Arquivos JB News 10 Anos
Grupo de Mato Grosso se despede paulistana com duas apresentações e oficina

A companhia de Primavera do Leste é uma das quatro selecionadas de todo Brasil para a primeira edição de mostra especial do Circuito Cultural Banco do Brasil (SP)
Os artistas do Teatro Faces, de Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá), encerram sua participação na Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas (MiriM) neste fim de semana, na capital paulista.
O grupo se despede de um dos mais importantes centros culturais do Brasil, com apresentações no sábado (19) e domingo (20), às 15h30, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil.
Antes, no sábado, das 10h às 13h, ministram a oficina “Das Construções Sociais da Oralidade à Dramaturgia”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro Bom Retiro.
De acordo com o diretor artístico da companhia, Wanderson Lana, a capacitação ensina aos participantes, técnicas de construção de dramaturgia baseadas nos contos populares.
“Para tanto, são propostos jogos de cena. O objetivo é entender a cultura popular em suas particularidades regionais e como o território é determinante nas adaptações da oralidade”, explica.
Segundo Lana, os integrantes do grupo foram tomados por grande entusiasmo ao longo da temporada que começou no dia 4 de outubro.
Afinal, para a primeira edição da mostra nacional com formato de teatro de rua, apenas quatro companhias brasileiras foram selecionadas. Ponto para o grupo mato-grossense que brilha ao lado da Cia PeQuood – Teatro de Animação (RJ), Rococó Produções (RS) e Ateliê Voador (BA).
Com curadoria do jornalista e crítico de teatro infantil Dib Carneiro Neto, a mostra foi criada justamente para revelar panorama da produção das artes cênicas para crianças fora da capital paulista.
A propósito, a plateia de crianças grandes e pequenas que tem marcado presença nos finais de semana, no CCBB SP, acompanha atenta às aventuras do personagem Pedro Malasartes e celebra sua saga.
E sobre o espaço tão disputado e o pioneirismo do grupo na MiriM, Lana declara: “a Mostra de Teatro Mirim do CCBB é uma das grandes conquistas para o Teatro Faces que ao compor a importante programação da cidade de São Paulo, vive uma das suas experiências mais incríveis: a primeira em uma das maiores cidades da América Latina”.
Sinopse da peça
Nos rincões de Mato Grosso, surge um rei – metido a coronel – ou um coronel – metido a rei – que decide dar toda a sua fortuna para aquele que descobrir do que é o couro que ele carrega nas mãos, mas quem errar terá sua cabeça cortada.
Pedro Malasartes, desconfiado dos verdadeiros interesses do “rei”, reúne um grupo de super-heróis desajustados com talentos e poderes um tanto quanto esquisitos para sair vivo dessa incrível aventura e libertar o povo do cerrado, mesmo com povo nenhum acreditando nele.
—

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial5 dias atrás
Advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros ao sair do escritório em Bairro nobre de Cuiabá
-
Policial5 dias atrás
DNA do Pedreiro é encontrado em menor, e polícia o indicia por estupro e assassinato de família em Sorriso
-
Policial5 dias atrás
Câmera de segurança mostra momento exato em que advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros de pistola em Cuiabá, Veja
-
VÁRZEA GRANDE3 dias atrás
Colisão entre Gol e moto mata adolescente de 16 anos na Avenida 31 de Março em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrás
Advogado alega que inércia do judiciário pode prescrever crime de abuso de autoridade, e ameaças praticados pelo Delegado Bruno França após invasão de casa no Florais do Lago
-
Policial3 dias atrás
Mãe mata criança de três meses de vida ao jogá-lo na fogueira em Várzea Grande
-
Policial5 dias atrás
Assassino é profissional, e teria rotina do advogado Zampieri para cometer o crime
-
Destaque5 dias atrás
Dutrinha recebe nesta quinta-feira jogo solidário com os protagonistas MC Daniel e Gubela