EDUCAÇÃO
Escolas da rede municipal de Várzea Grande se preparam para início do ano letivo de 2021
Os profissionais da educação já estão se preparando para esse momento tão esperada
Por Rosane Brandão
As aulas nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande estão previstas para retornarem a partir do dia 1º de março de forma remota (não presencial) e em 05 de abril de forma híbrida (parte presencial e parte não presencial). Diante disso, os profissionais da educação já estão se preparando para esse momento tão esperado, principalmente para o retorno das aulas presenciais.
Para os gestores, a expectativa é grande e todos estão ansiosos para o reencontro com os alunos. É o que garante a diretora Edézia Domingas Amorim, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nair de Oliveira Correa. “Estamos desde a semana passada trabalhando e nos preparando para esse retorno. Já preparamos o material apostilado para entregar aos pais, já que no período de aulas remotas trabalharemos com o sistema apostilado. Além disso, já criamos grupos no whatsapp para orientações, recados e informações aos pais”.
Segundo a diretora, a escola também já está se preparando para o retorno das aulas presenciais, organizando o espaço escolar de acordo com as normas de biossegurança. “No que se refere à questão da limpeza e da higienização do ambiente escolar, também já estamos organizados. Adquirimos os materiais necessários, como álcool em gel, dispenser para álcool, termômetro digital e máscaras”.
Nischelle Maria Pinheiro, diretora da EMEB Luiz Reveles Pereira, ressalta que nesse momento não estão preocupados somente com a aprendizagem dos alunos, pois isso os professores fazem com excelência, mas também com o acolhimento das famílias, dos alunos e dos profissionais da educação. “Todos vão precisar de adaptação a essa nova rotina e o profissional precisa estar preparado emocionalmente e psicologicamente, pois assim vai acolher melhor o aluno e a comunidade”.
A diretora Eva de Paulo Vieira Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jayr Luiza de Campos Untar, que atende 146 alunos de 2 e 3 anos, também está muito ansiosa pela volta das aulas presenciais. “O desejo de ver nossos alunos é muito grande e é muito triste ver aquela escola vazia com aquele silêncio profundo. Nossos pequenos também estão ansiosos para voltar, mas precisamos pensar na segurança deles, por isso estamos cumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde e as resoluções do Conselho Nacional e do Municipal.
Na escola do Campo Bianka Lorena da Rocha Capilé, que atende 140 alunos na educação infantil (4 e 5 anos), ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e mais a modalidade da educação de jovens e adultos, também já está tudo pronto para o retorno das aulas.
A diretora Eunice da Silva Araújo ressalta que, por ser uma unidade do Campo, as atividades são 100% realizadas com as apostilas e o material já está sendo preparado. “Fazemos a entrega das apostilas diretamente na casa do aluno e depois voltamos para recolher esse material com as atividades prontas. Nenhum aluno fica sem ser atendido”.
Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) reuniu os gestores das 85 unidades escolares para o alinhamento sobre a retomada das aulas, tanto com relação à questão pedagógica quanto administrativa. Segundo o secretário Silvio Fidelis, a vontade de ver os alunos retornando para a sala de aula é expressiva, mas entende que é preciso pensar na segurança dos alunos e profissionais da educação diante da Pandemia.
“As crianças estão fazendo falta nas unidades escolares Não é fácil entrar em uma unidade escolar e encontrar tudo vazio, não ver aquelas carinhas lindas e cheias de alegria. Mas precisamos ter cautela neste momento e seguir à risca as recomendações conforme preconiza os Ministérios de Saúde e Educação, e saber o momento certo de retornar às atividades normalmente”, declarou.
EDUCAÇÃO
Jordânia é o 75º país a aderir ao Programa de Estudantes-Convênio
O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quinta-feira, 16 de abril, a visita do embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh em um encontro que formalizou a intenção do país em participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) e expandir a parceria bilateral nas áreas de educação e no desenvolvimento científico com o Brasil.
Com o pedido, a Jordânia passa a ser 75º país a aderir ao programa de intercâmbio, um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Agora, o MEC irá adequar seus sistemas para permitir o cadastro desses alunos.
A medida aconteceu no âmbito do Acordo de Cooperação em Educação entre os dois países, vigente desde 2008, e possibilita o acesso de estudantes jordanianos às vagas gratuitas em cursos de graduação e pós-graduação brasileiros.
O aumento do intercâmbio acadêmico entre os dois países poderá estimular novas parcerias entre universidades, a exemplo do Memorando de Entendimento existente entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Yarmouk University (YU), que prevê a mobilidade de estudantes e professores e a realização de projetos conjuntos.
A representação jordaniana destacou ainda o interesse em promover iniciativas educacionais conjuntas nos temas de mudanças climáticas, ciências da saúde, inteligência artificial e agricultura para regiões áridas e semiáridas, nas quais o Brasil possui reconhecida expertise.
Programa de Estudantes-Convênio – O programa, que completou 60 anos de sua modalidade para a graduação (PEC-G), também contempla alunos de pós-graduação (PEC-PG) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE). A iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024 modernizou o programa, a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
O programa teve quase 20 mil alunos beneficiados nos últimos 25 anos. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980. As inscrições para a edição de 2027 do PEC-G e do PEC-PLE, que selecionará até 1,4 mil candidatos, estão abertas até 9 de maio.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI)
Fonte: Ministério da Educação
-
Estadual7 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
CUIABÁ7 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia7 dias atrásLIDE e ALMT reúnem Henrique Meirelles, Hamilton Mourão, Aldo Rebelo Max Ruasi e gigantes da política e da economia nacional para discutir o futuro de Mato Grosso em Cuiabá
-
Policial6 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Policial7 dias atrás“Ela me deu três facadas”, diz idoso de 75 anos preso ao confessar morte brutal de jovem de 20 anos em Tapurah
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia








