Estadual

Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu, primeira-dama de MT fala sobre a inclusão no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicados

em

Nesta terça-feira (03.12), é celebrado em diversos países o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre a superação, a garantia de direitos, o combate ao preconceito e a inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, cultural, econômica e política. Em Mato Grosso, o tema ganha destaque por meio das ações voluntárias da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Inclusivo.

O SER Família Inclusivo foi criado para apoiar pessoas com deficiência ou com limitações cognitivas e motoras, oferecendo um auxílio financeiro pago pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O programa tem como foco a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade devido à pobreza e ao risco social. Atualmente, 1.174 pessoas recebem o auxílio do programa no valor de R$ 220, pagos a cada dois meses.

No entanto, como destaca a primeira-dama Virginia Mendes, o SER Família Inclusivo vai além do apoio financeiro. Ele se baseia em três pilares essenciais presentes em todas as iniciativas que ela idealiza – S – Superação; E – Esperança; R – Respeito (SER).

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online de direitos constitucionais

Recentemente, Virginia Mendes foi reconhecida na Grécia como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e recebeu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Título Internacional da Inclusão, o que colocou Mato Grosso em evidência no cenário global como um estado exemplar no que diz respeito à inclusão.

“O SER Família Inclusivo é muito mais do que um auxílio financeiro. Com esse programa, estamos transformando a vida de muitas pessoas, oferecendo apoio e criando parcerias, como a que temos com o Parajiu-jitsu, que está trilhando o caminho paralímpico para conquistar uma vaga nas Paraolimpíadas. Em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, conseguimos que esses paratletas participassem de competições importantes no Brasil e no exterior, sendo considerada a maior delegação paradesportiva da história do nosso estado”, afirmou Virginia Mendes.

A primeira-dama destacou que o debate sobre inclusão deve ser levado a sério e que não se pode falar do tema sem a participação ativa das pessoas com deficiência. “Tem uma frase que gosto muito, que diz: ‘Nada sobre nós, sem nós’. Isso significa que, se vamos debater algo em prol das pessoas com deficiência, elas precisam ter voz e participar de maneira igualitária. Não devemos decidir por elas. Se queremos uma sociedade igualitária, precisamos nos libertar de qualquer dogma que impeça o desenvolvimento humano. Deve haver empatia”, salientou Virginia Mendes.

Leia Também:  Ginásio Aecim Tocantins sedia Torneio Nacional de Ginástica Rítmica; veja programação

“As pessoas com deficiência querem participar da rotina diária como qualquer outra pessoa. E, quando elas têm esse acesso, que é o mínimo que podemos oferecer, elas encontram seu caminho, se inspiram e encontram motivação para viver”, reforçou Virginia Mendes.

O presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), Elcirley, ressaltou que a inclusão promovida pelo estado, por meio das ações da primeira-dama, é real e tem transformado vidas. “Dona Virginia não tem apenas o título, ela vive o que estamos vivendo. Não tenho dúvida de que, hoje, Mato Grosso não é apenas o estado que mais produz alimentos, mas também o estado da inclusão”, concluiu Elcirley.

No mês de dezembro, ainda são celebrados o Dia da Acessibilidade (05.12), o Dia Nacional da Criança com Deficiência (09.12), e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13.12).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Hospital Regional de Sorriso implanta sala de vacina para atender recém-nascidos

Publicados

em

Por

O Hospital Regional de Sorriso, que é gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), implantou uma sala de vacina para a administração dos primeiros imunizantes aos recém-nascidos na maternidade. Em parceria com o município e com o Escritório Regional de Saúde de Sorriso, o espaço disponibiliza as doses contra a tuberculose (BCG) e Hepatite B, que são administradas logo após o nascimento. A principal finalidade é proteger o bebê de doenças infecciosas desde os primeiros dias de vida.

“Todas as vacinas são importantes, mas as primeiras vacinas na vida de um recém-nascido são essenciais para que ele possa produzir anticorpos que vão protegê-lo contra as doenças imunopreveníveis. A sala de vacina assegura isso e é a demonstração do respeito que o Governo de Mato Grosso tem com a saúde dos mato-grossenses”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As vacinas são aplicadas pela equipe do Hospital Regional de Sorriso todos os dias no período da manhã e são voltadas exclusivamente para os pacientes que nascem no hospital.

Leia Também:  Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis terá espetáculos na cidade e em aldeias indígenas

A diretora geral da unidade, Ione Carvalho, enfatiza a importância e a praticidade que a sala trouxe para as famílias, gerando mais comodidade e segurança para a imunização dos recém-nascidos.

“O Hospital Regional de Sorriso vem buscando melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação de uma sala de vacina facilita para que as famílias não percam essa etapa importante da vida dos pequenos, porque elas já saem do hospital com as primeiras doses aplicadas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA