VÁRZEA GRANDE

Encontro vai reunir grupos da terceira idade de todos os CRAS do município

Publicados

em

A secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estará realizando no dia 17 de novembro – no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel – o evento ‘Idosos em Evidência’, que estará reunindo diversos grupos da terceira idade de todos os polos que compõem os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Esse evento é uma forma de proporcionar a interação entre todos os grupos da terceira idade, num momento de descontração e entretenimento. “É também é uma prova de que essa gestão tem um olhar diferenciado para esse público, criando e incentivando políticas que abrangem não apenas a saúde, mas também o lazer e atividades culturais que proporcionam uma melhor qualidade de vida, na melhora da saúde mental e física desse grupo em especial”, informou a titular da pasta, Ana Cristina Vieira.

Como lembra a gestora, a longevidade é uma realidade em nosso país e por isso cada vez mais os governos estão elaborando propostas que possam contemplar esse público em especial, que hoje além de energia tem prazer em viver de forma plena. “Eles realizam atividades físicas, participam de oficinas, de eventos culturais e dos bailes da terceira idade que são realizados em seus polos de atuação.

Leia Também:  Bombeiros militares e Exército realizam operação de descontaminação

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, ressalta que o município tem fortalecido as ações voltadas para o grupo da terceira idade que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos polos de atuação, com várias atividades, jogos, orientações sobre alimentação saudáveis, rodas de conversas e entretenimento.

Ela lembrou ainda que em unidades dos CRAS, a exemplo do bairro Cristo Rei, são realizadas uma vez por semana baile, numa tarde festiva entre todos os participantes. “E eles esperam por esse momento”, confidenciou a coordenadora.

ENCONTRO: No ano passado, a secretaria de Assistência Social realizou no Parque Bernardo Berneck um encontro dos grupos da terceira idade, de todos os polos de atuação dos Centros de Referência em Assistência Social do município. Cerca de 400 idosos participaram de uma manhã recreativa, com atividades físicas e culturais, além de um concurso que escolheu a Miss Primavera, e Miss e Mister do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1 de outubro e também em comemoração à uma das estações mais charmosas do ano, a primavera.

Leia Também:  Morre mais uma vítima do Coronavírus em Várzea Grande que em 4 dias aumentou 70% o número de infectados

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro

Publicados

em

Por

Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a importância da data, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, vai realizar várias ações neste dia. Além do dia mundial, têm o ‘Dezembro Vermelho’ que é a campanha que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Para chamar a atenção sobre a importância do tema, várias atividades, já estão organizadas pela secretaria de Saúde que serão realizadas em todas as unidades básicas de Saúde do Município, como a divulgação de materiais informativos, orientação à população, distribuição de preservativos, coleta de testes rápidos, capacitações, além da programação que conta com blitz educativa, palestras em escolas, abordagem em bares e restaurantes, e pontos estratégicos da cidade .No dia 1 de dezembro haverá programação especial, e nos demais dias do mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

A unidade de Saúde de Várzea Grande responsável pelo acolhimento e tratamento de pessoas com HIV e Aids é o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 – Jardim Costa Verde, Várzea Grande .A Unidade é a responsável pela programação especial do Dezembro Vermelho, que nesta programação estão previstas ações educativas voltadas para prevenção de IST/HIV/Aids.

Segundo o coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a unidade já vem desenvolvendo estratégias educativas por meio de capacitações, palestras, oficinas envolvendo profissionais de saúde, acadêmicos de medicina, enfermagem, professores e adolescentes escolares do Município de Várzea Grande, durante todo o ano, buscando agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Leia Também:  Mesmo com pandemia Várzea Grande obtém superavit de 100 milhões até agosto

“A intenção neste momento é intensificar este trabalho no intuito de possibilitar a população, durante todo o mês de dezembro, para realizar a testagem rápida nas unidades de saúde , para , caso der positivo, iniciar o tratamento oportuno, além de ações educativas com orientações sobre a doença e a entrega de preservativos em locais estratégicos”, disse ele..

O mais importante, segundo ainda o coordenador, é destacar que ser portador do vírus HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O HIV é a infecção causada pelo vírus e a Aids é a instalação da doença, representa o estágio avançado da infecção, que ocorre quando a pessoa abandona o tratamento ou quando seu diagnóstico acontece tardiamente.

“O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical), não escolhe idade, sexo ou raça e embora não exista ainda cura ou vacina, a ciência descobriu formas de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV).As ações de Dezembro são importantes para ajudar na redução da mortalidade das PVHIV, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento do HIV, diminuir a transmissão vertical do vírus e ampliar o acesso às ações de promoção à saúde e prevenção dos mais vulneráveis”, disse João Alcantara.

Dados em Várzea Grande:

No ano de 2022 foram notificados 119 casos de pessoas com HIV e 73 com AIDS.

No ano de 2023 até a data de hoje (30 novembro) foram notificados 123 casos de pessoas com HIV e 71 com AIDS. Estes dados equivalem ao total geral de 386 pessoas em tratamento no município. Fonte SINAN.

Leia Também:  Ponto facultativo não interfere no exercício das atividades econômicas em Várzea Grande

Programação:

– Dia: 1 de dezembro – Palestra sobre prevenção ao HIV para estudantes do ensino médio.

– Horário: 8h às 10h30

– Local: Escola estadual Adalgisa de Barros e Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro

– Dia: 01 de dezembro – Capacitação para profissionais de Saúde de Várzea Grande e alunos de enfermagem e medicina do UNIVAG.

– Palestrante: Dra. Kadja Samara

– Público Alvo: Enfermeiros, Médicos e Estudantes

-Tema: Critérios clínicos de HIV/AIDS / PREP e PEP na enfermagem.

– Horário: 13h às 17h

– Local: Auditório do UNIVAG – Bloco C

-DIA: 01 de dezembro – BLITZ FIQUE SABENDO

Horário : 8h às 21h

Local: Postos de parada de caminhoneiros – Rodovia dos Imigrantes, PRF do Trevo do Lagarto, Terminal André Maggi, Academias e Bares, Região Zero km e Grande Cristo Rei.

Nestes locais serão realizados testes rápidos e entrega de preservativos e panfletagem:

– Rodovia dos Imigrantes e Região do Zero km e Grande Cristo Rei.

– Horário: 8h às 16h

-Bares Noturnos da Cidade

Horário :18h às 21h

AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

-Dias: 01 a 30 de dezembro

– Ação: ‘FIQUE SABENDO’

– Realização de Teste Rápido de HIV a toda a população.

-Orientações

– Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde

– Horário: 8h às 10h30

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA