EDUCAÇÃO
Governo envia ao Congresso PL que cria cargos em universidades
O Governo do Brasil encaminhou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o Projeto de Lei de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal, que cria 8,6 mil cargos efetivos para as universidades federais — os cargos serão ocupados à medida que forem sendo providos por meio dos concursos públicos.
A medida faz parte da nova etapa de reorganização do Estado, que incluiu também o Plano Especial de Cargos do Ministério da Educação (MEC), assinado em 14 de novembro, durante evento em comemoração aos 95 anos do MEC, e já enviado ao Congresso Nacional.
- Leia mais: Plano de carreira dos servidores do MEC é oficializado
- Leia mais: Governo anuncia Universidades Indígena e do Esporte
“Isso faz parte da consolidação dos campi já existentes, mas também da criação de 11 novos campi de universidades federais, além das duas novas universidades, lançadas na semana passada — a universidade indígena e a universidade do esporte”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.
O ministro pontuou que outro projeto de lei, já enviado ao parlamento, cria 16,3 mil cargos para institutos federais (IFs), com o objetivo de atender aos mais de 100 novos IFs que estão sendo construídos pelo país. “Essas medidas consolidam os investimentos e a estruturação dos quadros da educação federal, garantindo o pessoal, que é a coisa mais importante para o funcionamento das nossas instituições”, disse.
RSC – Outras mudanças envolvendo a pasta da Educação também compõem o PL, como o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os Técnico-Administrativos de universidades e institutos federais. O RSC consiste em instrumento de gestão das instituições federais de ensino vinculadas ao MEC para qualificar e incrementar o desempenho das servidoras e dos servidores por meio do reconhecimento de saberes e competências demonstrados em trabalhos e atividades no âmbito de sua atuação profissional, não vinculados à titulação acadêmica.
O RSC será utilizado exclusivamente como uma modalidade alternativa de percepção do Incentivo à Qualificação e poderá ser concedido pela instituição federal de ensino dos servidores ativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) em cada instituição. A concessão deverá observar a disponibilidade orçamentária, a ser acompanhada pelo MEC. A medida é resultado do processo de valorização e do diálogo retomado com entidades sindicais e associações representativas dos servidores e servidoras, entre outras medidas.
Carreiras – O projeto de lei aborda mais de 20 temas de gestão de pessoas e relações de trabalho e complementa outros normativos já aprovados desde 2023. Ele representa um esforço adicional para modernizar e aprimorar a gestão de pessoas da administração pública federal e para reter profissionais qualificados, pois reduz a assimetria entre salários de diferentes carreiras.
O PL reestrutura os cargos da Cultura, organiza uma carreira de suporte administrativo do poder executivo federal e formaliza as propostas contidas nos diferentes acordos negociados ao longo de 2025, entre outras mudanças. No total, atinge cerca de 200 mil servidoras e servidores de diferentes carreiras, sendo cerca de 157 mil da ativa e 44 mil aposentados. A despesa está estimada em R$ 4,2 bilhões em um ano.
Os valores já estão previstos e incorporados nos gastos de pessoal que constam do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado em agosto para apreciação pelo Congresso Nacional. O PLOA 2026 projeta despesas primárias com pessoal de R$ 350,4 bilhões, incluindo servidores civis e militares. As reestruturações consolidadas no PL alcançam cerca de 17% do total de pessoas ativas e aposentadas da administração federal e representam cerca de 1,2% da despesa total com gastos de pessoal previstas para o próximo ano.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
Enem: pedido de reaplicação para municípios do Pará vai até 12/12
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que realizaram as provas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) e que precisam solicitar reaplicação do exame podem fazer o pedido no período de 8 de dezembro até as 12h (horário de Brasília) do dia 12 do mesmo mês. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante.
A reaplicação pode ser solicitada pelo participante que enfrentou problemas logísticos ou esteve, na semana que antecedeu o primeiro dia ou o segundo dia de provas, com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital do exame.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou o segundo dia de aplicação do Enem 2025 nos municípios paraenses às 18h30 (horário de Brasília) do domingo, 7 de dezembro. Os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Participantes com pedido de tempo adicional aprovado receberam 60 minutos extras para realizar a prova. Para solicitações aprovadas de realização de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acréscimo foi de 120 minutos.
Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
-
Economia6 dias atrásSérgio Ricardo articula plano para desenvolver Vale do Rio Cuiabá em ação ambiental com MPMT
-
Policial5 dias atrásPrefeito de Jangada é preso em flagrante por porte ilegal de arma na madrugada em Acorizal, VEJA O VÍDEO
-
OPINIÃO6 dias atrásDezembro Vermelho, a luta que Mato Grosso precisa abraçar
-
Policial4 dias atrásEstudantes do IFMT são flagrados pichando muro da escola; VEJA O VÍDEO
-
EDUCAÇÃO7 dias atrásMEC e Saúde instituem Política de Residências no SUS
-
Destaque3 dias atrásA 14ª Edição do Troféu AIB de Imprensa será realizada no Rio de Janeiro
-
Turismo6 dias atrásFestas de fim de ano e chegada do verão: confira os destaques do Calendário de Eventos do Turismo para dezembro
-
POLITICA5 dias atrásDeputado antecipa voto contra veto do governador a aumento de servidores; VEJA O VÍDEO










