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Focos de queimada na BR-163 mais que dobram no período seco

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Focos de queimada na BR-163 mais que dobram no período seco


Caminhões pipa da Rota do Oeste ajudam a conter incêndios. A média é de quatro atendimentos por dia


O tempo quente e seco elevou o número de focos de queimadas nas margens da BR-163 em Mato Grosso em mais de 163%. A média diária de ocorrências registrada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária Rota do Oeste passou de 1,66 entre os meses de março e junho para 4,38 entre os dias 15 de julho e 15 agosto, período em que a queima é proibida no Estado. Nos últimos 30 dias, 140 focos foram registrados. 


Assim que um foco é identificado pela equipe de inspeção ou denunciado por meio de 0800, as equipes dão início aos trabalhos para conter as chamas e evitar perder o controle do incêndio. O gerente de Tráfego da Concessionária, Fernando Milléo, explica que quando a viatura de inspeção encontra um foco pequeno, imediatamente o operador comunica ao CCO e tenta eliminá-lo com o uso de abafador até a chegada do caminhão pipa. “Esta primeira ação de combate é importante para evitar que o incêndio ganhe grandes proporções”.

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Ao todo, a Rota do Oeste disponibiliza cinco caminhões pipa ao longo dos 850 quilômetros sob concessão, um a cada 170 quilômetros de rodovia. Mesmo assim, quando o foco é extenso ou próximo a regiões povoadas, o CCO também aciona o Corpo de Bombeiros para ajudar no atendimento.


Além de queimar a vegetação e poluir o ar, o gerente Fernando Milléo destaca que incêndios nas margens de rodovia também oferecem risco para quem trafega. “Geralmente a fumaça invade a pista e compromete a visibilidade do condutor. Neste caso, a primeira recomendação é ligar o pisca-alerta e procurar um local seguro para estacionar”. Milléo ainda reforça que o carro nunca deve ficar parado sobre a pista de rolamento. “Outros veículos podem vir e, por não terem visibilidade, podem acabar provocando uma colisão”.


Prevenção


Desde que assumiu a BR-163, a Rota do Oeste deu início à conserva da rodovia, conjunto de serviços que incluem sinalização, limpeza e também os aceiros (faixas livres de vegetação) nas laterais da pista. São 479 quilômetros de rodovia que passam por manutenção constante dos dois lados da rodovia, totalizando 958 quilômetros de faixa de domínio limpos.

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Nestes locais, onde a conserva está sob responsabilidade da Rota do Oeste, o número de ocorrência de focos de queimadas é quase 70% menor do que nos outros trechos. No último mês, 41, do total de 140, ocorrências foram registradas nestes locais.


A Rota do Oeste é responsável pela manutenção, conservação e duplicação de 450 quilômetros entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, de Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. O Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU), porém, é disponibilizado ao longo de todo o trecho entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Sinop.


Laís Costa Marques
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Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

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O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

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“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

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