsica, destaca o projeto como inédito e necessário e que compõe a harmonia perfeita para promover e mostrar a rica cultura mato-grossense. Ele se diz honrado com a oportunidade de participar do projeto.
*Música e literatura para a vida*
“O projeto já soa poesia e música já vem com sonoridade, o Litera Música. O que seria do mundo sem a literatura e sem a música, algo tão maravilhoso para nossas vidas ?”, comemora o multi-instrumetista. “E temos a música que considero o complemento indispensável dessa festa cultural. A música pode, através dos ouvidos de quem as ouvem penetrar nos lugares talvez nunca visitado com palavras. Mas, com a letra vai chegar, isso é conhecimento para nosso intelecto e música para nossos ouvidos, para nossa alma e vida. Sou muito grato de participar deste encontro cultural”, registra Oliveira Filho sobre o impacto do Literamúsica.
Oliveira Filho é músico, compositor e instrumentista há mais de 20 anos em Cuiabá. Ele veio do Rio de Janeiro trompetista, músico da Escola Villa Lobos. Nas décadas de 1980 e 1990 começou a tocar na Escola Técnica Federal, ETF, (IFMT), com os lendários Bolinha e Juca de Mestre Albertino na banda marcial da escola.
Depois foi levado por Bolinha para as festas do Senhor Divino da Catedral de Cuiabá e Festa de São Benedito na Igreja do Rosário. Com as experiências, firmou carreira com o samba e pagode na Banda KAARADOGOL. Ali tocou cavaquinho e violão. Oliveira Filho foi ainda vocal em várias bandas em Mato Grosso há 20 anos. Um dos destaques foram os hits dos Garanhões da Madrugada, bloco histórico e ícone de Santo Antônio de Leverger que embalou e embala vários carnavais na cidade.
-
Policial5 dias atrás
Três assaltantes morrem em troca de tiros com a Rotam em roubo a banco na avenida Couto Magalhães nesta madrugada
-
Polícia Federal6 dias atrás
PF prende mulher com a carga de cocaína presa em seu corpo no Aeroporto Marechal Rondon em VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil apura que assassinato dentro de barbearia foi motivada por vingança prometida a 16 anos atrás
-
Polícia Federal6 dias atrás
Polícia Federal desarticula quadrilha em Cuiabá e VG responsável por tráfico internacional de drogas
-
Polícia Federal4 dias atrás
PF prende dono de posto de combustível mais 7 pessoas por tráfico cocaína que movimentaram 350 milhões de reais
-
MEIO AMBIENTE3 dias atrás
Cuiabá deve registrar 8° C. nesta quarta-feira
-
Destaque3 dias atrás
Policial impede suicídio de jovem na Ponte Júlio Muller
-
Policial6 dias atrás
Jovem diz ter matado professor com Mata-leão por que ele teria tentando manter relações sexuais