Arquivos JB News 10 Anos

Enduro a Pé – Sesc Serra Azul chama atenção para conservação do cerrado

Publicados

em

 

 

Um dos mais bonitos cartões postais de Mato Grosso, o Parque Sesc Serra Azul, serviu de rota para a segunda edição do Enduro a Pé – Sesc Serra Azul 5km, realizado neste domingo (13.10), no município de Rosário Oeste, com acesso por Bom Jardim (Nobres-MT). A prova comemora o Dia do Cerrado (11 de setembro) e visa aproximar as pessoas da natureza, promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da conservação do bioma cerrado.

Com cerca de 40 equipes inscritas, o Enduro começou às 7h, com largadas no receptivo da Cachoeira Serra Azul, a cada quatro minutos. A competição contou com muito trabalho em equipe, superação e caminhadas em trilhas planas, meio a riachos que cortam a mata. Subidas, descidas, pedras e belas paisagens, além de aventura e desafios, deram o tom da emoção. A novidade desta edição foi atravessar uma lagoa remando em um barco inflável, antes do pórtico de chegada. A equipe campeã foi a Blogueiragem, seguida da TN Esportes Radicais (2º lugar) e Lobo Guará (3º lugar).

Também conhecido como trekking, o Enduro é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por GPS, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso, sendo a equipe vencedora aquela que obtiver a menor pontuação negativa ou atingir o Score. Durante o circuito tinham 10 postos de controle e ao passar por estes postos, os competidores deveriam responder perguntas sobre o bioma cerrado. Respostas corretas contaram pontos no final.

Para a contadora Gisely Ojeda a experiência foi marcante e inesquecível. “Já vou me preparar para o próximo. São muitos desafios, muita adrenalina, mas vale a pena. No próximo ano estaremos aqui novamente”, garantiu. O personal Julieldo Amaral também gostou muito da prova, mesmo a equipe se perdendo no meio da mata. “Demos o nosso melhor, nos perdemos, mas foi incrível e chegamos no final com muita garra. É um desafio, com certeza”, completou.

Segundo a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, foi muito significativo realizar a etapa 2019 do Enduro a Pé Sesc – Serra Azul, tendo em vista que a prova era para ter acontecido no dia 22 de setembro e precisou ser transferida devido a uma temporada de queimadas que consumiu quase 2 mil hectares do parque. “Ao mesmo tempo vemos o quanto o cerrado é forte, pois com poucos dias de chuva já está de volta a exuberância da natureza, com o verde, as árvores renascendo e um dia lindo de sol, cheio de borboletas amarelas, combinando com as equipes vestidas de amarelo. Estamos hoje comemorando esse retorno”, destacou.

E acrescentou: “Estar aqui no Parque Serra Azul para o Sesc Pantanal é muito significativo, porque aqui nascem várias nascentes do Rio Cuiabá, que formam o Pantanal Norte, o Pantanal de Poconé”, comentou a superintendente, ao enfatizar que é muito importante conservar essas nascentes e ajudar na manutenção dos ciclos de cheia e vazante do Pantanal.

As três equipes ganhadoras receberam troféus e todos os participantes ganharam medalhas. A premiação do 1º lugar incluiu voucher para uma diária com acompanhante, a cada participante, no Hotel Sesc Porto Cercado, na cidade de Poconé. Os competidores tiveram direito a almoço no Restaurante Buritizal, no Parque Sesc Serra Azul, espaço decorado com o trabalho de artistas locais que valoriza a culinária mato-grossense e oferece a experiência de contemplação da lagoa, rodeada de Buritis e aves como a arara Canindé.

Serra Azul

O Sesc Serra Azul é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal. É um parque ambiental, com aproximadamente 5 mil hectares, localizado no cerrado mato-grossense, na região oeste do município de Rosário Oeste (com acesso por Bom Jardim – Nobres – MT) entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. A unidade é voltada para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Atualmente oferece as atividades de visitação à cachoeira com flutuação, cicloturismo tirolesa e arvorismo, além do serviço de almoço oferecido no restaurante Buritizal.

Fotos: Jeferson Prado

Luciane Mildenberger
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão Saúde visita Pronto Socorro de Cuiabá nesta quinta-feira

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Turnê

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA