Polícia Federal
Ex-presidente da OAB-MT é um dos alvos da PF por suspeita de venda de sentenças

JB News
Por Alisson Gonçalves
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ussiel Tavares, é um dos alvos centrais da nova fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira,13.
A ação foi cumprida logo nas primeiras horas do dia em Cuiabá, onde Tavares teve seu passaporte apreendido, bens bloqueados e foi alvo de mandado de busca e apreensão.
A quinta fase da operação também mobilizou equipes em Primavera do Leste e Brasília, com o objetivo de aprofundar a investigação sobre um esquema de compra de decisões judiciais.
Segundo a PF, o grupo envolvido criou uma rede empresarial voltada à lavagem de dinheiro, com o propósito de ocultar a origem dos recursos usados para pagar propina e influenciar julgamentos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ao todo, foram expedidos 11 mandados judiciais nesta etapa, com três alvos em Cuiabá e dois em Primavera do Leste.
A estrutura financeira identificada pelas autoridades tinha como função romper o vínculo direto entre os corruptores e os servidores públicos corrompidos, dificultando o rastreamento do dinheiro.
A operação teve início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023.
A perícia no celular da vítima revelou elementos que impulsionaram a investigação e levaram à descoberta de um esquema envolvendo até mesmo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, ambos afastados e monitorados por tornozeleira eletrônica.
Outro envolvido é o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista do grupo, preso desde novembro de 2024.
As investigações seguem em andamento, com novos desdobramentos esperados nos próximos dias.

CUIABÁ
Investigação revela que vereador Chico 2000 comprou votos de eleitores ligados à atual presidente da Câmara de Cuiabá

JB News
Por Alisson Gonçalves
Investigação conduzida pela Polícia Federal revelou que o vereador afastado Chico 2000 (PL) está no centro de um novo escândalo político por supostamente comprar votos de eleitores ligados à presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), durante a campanha eleitoral de 2024.
A Operação Rescaldo, deflagrada na manhã da última quinta-feira,05, incluiu ações em Cuiabá e Várzea Grande, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão um deles na residência de Chico 2000.
As investigações começaram após uma denúncia anónima que apontava abordagens feitas por ele a eleitores declaradamente apoiadores de Paula Calil. Em troca do voto, Chico teria oferecido benefícios ilegais.
Embora ambos pertençam ao mesmo partido, as informações iniciais indicam que o parlamentar teria agido para enfraquecer a base eleitoral da presidente da Câmara, aliciando seus eleitores com promessas de vantagens ainda não detalhadas.
A Polícia Federal optou por não divulgar mais dados para preservar o andamento das apurações.
Paula Calil, que se encontra em Brasília participando do Encontro Nacional das Mandatárias do PL, afirmou por meio de nota que só comentará o caso após a conclusão das investigações.
Este é o segundo episódio envolvendo Chico 2000 em poucos meses.
Em abril, ele foi afastado do cargo por conta da Operação Perfídia, conduzida pela Polícia Civil, em que é acusado de receber R$ 250 mil em propina para viabilizar a aprovação de um projeto que liberava verbas públicas para a empresa HB20 Construção, responsável pelas obras do Contorno Leste.
Com a nova investigação, Chico 2000 volta a ser o foco das atenções, agora por suposta tentativa de manipulação direta do eleitorado de uma colega de partido, num episódio que reacende o debate sobre ética e disputas internas no cenário político municipal.
-
Cidades5 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso
-
Cidades7 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia descaso do poder público com familiares que sepultam seus entes queridos nos cemitérios de Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Policial2 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
CULTURA6 dias atrás
Grupo Flor Ribeirinha levará grande espetáculo para turnê internacional na Europa
-
Policial6 dias atrás
Veja o vídeo: Homem é executado a tiros dentro de loja em Sinop; polícia investiga ligação com crime organizado
-
Policial7 dias atrás
Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial
-
Policial3 dias atrás
Militares disfarçados de Policiais Civis são alvo de operação após roubo de caminhonete no interior de MT