CUIABÁ

Gustavo Padilha busca retomada de projeto de musicalização nas escolas públicas de Cuiabá

Publicados

em

Da Assessoria – Vereador Gustavo Padilha
O vereador Gustavo Padilha (PSB) defendeu na tribuna da Câmara de Cuiabá, nesta terça-feira (20), a retomada do projeto de musicalização nas escolas da rede municipal de ensino, com a implantação de bandas e fanfarras escolares. Segundo ele, a proposta está parada desde 2013 e deverá ser reativada inicialmente em quatro polos.
Durante reunião com o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, realizada na última sexta-feira (17), Padilha recebeu garantias de apoio à iniciativa e afirmou que buscará recursos por meio de emendas parlamentares para tirar o projeto do papel.
“O projeto é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças, também o desenvolvimento emocional, social e a melhora do desempenho nas disciplinas e socialização geral. Fiz o compromisso com o secretário de Educação e buscaremos emendas para que isso realmente vire realidade no município de Cuiabá”, declarou o vereador.
Padilha enfatizou o impacto positivo que a música pode ter na formação dos estudantes, destacando que o ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento de talentos e habilidades.&nbsp
“Creio que chegou a hora de fazermos um trabalho político para que este projeto volte com força total. Ele está parado desde 2013, e precisamos envolver as crianças com a música, ajudando a descobrir novos talentos nas escolas”, reforçou.
O projeto prevê a criação de oficinas de orquestra de metais (banda marcial), grupo de percussão, orquestra de flauta doce e coral. Também estão previstos intercâmbios, festivais e encontros dentro e fora do estado, para promover e divulgar o trabalho desenvolvido pelos polos e unidades escolares.
Entre os objetivos da proposta estão:
Estimular o desenvolvimento de habilidades instrumentais
Incentivar a formação de grupos musicais nas escolas
Aproveitar instrumentos ociosos já existentes nas unidades
Capacitar professores e fortalecer os grupos de música
Estabelecer polos de formação de bandas e fanfarras
Estimular raciocínio, atenção e interesse musical
Integrar música e dança ao currículo escolar de forma interdisciplinar
Preparar os grupos para apresentações públicas e intercâmbios
Oferecer apoio aos participantes com uniformes, instrumentos e ensino de qualidade.
Fanfarra nas escolas
Padilha também reforçou a importância cultural das fanfarras escolares, grupos musicais que utilizam instrumentos de sopro e percussão, como cornetas, tambores, pratos, bombardinos e sousafones. Conhecidas pelo ritmo vibrante, as fanfarras são tradicionalmente usadas em desfiles cívicos e eventos escolares, e ajudam a fortalecer o vínculo entre os alunos, a escola e a comunidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Semob fiscaliza e autua mais de 2,7 mil veículos de carga em trânsito irregular pelas vias de Cuiabá em sete meses

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  Prefeitura apresenta plano de ação para a 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  Semob publica edital de notificação para realização de novo leilão de veículos apreendidos, recolhidos e removidos há mais de 60 dias

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA