EDUCAÇÃO

Formação de diretores no ES adota metodologia do MEC

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), desenvolveu uma proposta metodológica para a formação continuada de gestores escolares. Essa estratégia começou a ser implementada no município de Serra, no Espírito Santo, pelo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. 

A formação é ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e conta com encontros presenciais organizados localmente pelo polo da UAB, a fim de fortalecer a troca de experiências e o debate qualificado sobre a gestão escolar. O curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas em dez módulos, e foi pensado para incentivar a cultura da aprendizagem colaborativa e fortalecer a liderança educacional nas escolas públicas. 

Os polos da UAB são espaços que oferecem suporte pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades dos cursos superiores a distância, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, promovendo o acesso à educação pública de qualidade em municípios de todo o país. 

Leia Também:  Enem 2025: Rio Grande do Norte já registrou 123 mil inscritos

A metodologia integra atividades autoinstrucionais online com momentos presenciais, promovendo o diálogo entre os participantes e a construção conjunta de soluções para os desafios da gestão escolar. A cada módulo, os diretores escolares realizam atividades no Avamec e participam de encontros presenciais para aprofundar os temas estudados. 

O primeiro encontro presencial do curso contou com a participação do Coordenador-Geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Junior, que destacou a relevância do formato adotado. “Essa proposta metodológica potencializa a formação ao combinar o conteúdo virtual com a vivência prática nos polos. O encontro presencial não é apenas um complemento, mas um momento fundamental para que os gestores possam refletir juntos sobre os desafios e soluções da escola pública”, afirmou. 

Também esteve presente a professora Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que contribuiu com reflexões sobre o conteúdo da Sala 1 do curso, que tem como tema Mentoria de diretores: escuta ativa e cultura. 

Leia Também:  Governador atende prefeitos e adia retorno das aulas em Mato Grosso

A experiência do Polo UAB de Serra/ES exemplifica o potencial da proposta metodológica desenvolvida pelo MEC, que alia flexibilidade, estrutura e foco na realidade local. Com essa iniciativa, o MEC amplia as possibilidades de replicação do modelo em todo o país, contribuindo para a valorização da carreira de gestores escolares e para o fortalecimento da educação pública brasileira. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

PND: aberto prazo de recurso para obter isenção

Publicados

em

Por

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado já podem interpor recurso. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, até o dia 11 de julho. 

Além dos concluintes em licenciatura inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025, têm direito à isenção da taxa de inscrição da PND as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou doadoras de medula em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. 

As inscrições para a prova começam na próxima segunda-feira, 14 de julho, e seguem até 25 de julho. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará a primeira edição da PND em 26 de outubro.  

Poderão realizar a PND os estudantes concluintes inscritos no Enade. Além deles, podem participar as pessoas com formação em licenciatura interessadas em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão. 

Leia Também:  Inclusão de alunos com deficiência cresce e consolida apoio escolar especializado

Enade Licenciaturas Realizado anualmente pelo Inep, o Enade das Licenciaturas é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de licenciatura em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. 

A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. O modelo do exame foi reformulado em 2024 com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. 

Com a reformulação, para além das provas teóricas já comumente realizadas, foi adotada uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. A avaliação da prática ocorre durante o estágio supervisionado do estudante de licenciatura. 

Mais Professores Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. 

Leia Também:  MEC lança programas de reforço e de cursinhos populares

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê, além da PND, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. 

Confira o cronograma da PND: 

  • Solicitação de isenção da taxa: 30 de junho a 4 de julho. 

  • Inscrição: 14 a 25 de julho. 

  • Solicitação de atendimento especializado e por nome social: 14 a 25 de julho. 

  • Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho. 

  • Aplicação: 26 de outubro. 

  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro. 

  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro. 

  • Resultado final: 10 de dezembro. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA