Arquivos JB News 10 Anos

Governo lança edital que premiará 30 obras mato-grossenses e projetos literários

Publicados

em

 

Edital premiará 30 obras literárias e projetos de fomento à leitura

Evento de lançamento será nesta terça-feira (29.10), às 19h, no Palácio da Instrução, com a presença do governador Mauro Mendes.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lança nesta terça-feira (29.10) o Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense. O evento será às 19h, no Palácio da Instrução, e a cerimônia será aberta ao público. Com investimentos de R$ 600 mil, a iniciativa premiará 30 obras mato-grossenses e projetos literários de fomento à leitura em todo Estado.  

A solenidade de lançamento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez, e do adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Na ocasião, o governador será empossado como presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

 

“Este é mais um edital lançado por esta gestão, dessa vez, voltado para a literatura de Mato Grosso, que é, sem dúvida, uma das áreas mais importantes da nossa cultura, pois valoriza e contribui para as letras, a arte, a história e a geografia mato-grossense, além de fomentar a produção científica, o mercado editorial e promover o conhecimento”, destaca o secretário Allan.

Leia Também:  Órgãos Executivos de Trânsito de todo Brasil fazem encontro em Mato Grosso

A publicação do edital será feita no dia do lançamento, 29 de outubro, no Diário Oficial de Mato Grosso e no site da Secel. As inscrições ficam abertas até 12 de dezembro. Ao todo, serão premiadas 15 obras literárias distribuídas entre prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, e mais 15 projetos de fomento à leitura nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

“Este é um prêmio muito esperado pela classe, e estamos muito felizes por conseguir colocar este edital na praça. Um diferencial é que, além de incentivar a publicação dos livros, vai fomentar a aquisição e a distribuição das obras, e, claro, a prática da leitura”, comenta o secretário Allan.

O edital irá prever, ainda, a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado final será divulgado em fevereiro de 2020.

Leia Também:  MPE requer condenação de secretária de educação por improbidade administrativa
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Seminário debate e propõe medidas para combater a violência contra a mulher em Mato Grosso

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA