Agricultura familiar

Governador regulamenta fundo garantidor com crédito de R$ 100 milhões para gerar emprego e renda

Publicados

em

Decreto foi publicado na quinta-feira (07.10) e visa apoiar o empreendedorismo e pequenos produtores

Lucas Rodrigues | Secom-MT

O governador Mauro Mendes – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes regulamentou o Fundo de Aval Garantidor do Estado de Mato Grosso, o MT Garante, no valor de R$ 100 milhões, para beneficiar setores fundamentais da economia.

O decreto com a regulamentação foi publicado nesta quinta-feira (07.10), no Diário Oficial. O MT Garante amplia o acesso a linhas de crédito para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, pequeno e médio produtor rural, cooperativas organizadas e centros de crédito e setores ligados à economia solidária.

A iniciativa faz parte dos esforços empreendidos pelo Estado como forma de amenizar os efeitos da pandemia causada pela Covid-19.

“Publicamos ontem a regulamentação do fundo garantidor. E agora a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico vai alinhar com os bancos, como Sicredi e Sicoob, para que os produtores possam ter acesso ao crédito o mais rápido possível. Fizemos tudo com muito zelo e cuidado para dar segurança a essa ação”, afirmou o governador.

Leia Também:  Essa ação é em respeito a milhares de mato-grossenses que vivem da Agricultura Familiar, aos meus pais e a minha história”, afirma governador

De acordo com o governador, o fundo garantidor é mais uma ferramenta do Governo do Estado para apoiar o empreendedorismo e, consequentemente, a geração de emprego, renda e fortalecimento da economia.

“Nós temos muitos exemplos de pequenos empreendedores e produtores que têm boas iniciativas e querem expandir, mas enfrentam dificuldades para conseguir crédito. Com essa ação, vamos ajudá-los a crescer”, destacou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que o órgão está tomando todas as providências administrativas para que essa iniciativa possa beneficiar o máximo possível de empreendedores.

“Esse fundo garantidor é um grande avanço promovido pelo Governo do Estado. Não há nada tão significativo em nenhum outro estado. Só quem tem algo parecido é o Governo Federal e isso demonstra que essa gestão tem promovido todos os esforços para desenvolver o potencial econômico de Mato Grosso, dando todo o apoio aos pequenos”, ressaltou.

Conforme o decreto com a regulamentação, vários segmentos poderão ter acesso ao aval na hora de obter o crédito, como:

– Empreendedores da economia criativa, que trabalham com produtos oriundos das áreas de artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, softwares aplicados à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural;

Leia Também:  Prefeitura entrega mudas, equipamentos e implementos aos agricultores familiares do assentamento "Sadia 3" nesta quinta-feira

– Setor primário: produção de matérias-primas nas atividades da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura;

– Setor secundário: transformação de materiais, substâncias e componentes com a finalidade de se obterem produtos novos, indústria extrativa e de transformação

– Setor terciário: comércio e fornecimento de serviços a consumidores e/ou empresas, incluindo as atividades relacionadas ao turismo e transporte.

– Agricultura Familiar

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Prefeitura entrega mudas, equipamentos e implementos aos agricultores familiares do assentamento “Sadia 3” nesta quinta-feira

Publicados

em

Por

Serão entregues, nesta quinta-feira (26), um trator agrícola “Massey Ferguson” de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de “patrulha mecanizada”. Além disso, serão entregues 400 mudas de árvores nativas e frutíferas

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 15h, no Assentamento Sadia 3, a entrega de um trator agrícola ‘Massey Ferguson’ de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de ‘patrulha mecanizada’.

Além de equipamento para uso dos agricultores familiares da comunidade, serão entregues também 400 mudas de árvores nativas e frutíferas – especialmente de caju e goiaba – com o objetivo de fomentar a produção dos assentados.

O titular da Pasta, Célio Santos, explica que o maquinário irá beneficiar diretamente a produção familiar de cerca de 400 pequenas propriedades que integram o Sadia 3. “Esses equipamentos chegam para facilitar e promover agilidade às atividades da região, fomentando a produção do assentamento”.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro lança ação ‘Agro da Gente’ e fomenta rede de apoio aos pequenos produtores

O trator é fruto de Termo de Cessão entre a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf/MT) e a prefeitura de Várzea Grande. Ainda segundo Célio Santos, até o final deste mês, por meio de outro Termo de Cessão, serão entregues dois microtratores – também acompanhados de implementos – para atendimento das demandas do Sadia 3 e da agricultura familiar do Distrito de Limpo Grande.

“Essa patrulha se encaixa às demandas de produção da olericultura e por isso atende ao perfil dessas duas comunidades”. A olericultura é responsável pela produção e oferta de hortaliças, folhas, raízes e tubérculos, por exemplo. Outra vocação do Limpo Grande é a produção de ‘caixarias’ – quiabo, maxixe e berinjela – e os microtratores também atendem a essa necessidade pontual da comunidade.

Estarão presentes à entrega a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e lideranças de comunidades rurais da região como da Sadia 1, da Vista Alegre e da Dorcelina Folador.

SERVIÇO:

O QUE: Entrega de Maquinário, Patrulha Mecanizada e mudas de árvores nativas e frutíferas.

Leia Também:  Prefeito Zema Fernandes articula caminhões, maquinários e carros para a agricultura familiar de Nortelândia

QUANDO: dia 26 de Maio (Quinta-feira)

HORÁRIO:  a partir das 15h

LOCAL: Assentamento Sadia 3 em Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA