Estadual
Forças de segurança registram aumento de 140% em apreensões de drogas em Mato Grosso no primeiro bimestre de 2025

As forças estaduais de segurança registraram aumento de 140% na quantidade de drogas apreendidas em Mato Grosso no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, 9 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em operações das polícias Militar, Civil, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e ações integradas com forças federais, enquanto no mesmo período de 2024 foram retiraram 3,7 toneladas de drogas de circulação.
O volume de drogas apreendido no primeiro bimestre deste ano representa um prejuízo estimado em R$ 138 milhões às facções criminosas ligadas ao tráfico.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cocaína foi o entorpecente com maior quantidade apreendida, totalizando 4,6 toneladas, sendo 50% do total, seguida pela maconha, com 3,2 mil quilos, e pasta base, que somou pouco mais de 1,1 tonelada.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Cesar Rover, considerou os números positivos e atribuiu os resultados ao programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado pelo governador Mauro Mendes em novembro do ano passado, e ao empenho e determinação das policiais em combater o tráfico de droga e todas as modalidades de crimes.
“Vínhamos de um trabalho intenso de repressão ao tráfico, trabalho que se tornou mais intenso ainda nos últimos três meses, com o Tolerância Zero. Em 2024, registramos um aumento de 57% no volume de apreensões em relação a 2023, saltando de 26,2 para 46,2 toneladas de drogas”, lembra o secretário.
“Então, o resultado desses primeiros dois meses de 2025 indicam que estamos no caminho certo, mas, sabemos, é importante lembrar que esse combate ao tráfico é permanente e a cada dia será desenvolvido com mais força e empenho por nossos policiais”, reforça Roveri.
O secretário destaca que o Governo do Estado tem investido em armamentos, viaturas, meios tecnológicos, inteligência investigativa e todos os mecanismos necessários à atuação policial para reprimir o tráfico e atacar o lado financeiro, descapitalizando as facções criminosas.
“A apreensão de drogas é parte fundamental contra as atividades das facções criminosas. Além enfraquecer financeiramente os grupos criminosos, impedimos que a droga chegue ao destino final, que são os centros de consumo, causando danos às famílias e aumentando a violência de um modo geral. A droga está diretamente relacionada a crimes como homicídio, roubos, furtos, entre outros”, enfatiza Roveri.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Corpo de Bombeiros realiza simulado operacional em shopping nesta terça-feira (25)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza, nesta terça-feira (25.3), a partir das 8h, um simulado operacional no Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande. A simulação consistirá em uma ocorrência de princípio de incêndio na praça de alimentação, seguida de uma explosão de GLP.
A atividade será conduzida pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) e incluirá ações de ações de combate a incêndio, salvamento e resgate, além de atendimento pré-hospitalar às vítimas. O objetivo do exercício é treinar as equipes para lidar com situações de urgência e emergência, além de aprimorar as habilidades de resposta a ocorrências.
A simulação contará com a participação de 20 bombeiros na ação operacional e outros 10 na logística, além de cinco viaturas da corporação. Também estarão presentes brigadistas e bombeiros civis do shopping, bem como a Guarda Municipal de Várzea Grande, a Polícia Militar (4º BPM) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Serviço
Assunto: Corpo de Bombeiros realiza simulado operacional em shopping nesta terça-feira (25)
Data e hora: Terça-feira (23.3), das 8h às 10h
Local: Várzea Grande Shopping – Av. Presidente Artur Bernardes, 43, Centro Sul, Várzea Grande
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial4 dias atrás
Dois suspeitos morrem durante Operação contra crime Organizado em Cuiabá
-
CULTURA6 dias atrás
Mãe de Emilly não acredita que o homicídio tenha sido cometido apenas por Nataly, e exige justiça
-
Cidades7 dias atrás
Policial militar é encontrado com tiro na cabeça não resiste e morre em hospital interior de MT
-
CUIABÁ4 dias atrás
Homem invade residência e mantém mulher refém com faca no pescoço em Cuiabá
-
Entretenimento5 dias atrás
Banda de MT, Unpunked Sound lança single de novo álbum; ouça
-
Policial4 dias atrás
Pastor de igreja no Pedra 90, é alvo da PC em operação contra extorsão de comerciantes em Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial6 dias atrás
Politec investigará filhos de Nataly Helen para confirmar relação biológica
-
Destaque5 dias atrás
TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente