Turismo
Fluxo aéreo cresce 4,9% em Santarém (PA) impulsionado pelo apoio do Ministério do Turismo

A cidade de Santarém, no oeste do Pará, consolida-se como um dos destinos turísticos mais promissores da Amazônia, e o Ministério do Turismo tem sido um dos principais parceiros do processo de valorização da região. Uma das ações de destaque é a confirmação do patrocínio de R$ 2,6 milhões à edição 2025 do Festival Sairé, uma das manifestações culturais mais simbólicas do Brasil, que será realizada entre 18 e 22 de setembro em Alter do Chão, distrito do município.
O resultado do apoio federal já começa a aparecer em dados oficiais: de janeiro a maio desse ano, o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, recebeu 191.973 passageiros, um aumento de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números da Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, evidenciam o impacto positivo das políticas públicas de fomento ao setor turístico na região.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, observa que, além da maior visibilidade dos atrativos culturais e naturais locais, o esforço contínuo para promover o ramo de eventos em Santarém se reflete diretamente no crescimento do segmento. “O apoio ao Sairé integra uma política estratégica de fortalecimento do turismo cultural e sustentável na Amazônia, resultando no reconhecimento da potência turística da região” destaca o ministro.
Celso Sabino ressalta que patrocinar o Festival Sairé significa investir em uma das realizações culturais mais genuínas do Brasil. “O Festival Sairé representa a alma da cultura amazônica e tem enorme potencial para atrair turistas do mundo inteiro. Apoiar Santarém é fortalecer o turismo de base comunitária, gerar emprego, renda e preservar o nosso patrimônio cultural”, aponta Sabino.
Santarém também recebeu investimentos em capacitação profissional do governo federal, por meio da primeira Escola Nacional de Turismo, no Pará. De janeiro a maio de 2025, a unidade formou 352 alunos mediante parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Os cursos envolveram disciplinas a exemplo de atendimento, turismo de base comunitária e idiomas, contribuindo para elevar a qualidade da experiência do visitante.
ECOTURISMO – O município de Santarém, que dispõe de voos diretos para Brasília (DF), Manaus (AM) e Belém (PA), vem se posicionado como um dos principais polos de ecoturismo da região Norte do Brasil. Mesmo fora da alta temporada – que começa em julho, com a formação de praias de rio –, a cidade se destaca pela oferta de trilhas, gastronomia, vivências ribeirinhas e uma forte hospitalidade.
A partir do impulso do Ministério do Turismo e da chegada de grandes eventos a Santarém, como o Festival Sairé, a expectativa é de crescimento contínuo no fluxo de visitantes, posicionando a região como um destino prioritário entre as opções de viajantes brasileiros e internacionais.
Por Cléo Soares
Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Turismo doméstico lidera movimentação no Brasil com 60% dos embarques e R$ 5,46 bilhões em faturamento

O turismo nacional reafirmou sua relevância em 2024, segundo dados do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Ao longo do ano, 60% dos embarques realizados por empresas do setor foram para destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros.
O número equivale a aproximadamente 31,6 mil aviões comerciais lotados, considerando a capacidade média de 186 pessoas de um Boeing. O fluxo doméstico gerou um faturamento de R$ 5,46 bilhões, o que representa 25% do valor comercializado pelas operadoras filiadas à (Braztoa).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os números evidenciam a força do mercado interno e sua contribuição ao desenvolvimento nacional. “O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, enfatiza Sabino.
O turismo doméstico segue aquecido não apenas nas viagens a lazer, mas também nos deslocamentos regionais e com motivação familiar. A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura turística e as políticas públicas de fomento ao setor têm impulsionado a atividade em diversas frentes.
No ano passado, a maioria das viagens durou de 5 a 8 dias (51,97%), perfil típico do período de férias escolares. Já os roteiros de até quatro dias representaram 35% das vendas, indicando o hábito de aproveitar feriados prolongados para pequenos passeios.
DESTINOS – A região Nordeste do país concentrou 45% do faturamento e 44% dos embarques domésticos, consolidando a liderança como principal destino turístico dos brasileiros. Na sequência vieram Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%), o que reflete a diversidade da oferta turística nacional. Quanto à origem dos viajantes, o Sudeste liderou com 62%, seguido pelo Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).
Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).
PERFIL – O levantamento também detalhou o perfil dos viajantes que utilizaram operadoras. A geração X (45 a 65 anos de idade) representou 34% do público, seguida pela geração Y (30 a 45 anos), com 25%. Já pessoas com mais de 65 anos somaram 19%, enquanto a geração Z (15 a 30 anos) respondeu por 13%. O perfil majoritário é de um viajante que valoriza conforto, praticidade e segurança, buscando pacotes que proporcionem tranquilidade e qualidade à experiência turística.
INCENTIVO – Coordenado pelo Ministério do Turismo e lançado em 2023, o “Conheça o Brasil” é um movimento nacional que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.
A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
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