Estadual

Evento do Governo de MT que homenageia a infância, Dia do SER Família Criança começa nesta quarta-feira (8)

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso dá início, nesta quarta-feira (8.10), ao Dia do SER Família Criança, uma homenagem ao mês das crianças. O evento, realizado na Arena Pantanal, é uma iniciativa idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Por cinco dias, a Arena será transformada em um espaço com o tema Jornada no Safári. O evento reunirá shows musicais, parque de diversões, oficinas recreativas, atividades culturais, feira de artesanatos e praça de alimentação, em um ambiente lúdico e acolhedor.

No dia 8, o evento será para crianças de escolas públicas e entidades cadastradas. A abertura oficial será realizada às 14h. De 9 a 12 de outubro, o evento será aberto ao público em geral, sempre das 18h às 22h, com dois shows por noite, às 19h e 21h.

Ao falar da ação, Virginia Mendes destacou que cada detalhe foi pensado com amor para tornar o momento inesquecível.

“O Dia do SER Família Criança é uma celebração da vida e da esperança. Queremos que cada criança viva um dia mágico, repleto de alegria e encantamento. Pensamos em tudo com muito carinho, porque acreditamos que cuidar da infância é plantar o futuro. Que Deus nos abençoe e, se Ele quiser, estaremos juntos a vocês para celebrar”, afirmou a primeira-dama.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com revólver sem registro em Tangará da Serra

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, reforçou que o evento reúne diversas frentes de ação e foi planejado para oferecer lazer, cidadania e acolhimento às famílias.

“Teremos muitas ações ocorrendo ao mesmo tempo, entre elas a Jornada no Safári, que cria um ambiente lúdico e educativo para as crianças. A proposta é unir diversão, cultura e acesso a serviços, garantindo um espaço de convivência saudável para toda a família. É um evento que celebra a infância, mas também fortalece o papel da cidadania e da inclusão social”, destacou o secretário.

Além das atividades culturais e recreativas, o público contará com o Mutirão da Cidadania, que levará serviços gratuitos, como emissão de documentos, atendimentos do Procon-MT, orientações sociais e outras ações voltadas à promoção da cidadania e inclusão social.

Serviço | Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

08 de outubro – a partir das 14h (exclusivo para escolas e entidades cadastradas)

09 a 12 de outubro – aberto ao público das 18h às 22h

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  SES trata de políticas sobre drogas em webinário nesta quinta-feira (26)

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Corpo de Bombeiros reforça capacitação operacional de militares para enfrentamento de ocorrências no período da seca

Publicados

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) vem intensificando a qualificação técnica e operacional de seu efetivo como preparação para o período de estiagem, quando se eleva o risco de incêndios florestais no Estado. Dentro dessa estratégia de capacitação, a corporação realizou, nesta sexta-feira (17.4), o encerramento da Requalificação do Estágio de Manutenção de Equipamentos Motomecanizados (EMOT).

A requalificação foi realizada pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e teve como objetivo nivelar o conhecimento técnico dos militares em todo o Estado, fortalecendo a capacidade de resposta às ocorrências durante o período de seca, além de ampliar a eficiência no uso dos recursos disponíveis e garantir maior segurança nas operações.

A solenidade de encerramento contou com a presença do diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, do Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel RR BM Lázaro Leandro Nunes, além do comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, e dos militares concluintes da capacitação.

Durante o evento, o coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes destacou a importância da requalificação e do constante aprimoramento técnico dos militares diante dos desafios impostos pelo combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, que possui grande extensão territorial e diversidade ambiental, abrangendo os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Leia Também:  SES trata de políticas sobre drogas em webinário nesta quinta-feira (26)

Esse cenário exige atenção especial ao uso adequado dos equipamentos motomecanizados, sendo o domínio de suas especificidades fundamental para a eficiência das ações operacionais e para o enfrentamento das ocorrências, segundo o diretor.

“Sabemos que os dias difíceis ainda virão. Mas é importante saber que a tropa está sendo capacitada, os materiais e equipamentos estão sendo colocados à disposição e o resultado, no final, vai depender exclusivamente da dedicação e do empenho de cada um. O período de estiagem, assim como em todos os anos, nos impõe necessidade de disciplina e compromisso. E isso os militares vêm demonstrando agora, se qualificando e se aprimorando”, destacou o diretor.

Durante a requalificação, bombeiros de diversas regiões de Mato Grosso participaram de instruções teóricas e práticas voltadas ao uso, operação e manutenção de equipamentos essenciais às ocorrências, considerados fatores determinantes para o êxito das missões.

Entre os conteúdos abordados, estiveram a manutenção de kits de combate, sopradores, motosserras, motobombas, roçadeiras e motores de popa, além de técnicas de condução de viaturas em ambientes off-road. As atividades práticas incluíram situações de risco, como frenagens de emergência, transposição de obstáculos e condução em terrenos adversos, como lama, areia e pistas molhadas, reforçando a atuação segura e eficiente em cenários desafiadores.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante suspeito que tentou extorquir R$ 30 mil de vítima

Para o comandante do BEA, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, a capacitação é fundamental para garantir uma atuação preventiva e bem planejada, permitindo que os militares estejam preparados para responder com agilidade e eficiência às ocorrências. Além disso, os participantes tornam-se multiplicadores do conhecimento em suas unidades de origem, ampliando a disseminação de boas práticas e fortalecendo a atuação técnica durante o período de estiagem no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA