Estadual

“Governo está apurando todos os fatos sobre empréstimos consignados para resolver o que está acontecendo”, afirma secretário

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso está apurando todos os fatos sobre os empréstimos consignados e tomando decisões para que as empresas não continuem lesando o servidor. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, durante a audiência pública, realizada na manhã desta sexta-feira (6.6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que debateu as consignações em folha de pagamento.

“Não jogamos nenhum tipo de sujeira para debaixo do tapete. A gente vai apurar todos os fatos, como já temos feito. Nosso objetivo é unir forças para resolver o que está acontecendo e proteger o servidor”, afirmou o secretário.

Basílio explicou que a partir do momento que as denúncias contra a empresa Capital Consig chegaram, a secretaria tomou uma série de medidas para averiguar o que estava acontecendo e evitar que novos empréstimos fossem feitos pela empresa.

“Tomamos providências oito dias depois de receber a informação. Suspendemos as atividades da empresa de forma cautelar, encaminhamos o procedimento, solicitamos a apuração da nossa unidade de correção, entre outras medidas”, explicou.

Entre outras ações tomadas pelo Governo de Mato Grosso citadas estão a criação da força-tarefa para apuração de possíveis irregularidades cometidas por empresas consignatárias, que é formada por representantes do Procon-MT, Ministério Público Estadual (MPE-MT), Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), Controladoria Geral do Estado e Seplag.

Leia Também:  Ager-MT disponibiliza nova versão digital da Cartilha de Ouvidoria

Outras ações do Governo para proteger o servidor foram as suspensões com efeito imediato dos descontos dos consignados contratados com a Capital Consig e quatro outras empresas com forte indício de formação de grupo econômico fraudulento.

Basílio também lembrou que o governo está contribuindo com a mesa técnica do Tribunal de Contas do Estado e com as propostas feitas pelos participantes, como o projeto de lei sugerido pelo presidente do TCE, Sérgio Ricardo, que estabelece percentual de até 35% sobre a margem dos consignáveis.

Por sua vez, Sérgio Ricardo ponderou que não adianta mais ficar apenas debatendo o que aconteceu, é preciso buscar soluções para a situação em que o servidor se encontra. “Não adianta agora a gente ficar procurando culpados, eles irão aparecer. Mas se eu tiver que nomear culpados, são algumas consignatárias que fizeram essa baderna, essa bagunça e agora terão que pagar”.

Acompanhamento imediato

Em 5 de agosto de 2024, requerimentos individuais de servidores foram recebidos na Seplag, com relatos de inconsistências em algumas operações relativas à contratação de cartão de crédito consignado com a empresa Capital Consig. Foi aberta uma investigação preliminar e determinada, então, a suspensão das operações realizadas pela instituição financeira e o bloqueio de novas operações.

Leia Também:  Seplag discute uso da inteligência artificial e de tecnologias digitais para a formulação de políticas públicas estaduais

O Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig) foi notificado sobre a investigação inicial no dia 27 de agosto daquele ano, com todas as medidas tomadas e a informação da suspensão das novas operações da Capital Consig.

Em dezembro de 2024, a Seplag enviou o Relatório de Investigação Preliminar Sumária (IPS) para a Controladoria Geral do Estado (CGE), para apuração minuciosa e abrangente, para a eventual instauração de processo de responsabilização administrativa da empresa.

A Seplag também notificou a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) para que disponibilize funcionalidade para visualização do cronograma completo de amortização das operações de cartão de crédito e de benefícios.

De forma preventiva, o Governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 1.441, no dia 8 de maio de 2025, determinando a revisão das consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. O procedimento será realizado pela Seplag com o apoio da CGE.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Casal transforma churrasco em negócio de sucesso e impulsiona crescimento com crédito da Desenvolve MT

Publicados

em

Por

A história do Assados do Julhão, em Cuiabá, é exemplo de como o empreendedorismo em casal pode transformar desafios em conquistas. Criado em 2018 por Adriana Café e Júlio Nunes Paula, o negócio nasceu da necessidade financeira e cresceu graças à união e à força conjunta de um casal que encontrou no churrasco uma oportunidade de renda. Com o tempo, eles estruturaram um modelo de negócio sólido e impulsionaram o crescimento da empresa com o crédito da Desenvolve MT.

