CUIABÁ
Feira da Agricultura Familiar de Cuiabá ganha novidades e atrai público

Novos itens enriqueceram a tradicional Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, realizada na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. Entre legumes, verduras, frutas, temperos, artesanato, salada de frutas, manga temperada e muito mais, a 6ª edição do evento, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), na segunda-feira (9), apresentou ainda tapetes artesanais, verduras hidropônicas, salgados em bandejas e bolos de “cacau cuiabano”.
Quem não pôde comparecer, pode se programar para as próximas edições, que acontecem no próximo mês: dia 7, na Praça da República, e dia 14, novamente na Praça Alencastro, sempre às segundas-feiras. Os feirantes celebram a fixação do horário das 10h às 18h para ambas as praças.
“Está sendo uma oportunidade muito boa. Mais um ponto na cidade para vendermos nossos produtos. Participo de feiras desde 2011, na Avenida Brasil e no CPA. Além de chás, temperos, café torrado e em grãos, minha esposa faz tapetes com retalhos, que trouxemos para apresentar aos clientes que circulam e trabalham no centro da cidade. Cada região tem seu público diferenciado, o que é ótimo para nós feirantes”, comentou João Vicente Rodrigues, da Comunidade Pai Joaquim.
Larissa Evelyn, da Comunidade dos Ipês, na Ponte de Ferro, trouxe verduras hidropônicas, como alface, salsinha e coentro. Devido à sensibilidade dos produtos fresquinhos, permaneceu apenas no período da manhã.
Thaara Gayva, empreendedora cuiabana, ofereceu salgados em bandeja, como esfihas abertas e pãezinhos de canela. Após um tempo afastada do mercado, ela está retomando a produção. “Estou vendendo bem aqui. É uma ótima oportunidade de apresentar meu produto ao público. Está sendo bem aceito, já vendi quase tudo, e a feira vai até mais tarde”, revelou.
O cacau cuiabano também ganhou destaque na banca da dona Sandra Aparecida, que expôs biscoitos, francisquitos, farofa de pilão e o tradicional bolo de melado de cana, conhecido como o “cacau cuiabano”.
A gastronomia conquistou o gosto dos visitantes. “A feira começou antes do meio-dia e favoreceu bastante quem vende comida, pois muitos trabalhadores da região aproveitaram para comprar durante o almoço”, ressaltou Luís Alberto Rodrigues Leite, responsável pela organização da Feira da Agricultura Familiar da Smat.
As peças de artesanato, incluindo chinelos e tiaras bordadas à mão, encantaram pela variedade e beleza, agregando ainda mais diversidade à feira.
Entre as delícias, algodão doce, pipoca doce em potes, docinhos recheados de limão e potes com doces variados, inclusive com sabores mesclados, também fizeram sucesso.
“A cada edição, superamos as expectativas. Esse é nosso objetivo para fortalecer a produção do campo. Convidamos todos a prestigiar e somar conosco”, finalizou Luís Alberto.
#PraCegoVer
A foto mostra as bancas onde os produtos estão expostos e pessoas verificando os itens. Mamão, bananas, batatas doces estão em plano de frente da imagem. E ao fundo do cenário está a igreja Matriz de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Consulta pública aberta para definir uso de recursos da Lei Aldir Blanc em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre Consulta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo promover a participação da sociedade na construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAAR), que orientará a destinação dos investimentos culturais no município. Será realizada de forma remota entre os dias 11 e 22 de junho, permitindo que todos os cidadãos interessados contribuam com sugestões e propostas. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS5aypOiSDy-mG3K37zNieIaPBMVTp8ls9MgkLbybvhFo6ew/viewform?usp=mail_form_link .
A Política Nacional Aldir Blanc, criada pela Lei nº 14.399/2022, representa um marco para a cultura no Brasil, por democratizar o acesso e fortalecer iniciativas culturais em todas as regiões.
Ressalta-se ainda, que o Plano de Aplicação dos Recursos é uma exigência para que os entes federativos recebam os repasses do Governo Federal em 2025. O prazo para a submissão dos PAARs vai até o dia 1º de julho de 2025.
Como parte do processo de escuta social, a Prefeitura também realizará o Encontro com a Cultura, um evento presencial no dia 24 de junho, no saguão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico. O evento reunirá representantes da sociedade civil, produtores culturais e demais interessados para debater as prioridades e as necessidades culturais do município.
O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson reforça que tanto a consulta online quanto o encontro presencial são oportunidades fundamentais para que a população participe ativamente das decisões relacionadas à política cultural local, fortalecendo as expressões artísticas e a diversidade cultural de Cuiabá.
E convida todos a participarem da iniciativa e assim, ajudem a construir uma cultura cada vez mais acessível e representativa.
Mais informações pelo whatsapp (65) 99994-8811.
#PraCegoVer
A imagem mostra a fachada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. Na lateral há uma pintura de homem com a viola de cocho e também uma planta natural com flores vermelhas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Mãe de menino que morreu carbonizado em incêndio em Cuiabá muda versão e passa a ser investigada pela Polícia
-
Entretenimento6 dias atrás
Confirmado: Guns N’ Roses fará show em Cuiabá pela primeira vez no dia 31 de outubro
-
Policial6 dias atrás
Juiz cumpre decisão do STJ e anula condenação de 7 anos de prisão de “WT” apontado como líder do C.V em MT
-
Cidades6 dias atrás
Número de vítimas sobe para oito em investigação contra vereador bolsonarista acusado de abuso sexual
-
Turismo6 dias atrás
Brasnorte marca presença na FIT Pantanal 2025, fortalece potencial turístico e avança no Eco e EtnoTurismo
-
Turismo7 dias atrás
Desenvolvimento turístico marca novo recorde com número de passageiros que desembarcaram na região Norte do Brasil
-
Turismo7 dias atrás
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas
-
Política Estadual6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri visita municípios do Araguaia