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Governo de MT assina ordem de serviço para início das obras em Complexo Viário e melhorar trânsito em Cuiabá

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A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou a ordem de serviço para o início das obras de um Complexo Viário na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A obra receberá um investimento de R$ 62,8 milhões e prevê a realização de três obras no entorno da trincheira Jurumirim.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Consórcio Complexo Leblon, vencedor da licitação, irá começar a preparação do canteiro de obras. A primeira ação prevista é a sinalização e melhorias das rotas de desvio que serão necessárias para a construção da obra. 

Neste primeiro momento, não haverá interdições no local. Segundo o plano de trabalho, a previsão é que os desvios comecem a ser utilizados dentro de 45 dias, quando será preciso fechar a rotatória da Rua Boa Vista, na Avenida Miguel Sutil.

As rotas alternativas serão divulgadas pela Sinfra-MT antes da interdição.

Entenda a obra

O Complexo Viário será composto por três intervenções na Avenida Miguel Sutil e entorno.

A primeira é a escavação de uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, que dá acesso ao bairro Jardim Leblon e depois à Avenida Archimedes Pereira Lima. A trincheira será construída em um dos lados da Avenida Miguel Sutil, na pista sentido Coxipó-Rodoviária. Ao mesmo tempo, será feita a duplicação da Rua Boa Vista. 

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Com isso, os motoristas que quiserem seguir pela Avenida Miguel Sutil poderão dirigir pela parte inferior da nova trincheira, sem precisar parar no semáforo existente naquele ponto. Deverão trafegar por cima da trincheira apenas quem quiser acessar a Rua Boa Vista.

Na pista sentido Rodoviária-Coxipó, não haverá intervenção. Quem quiser entrar na Rua Boa Vista deverá acessar o retorno pela parte superior da trincheira. O objetivo é eliminar o congestionamento nesse cruzamento.

Com a duplicação da Rua Boa Vista, será possível sair da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar até a Miguel Sutil por esse caminho. A medida irá ajudar a desafogar o trânsito dentro do Jardim Leblon e em outros acessos à Miguel Sutil, como o da Avenida dos Trabalhadores.

Alargamento do viaduto e construção de elevado

A segunda intervenção será o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA e a construção de um pequeno elevado sobre a Miguel Sutil, permitindo que os motoristas saiam da trincheira Jurumirim e possam pegar o acesso à Avenida do CPA.

Atualmente, quem dirige pela trincheira tem apenas a opção de seguir reto pela Avenida Miguel Sutil. Quem quer descer para a Avenida do CPA precisa percorrer toda a parte superior da Trincheira Jurumirim, passando por duas rotatórias.

Por isso, o viaduto sobre a Avenida do CPA será alargado dos dois lados, com a inclusão de uma terceira pista. Ao mesmo tempo, no fim da parte superior da trincheira, no sentido de quem vai para a Rodoviária, será construído um pequeno elevado.

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Com isso, quem está na parte de cima e deseja seguir pela Avenida Miguel Sutil irá seguir por este viaduto. Quem vem por dentro da trincheira poderá cruzar por baixo do elevado e pegar o acesso até a Avenida do CPA.

Trincheira da Trigo Loureiro

A terceira obra é uma trincheira por baixo da Avenida Miguel Sutil, na altura da Rua Desembargador Trigo Loureiro. Essa mudança também irá impactar o trânsito na Avenida do CPA.

Atualmente, quem está na Avenida do CPA, sentido Bairro-Centro, precisa fazer o retorno em frente ao Hotel Taiamã para acessar a Miguel Sutil em direção ao Coxipó, gerando um grande ponto de congestionamento.

A proposta é eliminar esse retorno. Quem segue pela Avenida do CPA, sentido bairro – centro, deverá acessar a Avenida Miguel Sutil pelo acesso ao lado da Academia Smart Fit, para então acessar a trincheira da Trigo Loureiro e acessar a pista com sentido ao Coxipó.

O prazo dado para execução dos serviços é de 540 dias.

Fonte: Governo MT – MT

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Governo de MT constrói 3 pontes sobre o Rio Teles Pires e abrirá novas rotas de trânsito

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O Governo de Mato Grosso está construindo três grandes pontes sobre o Rio Teles Pires. As obras vão trazer melhorias para a logística de toda a Região Norte, permitindo novas rotas para o escoamento da produção agrícola e alternativa de trânsito para toda a população.

O Rio Teles Pires, ou São Manoel, é um dos mais importantes de Mato Grosso. Ele faz parte da bacia do Rio Amazonas e nasce na divisa dos municípios de Primavera do Leste e Nova Brasilândia. O Teles Pires percorre mais de 1.300 km até se juntar ao Rio Juruena, para formar o Rio Tapajós no ponto mais ao Norte do Estado.

Com 202 metros de extensão, a ponte sobre o Teles Pires na MT-140, entre Santa Rita do Trivelato e Boa Esperança do Norte está finalizada. Os acessos à ponte estão sendo construídos junto com a pavimentação da rodovia, que também está em fase final.

A MT-140 será um novo corredor logístico do Estado, ligando Sorriso até Campo Verde, sem passar pela BR-163. Na construção dessa ponte foram investidos R$ 6,5 milhões.

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Outra ponte que está quase pronta fica na MT-325, no município de Alta Floresta, e conta com um investimento de R$ 42,5 milhões. A ponte de 550 metros liga Alta Floresta até a divisa com o Pará, na região chamada de Porto de Areia, que concentra boa parte da produção agrícola do município.

A região também atrai o turismo, com pousadas, restaurantes e pesqueiros. A nova ponte vai eliminar uma balsa que faz a travessia do rio, atualmente. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística também iniciou a obra para asfaltar 39,96 km da rodovia a partir de Alta Floresta, obra que vai garantir o acesso para a ponte.

A outra ponte fica localizada na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo. Com 693 metros e um investimento de R$ 48,3 milhões, a ponte está com 78,5 % de sua estrutura construída e previsão de ficar pronta ainda neste ano.

Esta nova ponte também vai eliminar uma balsa que opera na fronteira dos municípios, criando novas alternativas econômicas para municípios que antes eram separados pelo rio.

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“O Rio Teles Pires corta todo o Estado, por ser um rio de grande volume de água, sempre representou um desafio para a logística de Mato Grosso. Mas a Sinfra-MT segue trabalhando para superar essas barreiras e permitir o desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

Outras pontes

O Governo de Mato Grosso entregou outras duas pontes sobre o Rio Teles Pires nos últimos cinco anos. Uma com 181 metros na MT-490, em Sorriso, e outra com 50 metros na MT-020, em Planalto da Serra. Neste mês a Sinfra-MT lançou a licitação para construir uma estrutura de 101 metros na MT-499.

Com isso, o Rio Teles Pires passará a ter 12 pontes de concreto em todo o Estado, sendo seis delas entregues pela atual gestão.

Fonte: Governo MT – MT

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