Mulher
Estela Bezerra é nomeada secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres no Ministério das Mulheres

A jornalista paraibana Estelizabel Bezerra de Souza, mais conhecida como Estela Bezerra, foi nomeada para o cargo de secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres (SENEV) do Ministério das Mulheres. Natural de João Pessoa, na Paraíba, é mulher negra, feminista e defensora de Direitos Humanos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (06/06).
Formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Jornalismo, Estela Bezerra implantou, em 2004, o primeiro mecanismo de promoção de políticas públicas para igualdade de gênero na Paraíba, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres, na Prefeitura de João Pessoa. Foi também secretária de Transparência, coordenadora do Orçamento Democrático e primeira mulher a ser secretária de Planejamento da capital paraibana.
Atuou durante 15 anos no coletivo feminista Cunhã, de seu estado. Entre 2013 e 2014, foi secretária de Estado de Comunicação Institucional e chefe de gabinete do Governo da Paraíba.
Na sequência, foi duas vezes eleita deputada estadual – 2014 e 2018 –, durante os dois mandatos foi autora de legislações relevantes à promoção da proteção social e garantia da cidadania. Presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Educação, Cultura e Desportos e dos Direitos das Mulheres. Também esteve na liderança das frentes parlamentares da Reforma Política, Ambientalista, pelos Direitos da População LGBT e em Defesa da Democracia e da Diversidade.
SENEV
A Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (SENEV) coordena, pelo Ministério das Mulheres, a formulação de políticas de enfrentamento à violência contra mulheres em diversos aspectos, que vão da prevenção à assistência às mulheres em situação de violência.
A SENEV é responsável pela gestão da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, destinado a receber denúncias e reclamações e prestar informações sobre o tema, e pela implantação de Casas da Mulher da Brasileira, em parceria com estados e municípios.
Realiza, ainda, estudos e pesquisas com vistas à redução do feminicídio e de assassinatos de meninas e mulheres por arma de fogo.
Fonte: Ministério das Mulheres

Mulher
Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher avança na mobilização para a 5ª CNPM

A 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), realizada nos dias 12 e 13 de junho, marcou mais um passo importante na mobilização nacional para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). O encontro reuniu conselheiras e representantes do Ministério das Mulheres para debater os avanços na organização da conferência e fortalecer as estratégias de articulação com as organizações e movimentos sociais, feministas e de mulheres, além do poder público e setor privado.
Com a coordenação da ministra das Mulheres e presidenta do CNDM, Márcia Lopes, o primeiro dia da reunião foi dividido em três momentos: deliberação sobre as atas das sessões anteriores; apresentação dos trabalhos das comissões temáticas (cultura, infraestrutura, comunicação, sistematização, mobilização, metodologia e organizadora); e espaço para dúvidas e contribuições ao processo da 5ª CNPM.
Em sua fala inicial, Márcia Lopes destacou que tanto o CNDM quanto o Ministério estão alinhados com a diretriz do governo federal de ampliar a participação social na formulação das políticas públicas. Segundo ela, essa atuação deve estar articulada com outras pastas e demais entes federados, além de envolver o setor privado, os movimentos sociais, feministas e de mulheres.
“Temos que cobrar de todas as áreas, de todos os ministérios, que cumpram a agenda das mulheres. E nós vamos coordenar, mobilizar, articular, dialogar, defender, formular, que é o que este Conselho também tem como tarefa”, pontuou a ministra, informando que está dialogando com os ministérios envolvidos nas pautas transversais para também somarem nos debates.
Durante as apresentações das comissões, a ministra parabenizou o trabalho desenvolvido por cada área e reforçou que “esse momento é crucial para garantir participação e engajamento”. Foram compartilhadas contribuições específicas para a 5ª CNPM e também materiais de comunicação a serem utilizados nas conferências livres, estaduais e municipais – algumas conferências já estão adaptando o material compartilhado. A programação cultural contará com apresentações diversas, e os espaços estão sendo pensados para acolher as participantes, incluindo áreas de descanso e estruturas que garantam a participação ativa de mulheres mães, como fraldários.
Também participaram da reunião a secretária-executiva do CNDM, Rosana Mota, a secretária-executiva substituta do Ministério das Mulheres, Eutalia Barbosa, entre outras autoridades e gestoras do órgão.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O encontro é uma realização do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
A metodologia contempla diferentes etapas preparatórias, como as conferências livres, que abarcam os diálogos territoriais, regionais e temáticos. Desta forma, vozes de marisqueiras, quilombolas, mulheres catadoras, das águas e das florestas, entre outras, estarão contempladas no documento nacional, que orientará a formulação e o aprimoramento das políticas públicas.
Além das conferências livres, que começaram em 28 de abril e se estendem até 15 de agosto, há as conferências municipais e regionais, entre 28 de abril e 28 de julho; e as conferências estaduais e distrital, de 1º de julho a 31 de agosto.
Para participar, acesse a plataforma Brasil Participativo (www.gov.br/brasilparticipativo), onde é possível encontrar cartilhas e guias com orientações para a realização das conferências em cada território. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres
-
Entretenimento6 dias atrás
Vendas de ingressos para show do Guns N’ Roses em Cuiabá enfrenta grande procura e reclamações por falhas no site
-
OPINIÃO7 dias atrás
Respeito ao próximo
-
Cidades5 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Destaque7 dias atrás
Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso
-
Policial6 dias atrás
Servidora da Politec e ex-perito são investigados por cobrar R$ 2 milhões para fraudar laudo judicial
-
Destaque7 dias atrás
Justiça libera R$ 2,1 milhões a idosa em disputa por terra marcada por assassinato de advogado em MT
-
Destaque4 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Cidades4 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso