Turismo
Governo Federal inicia revisão da governança para fortalecer o turismo sustentável

O Brasil quer tornar ainda mais forte a conexão entre natureza, cultura e turismo. Por isso, o governo federal deu início ao processo de revisão da governança da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – a RedeTrilhas. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio técnico de uma consultoria especializada contratada por meio de um projeto de cooperação internacional com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO.
A ideia é tornar a gestão da RedeTrilhas mais moderna, eficiente e participativa, envolvendo não só o poder público, mas também a sociedade civil e especialistas no tema. Com isso, o governo quer ampliar o acesso às trilhas de longo curso no Brasil, valorizando o ecoturismo e a conservação ambiental, além de promover o desenvolvimento sustentável em várias regiões do país.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Mtur, Fabiana Oliveira, destaca a importância da ação. “A RedeTrilhas é uma porta de entrada para que mais pessoas conheçam o Brasil por caminhos que unem cultura, natureza e desenvolvimento local. Ao atualizar a gestão da política, queremos garantir mais transparência, participação e resultados, sempre com foco na sustentabilidade e na experiência dos visitantes”, afirmou.
O trabalho da consultoria será acompanhado por um grupo técnico formado por instituições públicas e privadas ligadas ao tema, como Embratur, Sebrae, academia, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), organizações da sociedade civil e associações que atuam com trilhas, bicicleta, ecoturismo, escalada e montanhismo.
A revisão da governança também está alinhada com compromissos internacionais do Brasil, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas do acordo global de proteção da biodiversidade (Convenção sobre Diversidade Biológica).
REDETRILHAS – Criada em 2018, a RedeTrilhas é uma política pública que tem como objetivo conectar pontos turísticos e áreas de interesse cultural e ambiental por meio de trilhas de longo curso em todo o país. São roteiros que atravessam paisagens naturais, parques, comunidades e atrativos históricos, promovendo o turismo responsável, a geração de emprego e renda e a valorização do patrimônio brasileiro.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

Nesta quinta-feira, 10 de julho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre extensa agenda em Belém para anunciar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará – estado que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), em novembro deste ano.
A programação começa com o evento “Turismo em Ação – Edição Pará”, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), reunindo gestores, empreendedores e representantes do trade turístico para o anúncio de obras de infraestrutura, novas sinalizações turísticas e linhas de crédito para empreendedores do setor.
Ao longo do dia, o ministro participa também, às 15h30, no Espaço São José Liberto, da cerimônia de certificação dos alunos da Escola Nacional de Turismo, que concluem os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Ministério do Turismo, e do lançamento, às 19h, também no Espaço São José Liberto, da Nova Malha Aérea para a COP30, com rotas que ampliarão a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.
Celso Sabino adianta que as ações representam um esforço concentrado do governo federal para preparar o Pará para receber turistas de todo o Brasil e do mundo.
“O governo do presidente Lula e o Ministério do Turismo têm como prioridade estimular o turismo na região Norte e, para isso, precisamos oferecer condições concretas para que o setor cresça: infraestrutura, formação e conexão. Temos uma gastronomia única, uma natureza exuberante e um povo acolhedor. Com essas ações, tenho certeza de que o turismo na nossa região viverá uma verdadeira revolução”, garante.
SERVIÇO:
Evento: “Turismo em Ação – Edição Pará”
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 09h00
Local: Auditório da SUDAM
Endereço: Travessa Antônio Baena, nº 1113 – Marco, Belém/PA
Cerimônia de Certificação da Escola Nacional de Turismo
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Assessor em viagem:
Cléo Soares
(61) 99435-6226
Fonte: Ministério do Turismo
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
POLITICA7 dias atrás
Mauro Mendes atende produtores e congela reajuste do Fethab até dezembro
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado