Arquivos JB News 10 Anos

Habilitação da Hemodinâmica no Hospital São Benedito em Cuiabá salva Paciente com 95% de obstrução

Publicados

em

 

Paciente com 95% de obstrução em artéria é operada com hemodinâmica no São Benedito

Sem o aparelho que foi credenciado pela Prefeitura no fim de agosto, as chances de sobrevivência da paciente seriam de 5%

OZIANE RODRIGUES

O Hospital Municipal São Benedito em Cuiabá realizou nesta terça-feira (24), uma cirurgia inédita, para sanar 95% de obstrução total da artéria carótidana – uma das responsáveis pelo bombeiamento sanguíneo do coração ao cérebro ocasionada pela doença denominada estenose de carótida.

Comparada a uma “bomba relógio”, o sucesso da recuperação da paciente Alice Santana de 58 anos, que tinha apenas 5% de chances de sobreviver à patologia, que é a terceira maior causa de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e responsável por mais de 50 milhões de mortes por ano em todo o mundo, se deu ao uso do aparelho de hemodinâmica – credenciado pela gestão Emanuel Pinheiro junto ao Ministério da Saúde no fim de agosto.

De acordo com o diretor técnico da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Antônio Kato, Alice Santana já era paciente da unidade hospitalar por outros dois procedimentos de retirada de aneurisma. Isso possibilitou todo o acompanhamento do caso e a preparação dos materiais de forma prévia, ofertando celeridade na marcação da cirurgia.

Leia Também:  Pessoal do Ânima apresenta 'Segredos de Liquidificador'Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

“O fato de já ser nossa paciente nos deu respaldo para acompanharmos a evolução do quadro e, devido à complexidade e urgência, disponibilizar todos os materiais de alto custo dentre eles as órteses e próteses (dispositivos permanentes ou transitórios utilizados para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou progressão). Com tudo pronto, Alice foi imediatamente operada após o credenciamento do serviço de hemodinâmica”, explicou. 

Para Alice, que já deve receber alta hospitalar na tarde desta quarta-feira (25), este foi o fim de um pesadelo vivido após longo ciclo de hospitalização, que teve início com um câncer de mama, com os aneurismas e por fim com essa grave doença.

“O medo da morte era meu maior companheiro durante todo esse tempo. Fui vencendo doença a doença, até que eu e minha família soubemos que minha única saída para a estenose era o uso da hemodinâmica. Não tínhamos como pagar a cirurgia, que custa de R$ 280 a 300 mil. Mesmo que eu vendesse minha casa e meu carro jamais conseguiria pagar. Mas, graças à sensibilidade da gestão que buscou o credenciamento, minha angústia chegou ao fim. Agora, outros mato-grossenses poderão ter a chance de serem curados como eu fui. Se eu pudesse dar uma nota ao São Benedito por todos os atendimentos que recebi até aqui, seria mil”, contou emocionada. 

Leia Também:  Presidente da OAB-MT leva ameaças sofridas pela advocacia ao secretário de Segurança

De acordo com o diretor geral Alexandre Beloto, com a habilitação da hemodinâmica, Cuiabá se torna referência para todo o estado e avança na virada de página da Saúde Pública. “Com menos de um mês, a habilitação do serviço em hemodinâmica no Hospital São Benedito já proporcionou a abertura do Programa SOS AVC, que é inédito em Mato Grosso e já salvou a vida de 46 pessoas. E, além disso, está nos permitindo fazer cirurgias de altíssima complexidade, como é o caso da dona Alice, que só tinha 5% de chance de vida e de muitos outros pacientes mato-grossenses.  O parque tecnológico adquirido na gestão Emanuel Pinheiro está revolucionando o tratamento para quem busca os serviços SUS em Cuiabá. Isso é a prova que verdadeiramente estamos virando para melhor, a página da saúde na Capital”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Pessoal do Ânima apresenta 'Segredos de Liquidificador'Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA