Estadual
Festival Paralímpico realizado na Unemat bate recorde de participantes

A cada nova edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, um número maior de crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade comparece e emplaca novo recorde de participação em Cáceres. É a 4ª vez que o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRPB-Unemat) sedia o Festival que neste ano reuniu mais de 280 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, no último sábado (14.6), na sede do CRPB-Unemat.
Na edição 2025, dos 122 núcleos selecionados, 39 são Centros de Referência, projeto que faz parte do plano estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. O CRPB-Unemat desenvolve suas atividades na Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini.
Cada um dos núcleos do Festival apresentou ao menos três modalidades durante o evento realizado simultaneamente em todo o país. A ação promovida nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu cerca de 27,4 mil participantes, representando a maior adesão do evento. No CRPB-Unemat os participantes vivenciaram, de forma lúdica e inclusiva, as modalidades paralímpicas de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas e tênis de mesa.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Com tema Corixos de Letra, Academia Mato-grossense de Letras realiza 6ª edição do projeto Casa Aberta

A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza a 6ª edição do projeto Casa Aberta nesta quinta-feira (10.7), a partir das 18h, na Casa Barão, em Cuiabá. Com o tema “Corixos de Letras”, o evento gratuito conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A programação se inicia com o lançamento do livro “O Rio do Meu Quintal”, de Antonio Peres Pacheco, que terá a presença do autor para uma noite de autógrafos. No mesmo horário, também ocorre a Sopa de Letrinhas, que propõe a projeção de drops literários.
No Papo Acadêmico, atividade onde integrantes da Academia discorrem sobre temas específicos, o professor Flávio Ferreira irá explorar o tema “Teatro e Literatura, semeadura para o Mato Grosso nosso”, a jornalista, Sueli Batista tratará do “Empreendedorismo Literário” e o professor Gonçalo Antunes de Barros Neto “Literatura em ambiente digital”.
A programação ainda conta um pocket show com a Professora Geiza, personagem encarnada por Eduardo Butakka, a entrega do prêmio Hip Hop na Origem e o Slam da Academia. No final do evento, o microfone fica aberto para quem quiser participar.
Confira aqui a programação:
8h – Lançamento do Livro “O Rio do Meu Quintal” de Antonio Pacheco. Noite de Autógrafos com o autor
18h – Instalação Artística Sopa de Letrinhas
18h15 – Papo Acadêmico com Sueli Batista, Flávio Ferreira e Gonçalo Antunes de Barros Neto
19h30 – Pocket show com a Professora Geiza, personagem de Eduardo Butakka
19h50 – Entrega do prêmio Hip Hop na Origem
20h – Slam da Academia
20h45 – Dj e microfone aberto
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Mais de 80% dos estados aderiram à Prova Nacional Docente