O início da trajetória foi modesto, com apenas uma máquina de frango assado, instalada em uma calçada do bairro Tijucal. Na época, Júlio havia sido desligado do emprego com carteira assinada e viu no preparo de carnes, uma habilidade que já exercia informalmente, uma chance de empreender. Ele contou com o apoio da esposa Adriana na empreitada.

Os primeiros frangos foram vendidos à sombra de uma tenda. Até 2024, o casal operou de forma itinerante, lidando com as dificuldades comuns de quem empreende ao ar livre, exposição ao sol, estrutura limitada e logística desafiadora. Ainda assim, a clientela cresceu e, com ela, a necessidade de um espaço próprio e mais estruturado. Em outubro do ano passado, os empreendedores conseguiram adquirir um ponto comercial fixo na mesma avenida onde atendiam, o que garantiu a fidelização dos clientes e a ampliação das vendas.

Com o novo espaço e a crescente demanda, surgiram também novos desafios. O consumo elevado de eletricidade, proveniente de seis freezers e equipamentos de cozinha, levou a conta de luz a valores altos. Foi nesse momento que Adriana e Júlio buscaram apoio na Desenvolve MT. Com financiamento para instalação de energia solar, o casal conseguiu reduzir os custos, otimizar o fluxo de caixa e reinvestir em novas melhorias.

Leia Também:  Secretaria de Justiça realiza mais uma operação simultânea em 40 unidades prisionais de MT

O atendimento na Desenvolve MT foi um divisor de águas para o negócio. Segundo o casal, o processo foi conduzido com muita orientação técnica, permitindo que eles estruturassem o projeto para a aprovação do crédito. Com o sistema fotovoltaico instalado, a economia foi significativa, contribuindo para a sustentabilidade financeira do empreendimento.

“O crédito da Desenvolve MT fez toda a diferença pra gente. Com ele, conseguimos investir em energia solar, economizar bastante na conta de luz e ainda aplicar esse dinheiro que sobrou em outras áreas do nosso negócio. Foi um passo importante pra estruturação da empresa. E o melhor, as parcelas cabem no bolso, os juros são baixos, e a economia que tivemos já ajuda até no capital de giro. A gente sempre correu atrás, e encontrar esse apoio foi essencial pra continuar crescendo”, avaliou Júlio.

Hoje, o Assados do Julhão comercializa mais de meia tonelada de proteína por final de semana, atendendo exclusivamente aos sábados e domingos. O modelo de negócio inclui pratos completos com frango, costela suína e acompanhamentos de porções variadas. Além de manter a qualidade, o casal busca diferenciais como a diversidade no cardápio e o atendimento personalizado em datas comemorativas.

Leia Também:  Ager-MT disponibiliza nova versão digital da Cartilha de Ouvidoria

Com mais de 20 anos de convivência, sendo 11 anos de casamento, Adriana e Júlio representam a união entre vida pessoal e propósito profissional. Ao lado dos filhos e de uma equipe de apoio, eles conduzem um negócio que une sabor e uma gestão eficiente, com base em planejamento e parcerias estratégicas como a realizada com a Desenvolve MT.

Desenvolve Empresarial

A linha de crédito Desenvolve Empresarial é voltada para empresas que desejam investir no crescimento do seu negócio, seja por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, reformas, ampliações ou capital de giro associado ao investimento.

Com condições facilitadas e taxas acessíveis, a linha é procurada por empreendedores que buscam modernizar e expandir suas atividades com planejamento e segurança. Com prazos de pagamento de até 120 meses, incluindo até 12 meses de carência, a linha oferece flexibilidade para que o empresário invista com tranquilidade.

Este ano já foram liberados pouco mais de R$ 35 milhões por meio da linha Desenvolve Empresarial, beneficiando empreendedores de diversos setores em todo o estado. Os recursos contribuíram diretamente para a geração de empregos, aumento da produtividade e fortalecimento da economia local.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA