Internacional
Fortes chuvas atingem regiões do Japão

Autoridades meteorológicas japonesas afirmaram que as regiões de Hokuriku e do sul de Tohoku, além da província de Niigata, enfrentam chuvas fortes sem precedentes. Elas pediram que as pessoas se preparem para uma precipitação recorde capaz de provocar desastres.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, uma frente acompanhada de um sistema de baixa pressão nas proximidades das regiões de Tohoku e Hokuriku trouxe mais chuvas que o esperado às províncias de Yamagata e Niigata.
A agência emitiu, hoje (4), um alerta emergencial de fortes chuvas em partes de Niigata. O alerta corresponde a um de nível 5, o mais alto na escala de emergência. O alerta emergencial foi alterado, depois, para alerta às 11h30.
É altamente provável que deslizamentos de terra, inundações e transbordamentos de rios afetem as áreas anunciadas.
Desastre
O alerta emergencial de fortes chuvas que havia sido emitido na província de Yamagata foi alterado para alerta logo após às 6h30 desta quinta-feira. Embora a chuva tenha atingido o pico na região, as margens superiores do rio Mogami transbordaram e o risco de um desastre continua alto.
A Agência de Meteorologia emitiu um comunicado de precipitação horária recorde nas províncias de Ishikawa e Fukui, ao longo do Mar do Japão.
Mais chuvas são esperadas nas regiões de Hokuriku e do sul de Tohoku, além da província de Niigata, hoje à noite.
Fonte: EBC Internacional

Internacional
Biden assina documento de apoio à adesão da Suécia e Finlândia à Otan


Nesta terça-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou documento endossando a adesão da Finlândia e Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) . A ação é a expansão mais significativa da aliança desde a década de 1990.
Biden assinou o documento dando boas-vindas aos dois países, a última etapa para o endosso das nações pelos EUA.
“Foi e é um momento divisor de águas em que acredito na aliança e para maior segurança e estabilidade não apenas da Europa e dos Estados Unidos, mas do mundo”, disse ele sobre sua entrada na aliança pós-Segunda Guerra Mundial.
A expansão da aliança foi apoiada pelo Senado dos EUA por 95 votos a um na última semana e já era esperada após o apoio público dos congressistas. Senadores democratas e republicanos aprovaram fortemente a adesão dos países à Otan, descrevendo as nações como importantes aliadas e cujos militares já trabalhavam em colaboração com a aliança.
A Suécia e Finlândia solicitaram a adesão à Otan em resposta à invasão da Rússia ao território ucraniano, que ocorreu em 24 de fevereiro . Moscou, no entanto, não ficou contente com o pedido e advertiu os países sobre uma possível entrada na aliança militar.
Finlândia e Suécia são integrantes da União Europeia, mas historicamente mantiveram uma posição de neutralidade militar entre o Ocidente e a Rússia. No entanto, a invasão à Ucrânia fez com que os dois países repensassem o status.
Ao assinar o documento, Biden disse que o mandatário russo, Vladimir Putin, está conseguindo “exatamente o que não queria”, com a entrada dos dois países na aliança.
Os demais membros da Otan assinaram o protocolo de adesão da Suécia e Finlândia no mês passado . A entrada dos países, no entanto, ainda precisa ser ratificada pelo parlamento de todos os 30 países que fazem parte da Otan.
A ratificação pode levar até um ano, embora a adesão já tenha sido aprovada por alguns países, incluindo Canadá , Alemanha e Itália.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
-
Geral6 dias atrás
Vigia do HMC tira a própria ao pular do mirante em Chapada dos Guimarães
-
Luto5 dias atrás
Morre o apresentador Jô Soares aos 84 anos
-
Nacional5 dias atrás
Carta em defesa da democracia assinada por Blairo Maggi ganha destaque, e mexe com o tabuleiro político no Brasil
-
Policial6 dias atrás
Empresária envolvida em desvio de recurso na Secretária de Saúde de Sorriso se entrega a Polícia
-
Policial6 dias atrás
Secretário Breno Gomes diz não ter envolvimento em esquema de fraudes em terrenos de VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil cumpre doze mandados de prisão em Cuiabá e Várzea Grande contra estelionatários que aplicavam golpes em São Paulo pela Internet
-
Saúde6 dias atrás
Rondonópolis informa outro caso suspeito de varíola dos macacos
-
Destaque7 dias atrás
MPMT requer suspensão de 22 leis que flexibilizaram porte de arma