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Ferrovia em Cuiabá: do sonho à realidade

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Foto: Ronaldo Mazza

* Carlos Avallone

Este 20 de setembro entrará para a história como o dia em que Cuiabá assegurou definitivamente a concretização do sonho de Vicente Vuolo e de tantas lideranças políticas, empresariais e comunitárias: o trem, enfim, vai chegar a Cuiabá.

A assinatura pelo governador Mauro Mendes do contrato com a concessionária oficializa a implantação da nossa primeira ferrovia estadual, 730 km  de linha férrea interligando Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Como parlamentar, tenho muita honra de ter contribuído nas ações de protagonismo da Assembleia Legislativa, que asseguraram as condições legais para estes avanços históricos. A ferrovia em Cuiabá foi possível graças à aprovação, no Parlamento, de uma Proposta de Emenda Constitucional e de um Projeto de Lei Complementar que deram a sustentação legal necessária. 

Em 2020, em coautoria com os colegas Eduardo Botelho e Janaína Riva, apresentamos a PEC  que gerou a emenda constitucional 93, aprovada por unanimidade, autorizando  o governo a construir e explorar de forma direta a malha ferroviária. No início deste ano aprovamos o PLC 685 que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado. 

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Graças a estas iniciativas parlamentares, o Executivo pode contratar esta obra que vai beneficiar muito a Baixada Cuiabana e todo o estado.

A luta pela ferrovia, iniciada pelo visionário Vicente Vuolo,  prosseguiu ao longo de décadas com o empenho de parlamentares, governadores e presidentes da República, com apoio dos segmentos sociais. 

Embarquei nesse trem, que povoa o imaginário cuiabano, nos anos 90 como secretário de Estado de Indústria e Comércio no governo Dante de Oliveira. Tive a honra de participar dos esforços para a conclusão da ponte rodoferroviária entre SP e MS. Dante foi incisivo pela conclusão da obra junto ao governador Mário Covas e ao presidente FHC. No final do governo Dante, ainda tive o prazer de participar com ele da inauguração da ponte rodoferroviária viabilizando a chegada dos trilhos a Alto Taquari e Alto Araguaia. 

Em 2019, coordenei uma audiência pública da Assembleia e Senado sobre a ferrovia, com apoio dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes. Também organizei uma visita técnica ao terminal ferroviário de Rondonópolis, com lideranças políticas, empresariais e comunitárias. 

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Sempre defendi que a baixada cuiabana não poderia ficar fora desse trem. Existe hoje uma demanda para transporte de mais de 20 milhões de toneladas de produtos para Cuiabá através de contêineres. Este frete de retorno justifica a implantação de um terminal de contêineres e outro de combustíveis na região.

A implantação da ferrovia é um investimento de R$ 11,2 bilhões que deve gerar mais de 230 mil empregos.  É muito mais que transporte de mercadorias, pois fortalece a economia e abre novas oportunidades de trabalho. 

O foco agora é a geração de empregos durante a construção da ferrovia. Por isso apresentei emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2022). Queremos elevar de 10 mil para 100 mil trabalhadores qualificados pelo governo para as vagas geradas pelas obras.

O sonho da ferrovia em Cuiabá está consolidado e se concretizará fisicamente até 2025, com benefícios para toda a população. O trem está chegando. O sonho de Vuolo é realidade! 

Carlos Avallone é deputado estadual e presidente do PSDB-MT

Fonte: ALMT

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Lúdio Cabral requer explicações do governador sobre dinheiro público gasto em festa no Salto das Nuvens, em Tangará da Serra

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Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, informações e documentos sobre o apoio do governo estadual e o dinheiro público gasto na festa realizada na cachoeira Salto das Nuvens, em Tangará da Serra, na sexta-feira passada (15), no chamado “1º Encontro de Líderes e Empreendedores do Brasil”.

“Não haveria problema em realizar um seminário ou mesa-redonda para apresentar e debater o potencial de Mato Grosso para desenvolvimento econômico. Mas a informação que temos, de pessoas que estiveram no evento, é que o palestrante falou apenas 20 minutos, e o restante do tempo foi apenas festa. Uma festa milionária, um banquete regado a uísque, com show de cantores nacionais. A festa tem a marca do governo de Mato Grosso entre os apoiadores. O governo colocou dinheiro público nesse evento? Quanto de dinheiro público foi gasto com essa festa? São perguntas que fizemos no requerimento”, disse Lúdio.

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No requerimento aprovado na sessão de quarta-feira (20), Lúdio Cabral busca ter acesso às planilhas detalhadas dos gastos feitos pelo governo estadual, além das cópias dos processos de contratos, convênios, ou termos assinados pelo governo, e detalhamento das ações do governo e do dinheiro público gasto para realizar o evento na cachoeira Salto das Nuvens.

“Mato Grosso tem 3,5 milhões de habitantes, dos quais 2 milhões estão inscritos no Cadastro Único da Assistência Social, em situação de insegurança alimentar, e 500 mil pessoas abaixo da linha de pobreza, passando fome. Não tem lógica o governo estadual gastar dinheiro com uma festa como essa. É um desrespeito com a população de Mato Grosso, que ainda sofre com a pandemia de covid-19. O estado com a pior gestão do país na pandemia, a maior taxa de mortalidade, quase 14 mil famílias em luto por conta da covid-19, e o governador fazendo uma festa milionária como essa?”, destacou Lúdio.

Fonte: ALMT

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