Destaque

Governador: “Ajudar o reeducando a ter oportunidade é estratégia para diminuir a violência”

Publicados

em

Governador: “Ajudar o reeducando a ter oportunidade é estratégia para diminuir a violência”

Mauro Mendes inaugurou local que irá auxiliar egressos do sistema prisional a encontrarem colocação no mercado de trabalho

Por Lucas Rodrigues

Com informações Secom-MT

Governador Mauro Mendes
Foto: Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes afirmou que a inauguração do Escritório Social é uma das estratégias do Governo de Mato Grosso para dar oportunidades aos egressos do sistema prisional e, assim, “diminuir a violência no estado”.

A sede do Escritório Social foi inaugurada nesta quinta-feira (19.11). A unidade está sob a gerência da Fundação Nova Chance (Funac), instituição do Governo do Estado que instituição responsável pela reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade e os egressos do Sistema Penitenciário.

Além do governador, também participaram da inauguração: o conselheiro Mário Guerreiro, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores; o superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Orlando Perri; o desembargador Luiz Ferreira; a presidente da Funac, Dinalva Oriede; entre outras autoridades.

Leia Também:  Festa do cinema brasileiro e mato-grossense: Cinemato começa nesta segunda-feira

“O Escritório Social é uma das etapas de um programa de ressocialização e uma das estratégias para diminuir a violência na sociedade. Essa estratégia passa pela correta aplicação das leis, punindo aqueles que por algum motivo façam uma transgressão, passa pela reestruturação do sistema prisional, e também em criar alternativas para que esses cidadãos possam encontrar oportunidades, seguindo duas vidas e voltando a ser cidadãos de bem”, explicou o governador.

Mauro Mendes destacou que o Escritório Social vai ajudar o reeducando a “retomar sua dignidade e encontrar um futuro melhor”.

“Essas pessoas podem ter cometido alguma ilegalidade, e essas leis estabelecem penas que devem ser cumpridas com rigor. Mas, após o cumprimento, essas pessoas merecem oportunidades. E o Escritório Social vai criar essas oportunidades dentro da realidade do mercado de trabalho e ajudar essas pessoas a encontrarem seus caminhos”, ressaltou.

Mais ações

O Governo de Mato Grosso acredita e investe na ressocialização. Pelo programa Mais MT, estão previstas cerca de 4 mil novas vagas para o sistema prisional, garantindo mais segurança e o cumprimento da pena com dignidade.

Leia Também:  Como a Hipertensão Arterial pode afetar os nossos olhos

Neste ano, o Governo já inaugurou a Penitenciária de Várzea Grande, com 1008 novas vagas. Ainda nesta sexta-feira (20.11), também será inaugurado o raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE). A estrutura de mais de 1.500 metros² teve custo de R$ 9,7 milhões e vai aumentar a capacidade da unidade para mais 432 vagas, reduzindo o déficit carcerário.

Ainda estão sendo ampliadas mais centenas de vagas em presídios no interior do Estado, além da construção de outras unidades prisionais.

“Se queremos ter segurança aqui fora, precisamos controlar lá dentro. O objetivo é que o reeducando possa sair de lá e ser um cidadão de bem, e não serem requalificados ou obrigados pelas facções a cometerem crimes”, pontuou o governador.

Além disso, no mês passado, o governador enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê que as empresas que contratarem ex-reeducandos (presos que já cumpriram a pena), ou reeducandos que estão em regime aberto ou em livramento condicional, receberão um subsídio de meio salário mínimo do Governo do Estado.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Carlos Alberto da Rocha e Nilza Pôssas de Carvalho tomam posse no TRE-MT

Publicados

em

Por

NOVA DIREÇÃO

JB News

Por Denise Niederauer

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), empossa os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Pôssas de Carvalho, nessa sexta-feira (23. 04).
A Solenidade de posse será virtual, às 17 horas, com transmissão pelo canal oficial do TRE no YouTube link: https://youtube.com/c/TREMT1 e pela TV Assembleia, canal 30.1.
Na próxima terça-feira (27.04), às 9 horas, o Pleno do TRE escolherá, por meio de votação, entre os dois empossados, quem exercerá o cargo de presidente e quem atuará como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Em seguida, terá início a solenidade que marca a entrada dos novos dirigentes no exercício dos respetivos cargos.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Textos e documentos de gêneros variados do poeta Silva Freire passam por processo de catalogação
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA