Agricultura familiar

Indea/MT confirma presença de besouros que atacam colmeias no estado

Publicados

em

JB News

Por Karla Neto

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) emitiu uma nota técnica na qual confirma o registro da primeira ocorrência de Aethina tumida, popularmente conhecida como o ‘pequeno besouro das colmeias (PBC)’, em Mato Grosso. O inseto ataca as colmeias de abelhas e torna o mel impróprio para consumo humano.
Uma nota também orienta as medidas sanitárias que os apicultores devem adotar para proteger suas colmeias.
No documento de número 01/2025, o Indea comunica que o caso foi detectado em um apiário de Rondonópolis, após os produtores acionarem o órgão.
No processo de investigação, ficou comprovado que havia a presença do PBC em três colmeias, após análise das amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Goiânia.
De acordo com o coordenador da Defesa Sanitária da Índia e o médico veterinário, João Marcelo Néspoli, as larvas do besouro são as maiores causadoras de danos, pois se alimentam das larvas das abelhas e do pólen, além de perfurar os favos de mel ao movimentarem-se, causando a interferência do mel e do pólen, que se tornam impróprios para o consumo humano.
“Nossa equipe está trabalhando para o controle dessa praga, mas os apicultores precisam adotar as boas práticas de prevenção e controle, além de notificar a possível presença ao Indea”, comenta Néspoli.
Nas medidas sanitárias sugeridas pela nota técnica, está o cadastro, ou a atualização do cadastro, da produção junto ao Indea para se ter a dimensão da ação efetiva de controle de diretrizes, notificar o órgão em caso de suspeita da ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias no apiário e meliponários, operar regularmente as colmeias (ao abrir-las, observar atentamente a tampa, as retrospectivas, o fundo, as frestas, os quadros e os favos para detectar a presença do besouro), raspar periodicamente o acúmulo de própolis e de cera da tampa, das molduras dos quadros, das paredes e do fundo das colmeias, que podem servir de abrigo para o besouro e dentre outras orientações.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  GT da Agricultura dos BRICS realiza primeiro encontro presencial

Agricultura familiar

Em Brasília, Botelho reforça apoio do Mapa à agricultura familiar de MT

Publicados

em

Por

DIÁLOGO

 

Durante reunião com ministro Fávaro, deputado destaca necessidade de investimentos aos pequenos produtores

Por Itimara Figueiredo
Fotos: Assessoria

A agricultura familiar tem se fortalecido em Mato Grosso com novas oportunidades para pequenos produtores. Em reunião com o ministro Carlos Fávaro, em Brasília, nesta terça-feira (12.02), o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) destacou a importância do apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para impulsionar o setor. Botelho ressaltou a força do agronegócio no Estado e pediu mais investimentos para fortalecer a agricultura familiar.

Acompanhado de um time forte de Mato Grosso: deputados Max Russi (presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Janaina Riva, Carlos Avallone e pela defensora-geral Luziane Castro e presidente da Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, Botelho reforçou a necessidade de investimentos no setor.

Defensor da agricultura familiar, Botelho ressaltou ao ministro Carlos Fávaro a importância do apoio do Mapa. “Tenho certeza de que vamos dar um salto na nossa agricultura e o senhor [Carlos Fávaro] pode ficar na história como quem ajudou a viabilizar a agricultura familiar. O agro já está viabilizado. Ninguém tira mais, ninguém acaba mais com ele. É o exemplo do mundo. Mas nossa agricultura familiar está pedindo socorro. Vamos trabalhar juntos e colocá-la em outro patamar”, afirmou Botelho durante a reunião com o ministro.

Leia Também:  Alta nos preços de alimentos e desafios do abastecimento

Agenda intensa

Além da reunião no Mapa, os líderes da bancada mato-grossense estiveram no Ministério das Cidades, onde se reuniram com o ministro Jader Barbalho Filho para discutir o déficit habitacional e políticas públicas para moradia. No Supremo Tribunal Federal (STF), visitaram o ministro Gilmar Mendes e, ainda, prestigiaram a posse do advogado mato-grossense Ulisses Rabaneda como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pacto Federativo

Gestores municipais de Mato Grosso também estão em Brasília nesta semana para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP). O evento tem o objetivo de aproximar as prefeituras do trabalho do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA