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Frenfer: frente parlamentar deve fortalecer o transporte ferroviário

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A Comissão de Infraestrutura do Senado deu um passo importante para o desenvolvimento do setor ferroviário ao aprovar a criação da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Frenfer). O projeto de resolução segue agora para a Comissão Diretora do Senado, onde poderá ser oficialmente instalado.

A Frenfer tem como objetivo promover o debate e a formulação de políticas públicas voltadas à ampliação e modernização da malha ferroviária nacional. A medida prevê a implantação de ferrovias privadas autorizadas, regulamentadas pela Lei das Ferrovias (Lei 14.273/2021), buscando fomentar investimentos no setor e aperfeiçoar a legislação existente.

A iniciativa surge em um momento crucial para o Brasil, onde o transporte ferroviário é apontado como uma solução para desafogar as rodovias, melhorar o escoamento de produtos agrícolas e reduzir os custos logísticos. O modal ferroviário, mais eficiente e sustentável, é estratégico para o agronegócio e a indústria, setores que dependem de infraestrutura robusta para atender às demandas internas e externas.

Durante recente debate promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, representantes do setor público e privado destacaram a urgência de investimentos para tornar as ferrovias uma matriz predominante no transporte de cargas no país. A necessidade de maior clareza nos projetos de ampliação e o fortalecimento da fiscalização pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram apontados como prioridades.

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Entre os desafios identificados estão relatos de recusa de atendimento por concessionárias ferroviárias, falta de transparência nos dados operacionais e insuficiência de investimentos públicos no setor. Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, a malha ferroviária brasileira ainda não acompanha o ritmo do crescimento do agronegócio, setor que já responde por boa parte das cargas transportadas por trens.

O agronegócio, pilar da economia nacional, tem sofrido com a dependência excessiva do transporte rodoviário, que representa cerca de 60% do total movimentado. Especialistas alertam que essa situação limita a competitividade brasileira no mercado internacional e aumenta os custos de exportação.

Uma das propostas para reverter esse cenário é a conclusão de projetos estratégicos como a Ferrogrão, que conectará a região produtora de grãos em Mato Grosso aos portos do Norte do país. Apesar de sua relevância, o projeto enfrenta impasses legais relacionados a questões ambientais e ainda depende de aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo federal destacou que os investimentos em infraestrutura ferroviária estão em expansão. Em 2023, o setor privado aplicou R$ 10,4 bilhões em ferrovias, com previsão de atingir R$ 14,4 bilhões em 2024. Esses recursos são fundamentais para ampliar a capacidade da malha ferroviária e promover um modelo logístico mais sustentável e eficiente.

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Com a criação da Frenfer, espera-se um diálogo mais estreito entre os diversos atores envolvidos no setor, incluindo governo, iniciativa privada e consumidores. A frente parlamentar tem potencial para impulsionar reformas que destravem os investimentos e garantam a ampliação da malha ferroviária, beneficiando não apenas o agronegócio, mas também toda a economia nacional.

A modernização do transporte ferroviário é essencial para atender às demandas crescentes do mercado, contribuir para a descarbonização da logística e fortalecer o papel do Brasil como líder no agronegócio mundial.

Fonte: Pensar Agro

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Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025

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JB News

Da Redação

O empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan e uma das figuras mais influentes do cenário nacional, foi oficialmente convidado para a Norte Show 2025, que ocorrerá de 14 a 17 de abril em Sinop, Mato Grosso. O convite foi entregue em mãos pelo presidente da Associação dos Criadores do Norte (Acrinorte), Moisés Debastiani.

“A Norte Show érealizada em uma das regiões mais estratégicas para o agronegócio, consolidou-se como um evento de importância nacional e queremos muito a presença do Luciano Hang”, declarou Moisés.

Em 2024 a Norte Show teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. A feira reuniu mais de 70 mil pessoas, com cerca de 350 expositores e gerou mais de R$ 4 bilhões em negócios, reafirmando sua posição como uma das principais vitrines do agro no país.

Luciano Hang, também conhecido como “Veio da Havan”, é uma das personalidades mais reconhecidas no Brasil, tanto pelo sucesso empresarial quanto pela sua influência nas redes sociais e seus posicionamentos políticos. Com uma trajetória de mais de três décadas no comando da Havan, Hang é responsável por uma das maiores redes varejistas do país, que emprega milhares de pessoas e se destaca pela inovação e eficiência.

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Além disso, Sinop conta com investimentos significativos do empresário, que inaugurou uma loja Havan no município em 2013, contribuindo para a economia local com investimentos e geração de emprego.

“O convite para sua participação na feira reforça o papel estratégico da Norte Show como ponto de convergência para diferentes setores da economia”, completou Moisés.

*Norte Show 2025: expansão e inovação*

A edição de 2025 já nasce com expectativas elevadas, marcadas pela expansão da área de exposição e pelo planejamento estratégico que prevê ainda mais atrações e oportunidades. Serão cerca de 400 expositores, ocupando um espaço ampliado para atender à alta demanda. Além disso, a feira se destaca por projetos educacionais como o Campus Norte Show, que conecta universitários ao mercado, e ações voltadas às novas gerações, como o Norte Show Kids.

O evento também mantém sua tradição de unir negócios e experiências, com seminários, leilões e o aclamado 100% Carne, que celebra o melhor da pecuária mato-grossense.

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