Arquivos JB News 10 Anos

Governo de Mato Grosso retoma transplantes de rins

Publicados

em

 

Primeira-dama Virginia Mendes foi convidada pelo secretário de Saúde para ser madrinha da causa e ficou honrada com o convite. Virginia destaca a importância da doação de órgãos em vida

Pamela Muramatsu

 

O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes em sua rede social, nesta terça-feira (03.09). O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.

De acordo com Gilberto Figueiredo, os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.

Sensível à causa, justamente por ser transplantada renal há quase cinco anos, a primeira-dama prontamente se colocou à disposição para auxiliar o secretário nas ações e tratativas necessárias para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes.

“Como transplantada renal há quase 5 anos e por conta de todo meu envolvimento com esta importante e sensível questão assumo como madrinha o projeto, que será brilhantemente conduzido pelo nosso secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo e toda sua equipe. Eu sei a luta que é enfrentar uma hemodiálise, passar três dias da semana conectada em ma máquina e os outros dias sofrer com enjoos, dores, mal estar e todas as reações. Já passei por isso e desde que assumimos a gestão do Governo venho intercedendo em relação à retomada destas cirurgias na rede de saúde estadual. E com a graça de Deus, muito empenho e trabalho sério até o final do ano estaremos realizando estas cirurgias”, destacou a primeira-dama.

Leia Também:  Cuiabá enfrenta o Remo nesta noite na Arena Pantanal

Em Mato Grosso, há aproximadamente 1.800 pacientes fazendo hemodiálise. Os dados são de que 50% tenham indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o secretário Gilberto Figueiredo, a Central já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.

“Já iniciamos o acompanhamento ambulatorial e nos próximos dias vamos iniciar a listagem de pacientes, colocar todos no cadastro técnico para que eles possam de fato ser selecionados para um transplante na situação em que houver órgãos disponíveis. A retomada dos procedimentos de transplante de rins é uma grande conquista não apenas para SES, mas principalmente para o Estado, pois este serviço foi interrompido há 10 anos. Além disso, com essa retomada, teremos uma grande economia para o Estado, pois um dos maiores valores é o gasto com transporte de pacientes para fora de Mato Grosso”, pontuou o secretário.

Leia Também:  ALMT aprova projeto que suspende prazos administrativos

A primeira-dama Virginia Mendes também reforçou na sua mensagem a importância de se trabalhar com ações de conscientização sobre a doação de órgãos. “Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de renascer graças a doação de um órgão ou tecido. Eu sou uma delas. Por uma benção de Deus, meu marido foi compatível e me doou um dos seus rins. Hoje estou aqui, saudável e batalhando graças ao maior gesto de amor que alguém poderia ter por mim. E ele segue a vida dele normalmente, saudável e sabendo que uma parte dele ajudou a salvar a minha vida. Agradeço muito a Deus e ao marido por ter doado um dos seus rins. No caso do transplante de rins é possível a doação em vida. Mas em outros casos não, cada situação é única, mas caso você queria ser doador converse com sua família e expresse seu desejo ainda em vida. Você pode ser o anjo na vida de alguém”, reforçou a primeira-dama.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Governo reinaugura Unidade Regional do Indea em Cuiabá

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA