Esportes
Flamengo vence o Vasco e garante vaga nas Semifinais do Carioca

Com uma exibição dominante no primeiro tempo e eficiência nos momentos decisivos, o Flamengo derrotou o Vasco por 2 a 0 neste sábado (09.02), no Maracanã, e garantiu antecipadamente sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Bruno Henrique e Everton Cebolinha marcaram os gols rubro-negros na 10ª rodada da Taça Guanabara, consolidando a liderança da equipe com 20 pontos.
O jogo
O Rubro-Negro partiu para cima do rival desde o início: aos 27 minutos do primeiro tempo, Bruno Henrique converteu pênalti após falta em Sasha Plata por Lukas Zucarello. O gol veio após pressão constante de Michael pela esquerda e participação ativa de Arrascaeta no meio-campo. O Flamengo ainda teve um segundo gol anulado pelo VAR por impedimento de Varela no lance que culminou no cabeceio de Plata aos 38 minutos.
No segundo tempo, o Vasco reagiu: Vegetti acertou o travessão aos 17 minutos em cabeçada após cruzamento de Puma Rodríguez, e Tchê Tchê testou Rossi com chute perigoso logo no início da etapa final. A esperança cruz-maltina durou pouco: aos 43 minutos do segundo tempo, Everton Cebolinha recebeu passe de Wesley e selou o placar com um chute preciso no ângulo esquerdo de Léo Jardim.
A vitória não só mantém o atual campeão carioca na liderança isolada como também garante matematicamente sua vaga nas semifinais com uma rodada de antecedência – feito que reforça o favoritismo do time comandado por Filipe Luís na busca pelo bicampeonato estadual.
Já o Vasco vive momento delicado: estagnado em quarto lugar com 14 pontos e quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas), depende de tropeços de Sampaio Corrêa (13 pontos), Nova Iguaçu (12) e Maricá (12), que ainda disputam partidas na rodada para permanecer no G4 da Taça Guanabara.
Próximos desafios
Enquanto o Flamengo se prepara para enfrentar o Maricá no sábado (16), às 16h30 no Maracanã – jogo que valerá apenas como ajuste tático para as semifinais – o Vasco tem semana decisiva pela frente: nesta terça-feira (12), às 21h30 em Cariacica (ES), enfrenta o União Rondonópolis pela Copa do Brasil; depois volta sua atenção ao clássico contra o Botafogo no domingo (17), às 16h em São Januário pela última rodada do Estadual – partida crucial para definir seu destino na competição local.
O Rubro-Negro mostrou solidez mesmo com desfalques como Ayrton Lucas e improvisações na lateral esquerda com Varela – além da volta de titulares como Rossi e Léo Pereira ao time inicial. Já o Vasco segue buscando sintonia entre os reforços: Philippe Coutinho retornou ao time titular após lesão e Mauricio Lemos estreou nos minutos finais após substituir Lucas Freitas na zaga central – mudanças que ainda não foram suficientes para reverter a fase instável do clube na temporada carioca.
Com performance superior dentro e fora de campo nesta edição do Estadual até aqui – invicto com seis vitórias em nove jogos -, resta ao Flamengo aguardar os adversários das semifinais enquanto mantém ritmo para os próximos desafios nacionais continentais em abril já projetados pela diretoria rubro-negra .
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X0 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 15/02/2025
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 44.543 presentes
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Filemon Soares Pinto
VAR: Philip Georg Bennet
Cartão amarelo: Varela e Everton Cebolinha (Flamengo) e Mauricio Lemos e Mateus Carvalho (Vasco)
Gols: Bruno Henrique, aos 30′ do 1ºT, e Everton Cebolinha, aos 43′ do 2ºT (Flamengo)
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Danilo, Léo Pereira e Varela (Léo Ortiz); Erick Pulgar, Evertton Araújo (Allan) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Michael (Everton Cebolinha), Plata e Bruno Henrique (Matheus Gonçalves). Técnico: Filipe Luís.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, João Victor, Lucas Freitas (Mauricio Lemos) e Lucas Piton (Victor Luis); Hugo Moura (Payet), Mateus Carvalho e Tchê Tchê (Paulinho); Philippe Coutinho, Zuccarello (Jean David) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
Fonte: Esportes

Esportes
Municípios têm até 31 de março para solicitar construção de Centros Esportivos Comunitários

Mais de 1.000 municípios já submeteram seus projetos para concorrer à construção de 260 Centros Esportivos Comunitários, espaços planejados para oferecer lazer, esportes e convivência social, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade.
Municípios de 24 estados brasileiros já se inscreveram na seleção. Dentre eles, os localizados em Minas Gerais se destacam com o maior número de projetos, seguido pelo Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Bahia e São Paulo. Por outro lado, as cidades dos estados do Acre e Amapá ainda não cadastraram nenhum projeto esportivo.
“A prática esportiva é o direito de todo brasileiro. Então, prefeitos e prefeitas, fique atento para não perder o prazo. Vamos garantir esse recurso e transformar a sua cidade”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.
O prazo para os interessados em receber recursos federais para a construção das estruturas esportivas vai até 31 de março, municípios de todo o Brasil podem se inscrever para participar da segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Acredito que esse número se multiplicará até a data final de inscrição. Só não podem participar os municípios que já foram contemplados na primeira etapa do programa. Após o prazo, o governo federal fará a seleção com base nos critérios de elegibilidade”, explicou Ivo Almeida, assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Esporte.
Os novos centros contarão com infraestrutura completa, incluindo campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. Além disso, terão mobiliário público projetado para fortalecer os laços comunitários e incentivar uma vida mais ativa e saudável. O investimento previsto é de até R$ 1,5 milhão para cada espaço esportivo.
Processo de seleção
A portaria publicada pelo Ministério do Esporte estabelece os critérios e requisitos para a seleção de propostas, que serão custeadas com recursos do Orçamento Geral da União. O documento detalha todas as etapas do processo seletivo e os critérios de elegibilidade.
Clique aqui e confira como se inscrever
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito de Sinop anuncia fim do casamento nas redes sociais
-
Policial4 dias atrás
Policia encontra corpo de Emilly de 16 anos grávida de nove meses enterrada no quintal de casal que tentou registrar bebê recém nascido em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?
-
Cidades5 dias atrás
Protesto em Várzea Grande: moradores bloqueiam ruas e denunciam abandono do bairro Carrapicho
-
CUIABÁ5 dias atrás
Justiça atende pedido que pode descongelar votos de Nicássio do Juca, e mudar a composição na Câmara de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Samantha Iris defende veto a merenda para servidores e critica parlamentares: “Silêncio no corte do café”
-
Policial5 dias atrás
Forças de segurança realizam megaoperação contra facções criminosas em MT
-
POLITICA5 dias atrás
Pivetta reforça otimismo para 2026, e diz que não vai se meter na decisão do União Brasil entre apoiar Jayme ou ele “Eles devem se acertar, e eu não vou entrar nesse mérito”