VÁRZEA GRANDE

Estudo se torna livro em defesa da recuperação ambiental de microbacia no Cristo Rei

Publicados

em

Prefeita Flávia Moretti participou ontem da apresentação do diagnóstico, uma parceria entre MPE, UFMT e prefeitura de Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou ontem (23), da apresentação dos estudos de drenagem, esgoto e desassoreamento do projeto Lagoa do Jacaré. O evento ocorreu no Jardim das Mulheres, no bairro Cristo Rei. Na ocasião, foram apresentados três projetos executivos voltados à recuperação ambiental da Lagoa do Jacaré, em Várzea Grande. A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22.

Durante o evento, também foram entregues alguns exemplares do livro “Diagnóstico Ambiental da Microbacia do Córrego do Jacaré no bairro Cristo Rei”. Os estudos sobre a Lagoa do Jacaré foram realizados pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e o Ministério Público Estadual (MPE).

“É importante recuperarmos a Lagoa do Jacaré, diminuirmos este impacto ambiental. Além disso, a Lagoa do Jacaré é um grande receptor de águas pluviais da região. O que for possível fazermos para recuperar esse local, nós faremos”, disse Moretti ao frisar a importância do corpo de água.

Leia Também:  Campus da UFMT e Novo terminal rodoviário tem recursos de emendas garantidos 

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o objetivo da ação visa mostrar o impacto positivo da recuperação da lagoa e conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. “Para a elaboração dos projetos executivos, foi necessário fazer o levantamento topográfico da microbacia da Lagoa do Jacaré, este levantamento foi custeado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A pedido do Ministério Público, foi instalada cerca no entorno da Lagoa, visando coibir novas invasões na área”.

A coordenadora de Gestão do Meio Ambiente de Várzea Grande, Cintia Serrano, explica que a Gerência de Monitoramento da Pasta monitora regularmente a área, visando verificar a manutenção da cerca e o descarte ilegal de resíduos. “Além disso, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e de Obras, realizou, respectivamente, as atividades de limpeza do local e a instalação de manilhas visando melhorar o escoamento das águas pluviais”.

A promotora de justiça, Michelle Miranda Rezende Villela, chamou à atenção para os antigos problemas ambientais do local. “Infelizmente a Lagoa está muito degradada, com água poluída, lixo, entre outros. No entanto, é motivo de orgulho ver o Ministério Público, Prefeitura, UFMT e outras instituições públicas aqui em busca de recuperar a Lagoa e recuperar este importante ponto ambiental da região do Cristo Rei. Por esse motivo, estamos no empenho de transformar essa área em um parque para a sociedade poder utilizá-lo”, disse Michelle.

Leia Também:  Lucimar Campos tem 79% de aprovação em VG

A Lagoa do Jacaré abriga duas áreas de nascentes. Uma delas fica no bairro de mesmo nome. A outra está dentro da área verde do Aeroporto Marechal Rondon. Ambas enfrentam desafios como ocupação desordenada e poluição.

Também participaram do evento a deputada federal, Coronel Fernanda (PL) e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim

PARCERIA PARA TRANSFORMAR – O Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), tem apoio da Escola Estadual José Leite de Moraes, da Prefeitura de Várzea Grande e Ministério Público. A proposta envolve ciência, comunidade e instituições para proteger e restaurar esse ecossistema. As ações se expandiram para outros córregos urbanos de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Presidente da Câmara de VG  pede a troca do presidente do DAE: “Ele não tem diálogo com a Câmara”

Publicados

em

Por

*Veja vídeo*

JB News

Por Alisson Gonçalves

 

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Vanderley Cerqueira, criticou publicamente a gestão do coronel Sandro Azambuja à frente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e defendeu sua substituição.

Para Vanderley, a falta de diálogo entre o presidente do DAE e o Legislativo é um dos principais motivos para a necessidade de mudança.

“Eu acho que isso é normal. Aqueles que vieram e não deram certo, têm que ser trocados. O presidente do DAE também vai ter que trocar, porque ele não tem diálogo com a Câmara”, afirmou o vereador, ao ressaltar que os problemas relacionados à falta de água chegam primeiro aos vereadores, que conhecem a realidade da cidade e foram eleitos para representar a população local.

Questionado sobre a posição da prefeita Flávia Moretti, que teria afirmado não pretender fazer a troca e que teria conversado com Azambuja para melhorar a relação com os vereadores, Vanderley demonstrou ceticismo.

“Acho que não dá. Ele disse que ia me passar o número do telefone novo dele há 60 dias e até hoje nada. Você acha que ele vai mudar?”, respondeu.

Leia Também:  Lucimar Campos confirma 13° e injeta 63,5 milhões na economia de VG

O vereador reforçou a insatisfação com a falta de comunicação.

“Não tem como manter alguém que nem o presidente da Câmara conseguiu o telefone dele”, disse. Apesar disso, expressou esperança de que mudanças possam ocorrer mediante pressão política. “Eu acho que vai mudar sim, tem que mudar. Porque o coronel veio e não deu certo.”

Vanderley também comentou sobre a atuação da atual Secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destacando uma melhora no relacionamento e esforços para captar recursos junto ao Estado, com apoio do vice-governador, Otaviano Pivetta.

Segundo ele, a meta é ampliar o horário de funcionamento das policlínicas até às 22h, especialmente nas unidades do 24 de Dezembro, Parque do Lago, Jardim Glória, Marajoara e São Mateus, como forma de avançar no programa Fila Zero e melhorar o atendimento à população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA