VÁRZEA GRANDE

Famílias do Residencial Izabel Campos recebem ação do Cadastro Único no seu bairro

Publicados

em

Moradores do Residencial Izabel Campos – região do Jardim Glória – participam nesta quarta-feira (27), de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Cadastro Único, na busca ativa de famílias que se encontram com inconsistência de dados cadastrais, o que inviabiliza o acesso a programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, bem como a inserção de pessoas que necessitam de auxilio. No Residencial Izabel Campos residem 840 famílias.

O evento contou com a participação da Secretaria de Saúde que disponibilizou também uma equipe de enfermeiros para a atualização vacinal, de crianças e adultos.

Como explica a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Arantes, é importante que as famílias tenham consciência da necessidade de terem os dados atualizados, e isso deve acontecer, toda vez que mudarem de endereço, celular e até de município. “Em todas essas situações é importante que o beneficiário procure o CRAS, de sua região, e comunique o fato para que seja feita a atualização, caso contrário correm o risco de terem o benefício bloqueado e até mesmo suspenso”, orientou.

A coordenadora disse que a Secretária de Assistência Social adotou essa ação itinerante por perceber que as famílias que residem em locais mais afastados da região central, têm mais dificuldade em acessar os serviços dos CRAS e acabam deixando de fazer o comunicado de ‘mudanças’ o que compromete a busca ativa dos beneficiários.

Leia Também:  Grande ação em Várzea Grande reforça vacinação é atualização do calendário vacinal 

Elizangela Arantes reforça também que esses eventos realizados nos bairros são justamente uma forma de fazer a busca ativa dessas famílias que não estão inseridas em programas sociais e que necessitam ser assistidas. “Por isso essa ação está sendo realizada nos bairros como uma forma de ir ao encontro dessas pessoas, e muitas delas não têm acesso a programas sociais também por falta de informação. É importante que elas participem dos eventos promovidos pela Secretaria de Assistência e que busquem entender como funciona e quem tem o direito de se inscrever ao programa”.

Lorena Marques Costa, 29 anos, reside no residencial Izabel Campos há dois anos. Mãe de três filhos aproveitou a ação para fazer a inscrição da filha de 9 meses ao Cadastro Único e também para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. “Esse evento vem ao encontro de nossas necessidades. Muitas mães trabalham fora, outras não têm com quem deixar os filhos pequenos, daí fica complicado buscar informações nos CRAS e até mesmo auxílio para nossas famílias. Hoje, nesta ação aqui do bairro estamos tendo essa oportunidade, e seria bom que todos participassem desse movimento”.

Leia Também:  Servidores públicos pedem prisão de Lucimar Campos por descumprimento de determinação judicial

A titular da pasta, Ana Cristina Vieira, lembra que o Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. “Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura”.

Atendimento Domiciliar: A coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Arantes, em companhia da Assistente Social do CRAS Jardim Glória, Benedita Conceição do Nascimento, realizaram visitas domiciliares a pessoas impossibilitadas de comparecer na ação, realizada no bairro, por estarem acamadas ou terem dificuldade de locomoção. “Expandimos essa cobertura na garantia do acesso a essas pessoas que têm direito ao benefício e que não conseguem se locomover. É nosso dever dar suporte às famílias que mais precisam, e estamos trabalhando para que seus direitos sejam supridos. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Vídeo:Jayme diz que oposição fez lavagem cerebral na população de VG, e questiona capacidade de articular recursos e fazer obras durante entrega de mais uma ETA “Será que tem capacidade”?

Publicados

em

Por

DESABAFO

JB News

Por Alisson Gonçalves

 

Jayme diz que oposição fez lavagem cerebral na população de VG, e questiona “Fizemos grandes obras. Será que os que vão assumir os seus mandatos em 1 de janeiro terão a capacidade de entregar pelo menos uma grandeza dessas˜?

 

O Senador Jayme Campos (UB) comentou nessa manha de sexta-feira 06.12, durante a entrega de mais uma Unidade de Estação de Tratamento de Água (ETA)  Capão de Pequi que fez uma reflexão sobre a gestão do prefeito Kalil Baracat durante os quatro anos de mandato que se encerra neste 31 de dezembro de 2024.

Segundo o senador, ele está preocupado com a próxima administração que sucederá o prefeito. Neste caso o de Flávia Moretti e Tião da Zaeli.

Jayme relembrou varias obras entregues por Kalil no que tange a infraestrutura da cidade, desde o final da gestão de Lucimar, onde ela iniciou a ETA instalada na Avenida 31 de Março. ETA do Chapéu do Sol, e a nova ETA da Imigrantes inaugurada nesta sexta.

Durante seu discurso Jayme indagou os populares que participavam do evento sobre a capacidade dos próximos gestores na administração da cidade.

Leia Também:  Servidores públicos pedem prisão de Lucimar Campos por descumprimento de determinação judicial

 

“Fizemos grandes obras. Será que os que vão assumir os seus mandatos em 1 de janeiro vai ter a capacidade de fazer capacidade de fazer pelo menos uma obra da grandeza como essa aqui, da 31 do Chapéu do Sol, e da Imigrantes”. Destacou o senador.

 

Comentou ainda sobre outras centenas de obras como salas de aulas, Mercado Municipal, Centro de Reabilitação .

 

Durante seu desabafo, Jayme disse que não está chorando leite derramado, mas que está muito preocupado com o andamento de Várzea Grande. Destacou o repasse de emendas para a saúde no valor de mais de R$ 16 milhões de reais para aquisição de insumos e medicamentos, e obras. Inclusive para que o prefeito Kalil possa encerrar seu mandato cumprindo os compromissos com pagamentos de salários e fornecedores.

 

Segundo Jayme a população de Várzea Grande irá sentir saudade da gestão de Kalil já o inicio de 2025, quando for comparar com a gestão de Flavia Moretti.

 

 

“Entretanto não temos motivos para ficar lamentando o passado. u tenho certeza que terá o reconhecimento do prefeito e sua gestão. Ele vai ser reconhecido e não passa de 120 dias˜. Comentou.

Leia Também:  Kalil quita salário de novembro e dezembro ainda fecha o ano com reajuste e reclassificação

Em outro momento já finalizando uma de suas falas o senador direcionou a sua fala ao prefeito Kalil, sobre a sua derrota na eleição de 2024. Segundo Jayme “Infelizmente o povo não quis, perdemos por mais de 60 mil votos. É voto pra caramba”. Disse.

 

E criticou a população que não entendeu o momento da eleição e principalmente por conta do mote usado pelos seus adversários que ganharam o pleito. Onde Flavia e seu grupo pontuou a falta de água como um dos maiores problemas da cidade.

“Democracia é isso mesmo, espero com certeza 2ue no futuro possa ter uma gestão aqui que façam uma gestão como esta. Vocês perceberam que depois que passou a eleição acabou sede no povo. Ninguém fala mais de água aqui na Várzea Grande. Acabou pontualmente ou eventualmente a falta de água dentro do bairro. Ninguém fala mais nada. Em tese eles conseguiram fazer uma lavagem cerebral na cabeça do povo da Várzea-grandense.

 

Veja o vídeo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA