EDUCAÇÃO

Evento discutirá pesquisas participativas no currículo da EJA

Publicados

em

Com o objetivo de ampliar os espaços de reflexão crítica sobre práticas pedagógicas e metodologias participativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Ministério da Educação (MEC) realizará nesta quarta-feira, 18 de junho, o 8º Círculo de Cultura Virtual da Formação em Serviço dos Professores da EJA. O evento será transmitido às 19h (horário de Brasília) pela página do Círculo Cultura EJA e pela Plataforma Even3.   

Promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o círculo abordará o tema “Pesquisas participativas como instrumento metodológico de leitura da realidade e construção de um currículo integrado”, reunindo educadores com experiência prática na área.  

O círculo é voltado para professores da EJA, estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores em educação, gestores escolares e profissionais da educação interessados nas políticas públicas educacionais. Ao acessar a Plataforma Even3, a presença é registrada automaticamente e o certificado de participação está garantido. 

Leia Também:  MEC inaugura obras na Universidade Federal de Catalão

A partir de experiências consolidadas, o evento discutirá caminhos possíveis para a construção de um currículo integrado à realidade dos educandos, com base na pedagogia de Paulo Freire. A formação reafirma o compromisso com políticas educacionais contextualizadas, democráticas e transformadoras.  

O evento integra as iniciativas de formação desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional para a docência na EJA (ProfEJA), realizado por meio da parceria entre Secadi e instituições federais de ensino superior. A ação faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). 

No debate, está confirmada a presença do coordenador pedagógico do Centro Municipal de Educação (CMET) Paulo Freire, de Porto Alegre (RS), Elmar Soeiro de Almeida; e da professora Márcia Terra da Rede Municipal de Porto Alegre.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

MEC cria rede de apoio para política do ensino médio

Publicados

em

Por

O Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM). O colegiado funcionará como uma instância de governança da Política Nacional de Ensino Médio, criada pela Lei nº 14.945/2024. A Portaria nº 495/2025, que estabeleceu a REM, foi publicada nesta terça-feira, 8 de julho, no Diário Oficial da União. 

A rede de apoio tem como objetivo promover o engajamento, a mobilização, a coordenação e a articulação dos agentes responsáveis pela implementação da Política Nacional de Ensino Médio, para garantir a efetivação das estratégias nos territórios e nos sistemas de ensino. 

Como eixos estratégicos de atuação do grupo, estão previstos: organização e arquitetura curricular para a transição e a implementação da Lei nº 14.945/2024, bem como uma proposta de monitoramento e avaliação desse processo; ações em prol do acesso e da permanência dos estudantes nas escolas; proposta para as trajetórias escolares regulares e o desempenho acadêmico satisfatório; mapeamento da infraestrutura física e dos insumos pedagógicos das escolas; desenvolvimento de política de alocação docente, desenvolvimento profissional, formação continuada e valorização dos profissionais da educação; governança, gestão escolar e comunicação com a comunidade. 

Leia Também:  Prorrogadas até 28/3 inscrições para Selo Petronilha Beatriz

A REM será composta por dois representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC; 27 coordenadores de implementação; 27 mobilizadores de implementação; e 27 mobilizadores de educação profissional e tecnológica (EPT). Os membros serão indicados pelos titulares das unidades que representam. 

Os participantes entregarão, anualmente, relatórios de implementação sobre a Política Nacional de Ensino Médio ao Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio. Esses levantamentos serão elaborados pelos coordenadores de implementação. Esses profissionais, juntamente com os mobilizadores, receberão bolsas de formação continuada do MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA