Internacional
Foguetes atingem área de embaixada dos EUA em Bagdá; Trump reitera ameaças


Do UOL, em São Paulo
Em meio à escalada das tensões no Oriente Médio, foguetes atingiram a Zona Verde de Bagdá, região onde fica a embaixada dos EUA na capital do Iraque, no fim da tarde deste domingo (5), segundo as forças de segurança locais.
Minutos depois da divulgação dos ataques, cuja autoria e alvos ainda são desconhecidos, o presidente americano, Donald Trump, reiterou suas ameaças de uma resposta militar a eventuais investidas do Irã contra alvos ou cidadãos americanos. Segundo Trump, se isso ocorrer, os EUA reagirão “rapidamente e com força total, e talvez de forma desproporcional”.

Internacional
Programa Aconchego recebe prêmio internacional em reconhecimento às ações realizadas nas aldeias indígenas

O programa, coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes em Mato Grosso, foi premiado pela OEA – Organização dos Estados Americanos
Pamela Muramatsu
Com informações Secom-MT
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc), recebeu um prêmio internacional da OEA – Organização dos Estados Americanos, pela realização do programa Aconchego. A iniciativa, que em Mato Grosso é liderada voluntariamente pela primeira-dama Virginia Mendes, foi vencedora do concurso de boas práticas sobre os grupos e em situação de vulnerabilidade no contexto do Covid-19, na categoria “Povos Indígenas”.
Em 2020, mais de 23 mil cobertores foram distribuídos para comunidades indígenas, beneficiando as 43 etnias existentes em Mato Grosso. A própria primeira-dama foi pessoalmente à algumas aldeias realizar a entrega das mantas.
Além dos indígenas, o programa Aconchego beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade nos 141 municípios de Mato Grosso.
Ao todo, somando o ano passado e mais este ano, o programa distribuiu 300 mil cobertores para as pessoas mais vulneráveis. Em 2020, a meta foi dobrada na comparação com a primeira edição do programa, em razão do aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, vítimas da Covid-19.
A primeira-dama Virginia Mendes explica que Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional em diversas áreas e a premiação da OEA mostra o êxito do programa em um ano tão desafiador como foi o ano de 2020.
“Nossa missão foi redobrada este ano em virtude da pandemia e nos esforçamos muito para cuidar das famílias mato-grossenses e, em especial, das comunidades indígenas que são sempre tão vulneráveis e carentes de todo tipo de assistência. Receber esse prêmio nos enche de orgulho. Parabéns a todos que se esforçaram para que os cobertores chegassem a todas as aldeias indígenas”, destacou.
A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, disse que o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria, com a supervisão da primeira-dama do Estado. “Receber esse prêmio é motivo de orgulho para todos nós”, comemora.
OEA
A OEA, Organização dos Estados Americanos, tem como princípio básico o respeito à soberania e à independência dos países do continente americano. Considerada a primeira organização regional do planeta, a OEA foi regulamentada em 1948, e é o mais antigo organismo regional do mundo. E seus princípios são baseados na democracia, nos direitos humanos, na segurança e no desenvolvimento.
-
Destaque1 hora atrás
MPMT alerta para tentativas de golpe usando nome de Promotores de Justiça
-
COVID-194 horas atrás
Governo publica decreto com novas medidas para frear contágio da Covid-19 em MT
-
POLITICA5 horas atrás
Neri Geller integra comitiva oficial que viabiliza Arthur Lira à presidência da Câmara Federal
-
COVID-197 horas atrás
Mato Grosso recebe 65,7 mil doses de vacina nesta segunda-feira
-
COVID-1917 horas atrás
Publicado no Diário Oficial o termo de compromisso entre o Butantan e Anvisa
-
COVID-1919 horas atrás
Mato Grosso deve receber vacinas contra a covid-19 ainda esta semana
-
COVID-1922 horas atrás
Emanuel Pinheiro comemora a aprovação emergencial das vacinas pela Anvisa
-
COVID-1922 horas atrás
Mato Grosso registra 199.006 casos e 4.793 óbitos por Covid-19 até o final deste domingo