AGRONEGÓCIOS

Entidades do Agronegócio realizaram treinamento sobre emissão de GTA’s de suínos

Publicados

em

A palestra, que foi realizada hoje (29) no auditório da Acrismat, teve como público alvo médicos veterinários autônomos

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Ministério da Agricultura e o Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura (FSTS), realizou nesta sexta-feira (29) treinamento para habilitação de médicos veterinários autônomos para auxiliar na emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA’s) de suínos. O curso aconteceu no período da manhã, das 08h ao 12h, no auditório da associação.

O treinamento, que era esperado há alguns anos, consistia na padronização e na habilitação de médicos veterinários autônomos na emissão de GTA’s de suínos, através da utilização de um sistema de plataforma online. O curso foi realizado pelo responsável da superintendência federal da agricultura do estado de Mato Grosso, Rafael Moreira, e pelo médico veterinário da Acrismat, Igor Queiroz.

A plataforma está em fase final de teste em Mato Grosso e será inserida no sistema do Indea até o início do próximo ano. O acesso a plataforma permitirá a emissão de GTA’s de suínos, na qual o veterinário e responsável técnico poderá acessar o sistema da propriedade pela qual é habilitado.

Leia Também:  Mato Grosso recebe R$ 25,8 milhões para Regularização Fundiária 

Além disso, o médico veterinário passa a ter alguns deveres, como a apresentação de relatórios mensais zootécnicos, que abordará sobre a natalidade e mortalidade dos suínos. Segundo Queiroz esse sistema possibilitará um controle melhor de doenças, além da criação de um vínculo entre o serviço oficial e o médico veterinário através da troca de informações.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGRONEGÓCIOS

Acrimat em Ação contará com Dia do Campo

Publicados

em

A Acrimat representa o setor que detém o maior rebanho bovino do Brasil: são mais de 30 milhões de cabeças. Mato Grosso é ainda o maior produtor de carne, com 1,28 milhões de toneladas.

Ascom/Acrimat

acrimat em acao em campo.jpeg

Em sua 10ª edição, o Acrimat em Ação, maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense, contará com um dia de campo. A novidade consiste de visita técnica realizada a uma propriedade localizada em um dos municípios pólo visitados pela equipe da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

“Nesta edição comemorativa de 10 anos, os municípios polo de cada rota contarão, pela 1ª vez, com o Acrimat em Ação em Campo”, conta o diretor técnico da entidade, Francisco Manzi. “Uma fazenda previamente escolhida abrirá suas porteiras para juntos, proprietário, equipe da Acrimat e palestrante mostrarem em loco tanto a aplicação prática do tema da palestra como responder a questionamentos dos pecuaristas que forem ao evento”, explica Manzi.

Na Rota 01, o Dia de Campo será realizado na Fazenda Girau, de propriedade de Marcello Affonso. A fazenda fica a três quilômetros de Cáceres, na rodovia que leva ao distrito de Vila Aparecida (MT-343). No encontro, o palestrante da primeira rota, Flávio Dutra, participará de um bate papo informativo com o tema ‘Pecuária de Corte de Sucesso: um caminho sem volta”.

Leia Também:  Alimento de astronautas da Nasa, spirulina é cultivada em Mato Grosso

Sobre o Acrimat em Ação, o presidente da associação, Oswaldo Ribeiro, destaca: “nosso objetivo é oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte; fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária; promover uma maior integração entre os produtores e captar as necessidades específicas de cada região”.

Rota 01

A Rota 01 dá o ponta-pé inicial ao programa. A primeira cidade a ser visitada será Pontes e Lacerda, no dia 28 de fevereiro. No dia seguinte, será Vila Bela da Santíssima Trindade. Poconé (02.03), Rio Branco (03.03) e São José dos Quatro Marcos (04.03) são os próximos municípios a receber a comitiva da Acrimat. O encerramento ocorre em Cáceres, nos dias 6 e 7 de março.

Acrimat em Ação

A Acrimat representa o setor que detém o maior rebanho bovino do Brasil: são mais de 30 milhões de cabeças. Mato Grosso é ainda o maior produtor de carne, com 1,28 milhões de toneladas. Nesse contexto, a Acrimat promove o evento com o formato de circuito com palestras que levam ao debate, conhecimento, troca de informações com temas de relevância à bovinocultura de corte.

Leia Também:  Contratações de crédito rural entre julho e outubro têm alta de 4%

Ao longo de três meses, a equipe técnica da Acrimat também faz o trabalho de levantamento e coleta de dados, captando as necessidades específicas de cada região visitada.

Para esta edição, a expectativa é de que as palestras sejam assistidas por mais de 5 mil pessoas. O público-alvo é formado por pecuaristas de pequeno, médio e grande porte; além de lideranças empresariais do agronegócio.

O programa conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e FS Bioenergia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA