VÁRZEA GRANDE
Estudo se torna livro em defesa da recuperação ambiental de microbacia no Cristo Rei

Prefeita Flávia Moretti participou ontem da apresentação do diagnóstico, uma parceria entre MPE, UFMT e prefeitura de Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou ontem (23), da apresentação dos estudos de drenagem, esgoto e desassoreamento do projeto Lagoa do Jacaré. O evento ocorreu no Jardim das Mulheres, no bairro Cristo Rei. Na ocasião, foram apresentados três projetos executivos voltados à recuperação ambiental da Lagoa do Jacaré, em Várzea Grande. A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22.
Durante o evento, também foram entregues alguns exemplares do livro “Diagnóstico Ambiental da Microbacia do Córrego do Jacaré no bairro Cristo Rei”. Os estudos sobre a Lagoa do Jacaré foram realizados pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e o Ministério Público Estadual (MPE).
“É importante recuperarmos a Lagoa do Jacaré, diminuirmos este impacto ambiental. Além disso, a Lagoa do Jacaré é um grande receptor de águas pluviais da região. O que for possível fazermos para recuperar esse local, nós faremos”, disse Moretti ao frisar a importância do corpo de água.
Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o objetivo da ação visa mostrar o impacto positivo da recuperação da lagoa e conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. “Para a elaboração dos projetos executivos, foi necessário fazer o levantamento topográfico da microbacia da Lagoa do Jacaré, este levantamento foi custeado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A pedido do Ministério Público, foi instalada cerca no entorno da Lagoa, visando coibir novas invasões na área”.
A coordenadora de Gestão do Meio Ambiente de Várzea Grande, Cintia Serrano, explica que a Gerência de Monitoramento da Pasta monitora regularmente a área, visando verificar a manutenção da cerca e o descarte ilegal de resíduos. “Além disso, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e de Obras, realizou, respectivamente, as atividades de limpeza do local e a instalação de manilhas visando melhorar o escoamento das águas pluviais”.
A promotora de justiça, Michelle Miranda Rezende Villela, chamou à atenção para os antigos problemas ambientais do local. “Infelizmente a Lagoa está muito degradada, com água poluída, lixo, entre outros. No entanto, é motivo de orgulho ver o Ministério Público, Prefeitura, UFMT e outras instituições públicas aqui em busca de recuperar a Lagoa e recuperar este importante ponto ambiental da região do Cristo Rei. Por esse motivo, estamos no empenho de transformar essa área em um parque para a sociedade poder utilizá-lo”, disse Michelle.
A Lagoa do Jacaré abriga duas áreas de nascentes. Uma delas fica no bairro de mesmo nome. A outra está dentro da área verde do Aeroporto Marechal Rondon. Ambas enfrentam desafios como ocupação desordenada e poluição.
Também participaram do evento a deputada federal, Coronel Fernanda (PL) e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim
PARCERIA PARA TRANSFORMAR – O Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), tem apoio da Escola Estadual José Leite de Moraes, da Prefeitura de Várzea Grande e Ministério Público. A proposta envolve ciência, comunidade e instituições para proteger e restaurar esse ecossistema. As ações se expandiram para outros córregos urbanos de Várzea Grande.

POLITICA
Presidente da Câmara de VG pede a troca do presidente do DAE: “Ele não tem diálogo com a Câmara”

*Veja vídeo*
JB News
Por Alisson Gonçalves
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Vanderley Cerqueira, criticou publicamente a gestão do coronel Sandro Azambuja à frente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e defendeu sua substituição.
Para Vanderley, a falta de diálogo entre o presidente do DAE e o Legislativo é um dos principais motivos para a necessidade de mudança.
“Eu acho que isso é normal. Aqueles que vieram e não deram certo, têm que ser trocados. O presidente do DAE também vai ter que trocar, porque ele não tem diálogo com a Câmara”, afirmou o vereador, ao ressaltar que os problemas relacionados à falta de água chegam primeiro aos vereadores, que conhecem a realidade da cidade e foram eleitos para representar a população local.
Questionado sobre a posição da prefeita Flávia Moretti, que teria afirmado não pretender fazer a troca e que teria conversado com Azambuja para melhorar a relação com os vereadores, Vanderley demonstrou ceticismo.
“Acho que não dá. Ele disse que ia me passar o número do telefone novo dele há 60 dias e até hoje nada. Você acha que ele vai mudar?”, respondeu.
O vereador reforçou a insatisfação com a falta de comunicação.
“Não tem como manter alguém que nem o presidente da Câmara conseguiu o telefone dele”, disse. Apesar disso, expressou esperança de que mudanças possam ocorrer mediante pressão política. “Eu acho que vai mudar sim, tem que mudar. Porque o coronel veio e não deu certo.”
Vanderley também comentou sobre a atuação da atual Secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destacando uma melhora no relacionamento e esforços para captar recursos junto ao Estado, com apoio do vice-governador, Otaviano Pivetta.
Segundo ele, a meta é ampliar o horário de funcionamento das policlínicas até às 22h, especialmente nas unidades do 24 de Dezembro, Parque do Lago, Jardim Glória, Marajoara e São Mateus, como forma de avançar no programa Fila Zero e melhorar o atendimento à população.
-
Policial7 dias atrás
O ELO: Casal de empresários suspeitos de participação no assassinato de advogado em Cuiabá terão de utilizar tornozeleira eletrônica, veja os nomes dos presos e envolvidos na operação desta quinta
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem por quase metade dos pedidos de recuperação judicial do agro
-
Policial6 dias atrás
GAECO deflagra operação contra grupo criminoso suspeito de articular invasão de terras públicas em Cuiabá com apoio da facção e servidores públicos
-
POLITICA6 dias atrás
Prefeita Flávia Moretti anuncia concurso público após aprovação da reforma administrativa
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo grava flagrante de motociclista sem capacete até bater em poste e morrer na avenida Mário Andreazza em VG
-
Turismo7 dias atrás
Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil
-
Policial7 dias atrás
Condenado com ordem judicial em aberto é preso após ser flagrado com motocicleta roubada
-
Entretenimento5 dias atrás
Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro no festival global World Creativity Day com protagonismo feminino e literatura de impacto