Turismo

Governo injeta R$ 155 milhões para a retomada do turismo em MT

Publicados

em

Foram apresentados os principais investimentos feitos pelo Governo do Estado no turismo, especialmente em obras de infraestrutura

Greyce Lima

 

Os investimentos de R$ 155 milhões do Governo do Estado, para a retomada do turismo em Mato Grosso, foram destaque na abertura do Fórum Internacional do Turismo do Pantanal 2022 (Fit Pantanal). Realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), o evento é realizado nesta segunda-feira (06.06), no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.

Representante do governo estadual, o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, e o secretário adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Preza Moreno, apresentaram os principais investimentos feitos pelo governo em diversas áreas do turismo mato-grossense, do ecoturismo ao turismo-aventura, especialmente em obras de infraestrutura como a construção e reforma de pontos turísticos como orlas, entre outros espaços públicos.

Rogério Gallo ressaltou a importância de destinar recursos à retomada de eventos para fomentar a economia local e, principalmente, atrair os turistas para MT. “O Governo do Estado está investindo em pontos turísticos, através de obras em infraestrutura como pavimentação de rodovias e construção de pontos turísticos (orlas) nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, São Félix do Araguaia, Jaciara e região do Araguaia. Projetos como estes fomentam o turismo, geram emprego, renda e valorizam o patrimônio histórico e a cultural mato-grossense”, destacou Gallo.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso decide prorrogar medidas restritivas para conter covid-19

Representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o secretário- adjunto de Turismo (Seatur), Jefferson Moreno, relembrou a difícil realidade do turismo brasileiro nos últimos dois anos, por causa da pandemia da Covid- 19. Disse que o governador Mauro Mendes não poupa esforços e recursos para alavancar o turismo.

“O turismo sofreu muito com a pandemia, os eventos foram cancelados e tivemos que esperar. Agora, é hora de correr atrás deste tempo perdido. É isso que o Governo do Estado vem fazendo, destinando recursos para os pontos turísticos, substituindo pontes de madeira por pontes de concreto, investindo em orlas, fazendo capacitações, concedendo incentivos financeiros, tudo para alavancar o setor de forma sustentável “, ressaltou o secretário.

A equipe da Sedec, por meio da Desenvolve MT, também participa do evento, com um balcão de negócios e serviços. No local, os visitantes conhecem as linhas de crédito do Desenvolve Turismo, voltadas para o fomento e desenvolvimento do setor.

A FIT Pantanal 2022 é promovida em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur-MT) e organizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT) e outros parceiros.

Leia Também:  Crescimento por pacotes de viagem no próximo ano consolida retomada do setor turístico

No período da tarde, os convidados participaram de um debate sobre novas alternativas para fortalecer o turismo em Mato Grosso, beneficiado por três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal -, além de ações práticas a serem adotadas para a conservação ambiental.

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Hostel do Rio vence o ‘Oscar dos Hostels’ e reforça liderança brasileira em sustentabilidade

Publicados

em

Por

O Brasil voltou a se destacar no HOSCARs Awards, premiação criada pela plataforma Hostelworld e considerada o “Oscar dos hostels”. O Longboard Paradise Hostel, localizado na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, venceu a categoria Eco-Warrior, dedicada às melhores práticas de sustentabilidade e turismo regenerativo, sendo reconhecido como o hostel mais sustentável do mundo.

Entre as iniciativas avaliadas para premiação estão ações de recuperação da restinga, geração de energia limpa, reuso de água, gestão de resíduos e projetos de regeneração ambiental. O hostel superou concorrentes de Ruanda, Colômbia, Índia e Taiwan.

“O momento da hostelaria brasileira dialoga com a fase positiva da imagem do Brasil no exterior. Os hostels se consolidam como porta de entrada de uma nova geração de viajantes, que busca autenticidade, impacto social e conexão com o território”, afirma o jornalista Diego Bonel, especialista em cultura hosteleira.

O Rio de Janeiro concentrou o maior número de hostels premiados. O El Misti Hostel Ipanema foi eleito o melhor hostel do Brasil e ficou na 7ª posição na América do Sul, enquanto o Pura Vida Hostel Rio alcançou a 9ª colocação no ranking continental. O Ipanema Beach House foi reconhecido como o hostel que mais evoluiu no país, e o Castelo dos Tucanos recebeu o prêmio de hostel mais popular da cidade.

Leia Também:  Instituído o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca

Além do prêmio global, o Brasil manteve sua presença entre os destaques do continente com o Ô de Casa Hostel Bar, em São Paulo, eleito o melhor hostel médio da América do Sul e 5º colocado no ranking continental, além de conquistar o 2º lugar entre os melhores hostels do Brasil.

Fora do eixo Rio–São Paulo, o El Shaddai Hostel e Pousada, em Foz do Iguaçu (PR), conquistou o 3º lugar entre os melhores hostels do Brasil.

“O desempenho dos hostels brasileiros no HOSCARs Awards 2026 mostra que o país deixou de ser apenas um destino competitivo em preço e passou a ser referência em experiência, sustentabilidade e gestão. Esse reconhecimento é resultado de uma evolução consistente da hostelaria brasileira ao longo da última década”, completa Bonel.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA