Arquivos JB News 10 Anos
Excesso de antibióticos pode causar sepse e levar até a morte alerta infectologista
Neste 13 de setembro, Dia Mundial de Combate à Sepse, as informações acerca de infecções ganham destaque
Todos os anos pelo menos 700 mil pessoas morrem devido a doenças resistentes a medicamentos. A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também faz alerta sobre o uso exagerado e irregular de antibióticos para doenças não tão graves. De acordo com a OMS, a falta de controle sobre essa utilização é o que colabora para a modificação das bactérias, com isso tornando-as cada vez mais resistentes a medicações.
Nesta sexta-feira 13 de setembro, foi estabelecido o Dia Mundial de Combate à Sepse, condição de pacientes que tiveram resposta exacerbada do organismo a determinada infecção bacteriana, o que ocasiona falência em outros órgãos. Popularmente conhecida como “infecção generalizada”, a sepse é uma inflamação grave e está ligada ao hábito de uso desnecessário de antibióticos, alerta o infectologista do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), Dr. Tiago Rodrigues.
“A sepse é resultado de uma reação do nosso organismo em se defender de uma bactéria. O quadro pode acontecer com qualquer pessoa, mas temos um grupo de risco como idosos, crianças, pacientes com vírus da AIDS, pacientes com diabetes. A melhor forma de combater a sepse é a identificação precoce que nos propicia agir rápido e evitar desfecho trágico. Além de fazer o uso de antibióticos quando for estritamente necessário”, afirma.
Dr. Tiago, em parceria com Dr. Wilian Junior, lideram a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) composta por mais duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem do Complexo Hospitalar de Cuiabá. A enfermeira Camila Ribeiro, responsável técnica da CCIH, comenta que a comissão possui um plano junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com ações e protocolos para evitar e diminuir as infecções.
“A comissão é responsável pelo controle e monitoramento das atividades de possíveis infecções no hospital, monitoramos desde as visitas técnicas nos setores críticos como UTI, CME, a sinalização dos quartos, uso adequado dos equipamentos de proteção, o resultado das culturas colhidas. A sepse é um quadro grave de infecção, mas é possível evitar com a simples e correta lavagem das mãos”, explica.
De acordo com o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI), matando mais do que infarto de miocárdio e do que alguns tipos de câncer. O Brasil possui uma das mais altas taxas de mortalidades do mundo pela sepse. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Nacional5 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ7 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto7 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto5 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades6 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”
-
Cidades4 dias atrás
Assaltante de banco mais procurado do país é morto em confronto com a polícia em Confresa