EDUCAÇÃO

Evento debate educação e futuro do mundo do trabalho

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) participou do evento Experiências Internacionais do B20 Brasil: uma agenda para a educação básica e requalificação profissional, realizado na terça-feira, 11 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As discussões abordaram temas sobre a preparação da força de trabalho no contexto da inteligência artificial (IA) e da transformação verde. O foco foi tratar dos impactos provocados pela IA e pelos desafios de atualização tecnológica dos novos profissionais. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, integrou o painel de debate sobre o futuro do trabalho e ressaltou que, em relação à temática, existem muitos desafios e oportunidades. “A lei que instituiu a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica tem vertentes importantes. Entre elas, destaco a implementação do Sistema Nacional de Avaliação dos Cursos Técnicos. Temos que ter essa preocupação com a oferta, mas também com a avaliação da qualidade”, afirmou. 

Ele também apontou a importância da colaboração e de parcerias para o desenho da educação profissional e tecnológica (EPT), por meio de monitoramento, acompanhamento e avaliação,para que possamos incorporar as tendências e as necessidades desse modelo proposto no mundo do trabalho e buscar as habilidades e as competências necessárias dentro da transformação da economia verde da inteligência artificial”. 

Leia Também:  Estudante conquista vaga na universidade ao fazer o Enem antes mesmo de concluir o ensino médio

Propag O governo federal tem viabilizado ações que objetivam o fortalecimento da EPT por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A iniciativa permitirá que os estados e o Distrito Federal revertam parte dos juros de suas dívidas com a União em áreas como a educação profissional técnica de nível médio, entre outras. O aumento de matrículas nessa modalidade de ensino faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Presentes O evento foi realizado em Brasília (DF) e reuniu representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi), de secretarias de educação e do governo federal, assim como especialistas em educação. Além de Bregagnoli, participaram do debate sobre o futuro do trabalho o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne; a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a educação profissional, Cleunice Rehem; a diretora de Consultoria em Talentos e Organização da Accenture, Gisela Sander; o diretor da Cisco Network Academy, Gabriel Barros; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal; e o diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.  

Leia Também:  TCE-MT mapeia ações das redes públicas de ensino durante pandemia

Clique aqui para assistir ao painel na íntegra.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)     

 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Canal Educação, a TV do MEC, estreia nova programação

Publicados

em

Por

A partir desta segunda-feira, 17 de março, o Canal Educação a TV do Ministério da Educação (MEC) está de cara nova! Além de ganhar outra identidade visual, novos programas e parcerias, a grade do canal foi reestruturada em faixas de programação que refletem a missão institucional do ministério 

A nova programação foi planejada para se adequar às diferentes faixas etárias de aprendizado e à capacitação continuada de educadores. Ao longo dos próximos dias, o canal estreará vários novos produtos licenciados e produções exclusivas do Canal Educação a TV do MEC. A nova programação inclui séries documentais, programas de entrevistas, reportagens, transmissões ao vivo e conteúdos voltados para o público infanto-juvenil, jovem, além de conteúdos para profissionais da educação e de formação continuada.   

Programas – O programa Inclusão Pra Valer é uma produção do Canal Educação que apresenta a escola como lugar de acolhimento de diferenças. Em cada episódio da série, a pesquisadora em educação inclusiva Mariana Rosa recebe especialistas de diversas áreas para um bate-papo sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência. O programa tem a orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC e estreia nesta terça-feira, 18 de março, às 19h30 (horário de Brasília).  

Leia Também:  Psicopedagoga orienta pais na escolha da escola dos filhos

a atração Compromisso Nacional Criança Alfabetizada faz parte de outra produção exclusiva do Canal Educação, que mostra o dia a dia nas escolas, as interações da comunidade escolar e a atuação de educadores e gestores para garantir a alfabetização das crianças na rede pública de ensino. Cada episódio traz situações reais da rotina nas escolas, apresentando as interações entre os diferentes atores da comunidade escolar. O novo programa estreia em abril.  

Na grade do Canal Educação, desde o fim do ano passado, o programa Educação Antirracista em Diálogo abre espaço para vozes e histórias inspiradoras, que fortalecem a luta por uma educação antirracista e pela valorização da cultura e dos saberes quilombolas no país. Também produzida sob a orientação da Secadi, a série de entrevistas vai ao ar todas as quartas-feiras, às 19h30, e deve ganhar, em breve, uma segunda temporada.  

NovidadesEntre março e abril, o Canal Educação estreia novos programas e novas temporadas em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública, como a Rede Minas e as televisões universitárias: TV UFPR, da Universidade Federal do Paraná; TV UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto; TV Pernambuco; TV Universitária Rio Grande do Norte (TVURN), entre outras. Também entrarão na grade produções contempladas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav); produções da Red Tal – Televisión America Latina; e da nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em breve, serão apresentados também o aplicativo e o streaming do Canal Educação 

Leia Também:  Abraço fraterno comemora os 145 anos do Liceu Cuiabano

Canal Educação – A TV do MEC pode ser assistida pelo canal aberto 2.3 em Brasília, no Rio de Janeiro e no Maranhão. Já São Paulo assiste pelo canal 1.3. Para saber outras formas de sintonizar o canal, o público pode acessar o portal do MEC. Também é possível acompanhar a TV do MEC ao vivo pelo site do Canal Educação e pelo portal do ministério. Além disso, é possível assistir todas as produções do Canal Educação no YouTube 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA