Nacional
Governo Federal reforça escuta ativa e compromisso com reparação durante plenárias em MG e ES

Nesta terça-feira (25), o Governo Federal promoveu plenárias da Caravana Interministerial do Novo Acordo do Rio Doce nos municípios de Timóteo (MG), Resplendor (MG), Aimorês (MG), Acaiaca (MG) e Colatina (ES). Os encontros reuniram representantes de diversos ministérios, órgãos públicos e a população atingida pelo rompimento da barragem de Mariana.
Em Timóteo, a plenária evidenciou o compromisso com a reparação integral, inclusão social e o desenvolvimento sustentável das regiões afetadas. Entre os temas debatidos, a qualidade da água foi um dos destaques. O Governo reconheceu a importância da transparência e reafirmou que estudos técnicos continuam sendo realizados para garantir que a água disponibilizada à população esteja nos padrões de segurança. Há compromisso em ampliar a divulgação dos dados e intensificar o acompanhamento técnico, com o apoio de órgãos de fiscalização ambiental e de saúde pública.
A pesca foi outro assunto que recebeu atenção especial em Timóteo. Diante das dúvidas sobre a Portaria IEF 40/2017 e a recente consulta pública sobre a atividade pesqueira no Rio Doce, o Governo assegurou que as contribuições das comunidades serão consideradas com seriedade. Além disso, foi reafirmado que o Pró-Pesca, programa voltado ao fortalecimento da pesca artesanal, será implementado nas regiões atingidas, com ações previstas para iniciar ainda neste ano. O objetivo é garantir geração de renda, capacitação e apoio técnico aos trabalhadores e trabalhadoras da pesca.
Os agricultores familiares também buscaram informações sobre a documentação necessária para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que abre portas para políticas públicas do Governo Federal e também será fundamental para o recebimento do Programa de Transferência de Renda (PTR). O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, José Izidoro Rodrigues, lembrou o ineditismo da caravana. “Isso nunca aconteceu aqui antes e é uma oportunidade para o diálogo entre população e governos estadual e federal”, disse.
Por fim, foi ressaltado que questões jurídicas e indenizatórias ligadas ao Programa de Indenização Mediada (PID) estão sendo acompanhadas em articulação com a Defensoria Pública de Minas Gerais, reforçando o papel do Estado na promoção do acesso à justiça.
Em Colatina, a população da cidade cortada pelo Rio Doce também demonstrou maior interesse em temas relacionados à qualidade da água e do pescado do Rio. Os técnicos do Governo Federal detalharam que, atualmente, o controle da qualidade é feito por laboratórios contratados pelas empresas envolvidas na tragédia e que em março de 2026 o monitoramento passará a ser feito pelo poder público. Em Resplendor e Aimorês, o encontro foi realizado com povos indígenas. Em Acaiaca, o plenário aconteceu com garimpeiros artesanais do município.
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr
Fonte: Secretaria-Geral

Nacional
Ministro Márcio Macêdo participa do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal

Na viagem a Belém (PA), nesta quarta-feira, 23, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, participou do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal. O tema do encontro foi “Caminhos para a COP30”. Além de prefeitos e prefeitas, representantes da Secretaria de Relações Institucionais participaram do evento, promovido pela Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia (DUSA), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Foi uma oportunidade de debater como a população das cidades da Amazônia enxergam a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que ocorrerá, em novembro, em Belém, e como alavancar desenvolvimento a partir das oportunidades que o evento poderá trazer para o país. O encontro, que segue até esta quinta-feira, 24, contempla temas como planejamento urbano sustentável, adaptação e resiliência climática, acesso a financiamento e estratégias para inserir a pauta da Amazônia urbana na agenda internacional da COP30.
O ministro Márcio Macêdo disse que reuniões que recuperam a relação federativa são importantes não só para COP30. Macêdo lembrou que o governo está há dois anos recuperando essa relação complexa. Elogiou a iniciativa por aprofundar o debate com o governo federal sobre como implementar decisões tomadas pelos chefes de Estado em COPs anteriores.
E mais que isso: como fazer com que as propostas das cidades, da sociedade civil tenham influência nas negociações que serão feitas na COP da Amazônia. “Que legado queremos deixar? A COP pode ser uma janela para colocar a Amazônia na rota do desenvolvimento sustentável. Mas, para isso, é preciso ouvir e conhecer o que querem as pessoas que vivem na Amazônia”, disse o ministro. E acrescentou que a ampliação do diálogo dos prefeitos e prefeitas com o governo federal é absolutamente possível e desejável.
Para o prefeito de Belém e presidente da Comissão de Cidades Amazônicas da FNP, Igor Normando, a discussão sobre a realidade das cidades deve ser inserida dentro da COP 30. “Temos aqui talvez um dos maiores patrimônios do mundo, que é a Amazônia, mas também temos pessoas morando nas cidades, que precisam do olhar firme e sensível dos organismos internacionais e de todo o nosso país para seus gargalos e problemas. Precisamos compreender e trazer a discussão sobre as cidades para dentro da COP30. Esse é o nosso papel, o papel de todos nós, prefeitos sediados na Amazônia”, disse.
A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, destacou ser preciso dar mais espaço para as vozes das mulheres, trabalhadoras, mães, quando o assunto é buscar soluções para os efeitos das mudanças climáticas sentidos na Amazônia. A prefeita lembrou que estudos já provaram e confirmaram ser as mulheres e as crianças as mais afetadas por essa mudança em curso em todo o planeta.
Para Daniel Miranda, coordenador de Relações Institucionais e Projetos da FNP, “esse encontro tem como objetivo mobilizar e articular os prefeitos da Amazônia Legal para construir uma agenda comum para o desenvolvimento urbano sustentável. É muito importante que esses municípios estejam unidos, com propostas concretas, para levar à COP30 uma posição conjunta das cidades amazônicas”.
Fórum de Participação Social
Encerrando os compromissos na capital paraense, o ministro participou de uma reunião do Fórum de Participação Social do Pará. Destacou ser fundamental a abertura de espaços como os Fóruns de Participação nos Estados para ampliar o debate sobre as políticas públicas, sobre educação popular com a sociedade civil organizada, em todo o país. “É um espaço não apenas de reivindicação para o governo federal, estados e municípios também. Mas de debate, de proposições concretas para o fortalecimento da democracia”, afirmou.
Mais cedo, o ministro esteve no lançamento do projeto “Ser Recicla”, iniciativa da Universidade da Amazônia, que visa a implementar ferramentas de coleta seletiva e educação ambiental em todas as instituições de ensino superior do grupo, em diferentes regiões do Brasil. Márcio Macêdo também recebeu a Comenda Unama 50 anos, em reconhecimento ao seu trabalho institucional em prol da democracia participativa, da sustentabilidade e do fortalecimento das políticas públicas de base comunitária no país.
Visitas institucionais
O ministro também visitou o governador do Pará, Helder Barbalho, com que dialogou sobre os preparativos para a COP 30. Márcio também foi recebido pelo prefeito Igor Normando, na sede do Poder Executivo Municipal, onde lançou o programa “Conexão Cidadã”.
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr
Fonte: Secretaria-Geral
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem por quase metade dos pedidos de recuperação judicial do agro
-
Policial6 dias atrás
GAECO deflagra operação contra grupo criminoso suspeito de articular invasão de terras públicas em Cuiabá com apoio da facção e servidores públicos
-
POLITICA6 dias atrás
Prefeita Flávia Moretti anuncia concurso público após aprovação da reforma administrativa
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo grava flagrante de motociclista sem capacete até bater em poste e morrer na avenida Mário Andreazza em VG
-
Turismo7 dias atrás
Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil
-
Entretenimento5 dias atrás
Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro no festival global World Creativity Day com protagonismo feminino e literatura de impacto
-
Entretenimento4 dias atrás
World Creativity Day 2025 encerra a sua programação no Rio de Janeiro com uma performance imersiva que une tecnologia, arte e natureza
-
Economia4 dias atrás
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre