Eleições 2020

Emanuelzinho planeja construir centros para idosos e portadores de necessidades especiais

Publicados

em

JB News

_O candidato também afirmou que quer instalar estações de ônibus climatizadas e com acessibilidade na cidade_

O candidato a prefeitura de Várzea Grande, Emanuelzinho (PTB), planeja construir na cidade o Centro de Convivência para o Idoso e o Centro de Reabilitação para pessoas com necessidades especiais. A proposta faz parte do Plano de Governo apresentado à sociedade.

O anúncio ocorreu em visita na manhã desta quinta-feira (22), à Associação Várzea-Grandense das pessoas com Deficiências, Idosos e Famílias Carentes (AVDF), no bairro Cristo Rei, uma das regiões mais populosas de Várzea Grande.

“Muitas vezes o idoso cuida a vida toda da família e no final dela é esquecido pelo Poder Público e pelos amigos. Eu quero proporcionar a vocês o cuidado que vocês merecem. Por isso que está no nosso plano de governo a construção desses dois Centros com pessoas qualificadas, que saibam tratar gente como gente que são, e que sejam tratadas com respeito e que tenham a melhor estrutura física possível”, disse o petebista.

As duas demandas estão na carta-compromisso, entregue ao candidato durante o evento. Nela também constam os pedidos para a criação da Secretaria Adjunta para o Idoso, pessoas com deficiências, que sejam ligadas ao gabinete, mais acessibilidade na cidade e uma cota de 3% para o idoso deficiente.

Acompanhado dos candidatos a vereadores Professora Fátima Guedes (Republicanos) e o Professor Averides, Emanuelzinho também disse que irá instalar estações climatizadas de ônibus, com acesso para as pessoas com necessidades especiais, idosos e obesos.

Leia Também:  Médico, genro do prefeito de Diamantino tira sua própria vida com pistola 9mm

“Na capital existe estação climatizada de ônibus, com acesso ao portador de necessidades especiais, com espaço exclusivo para o idoso e para quem sofre com a obesidade. Por que não podemos ter isso aqui no terminal Andre Maggi, que é onde tem o maior fluxo de pessoas em VG?. Vamos trabalhar para ter uma frota de ônibus que tenha acessibilidade. Também vamos bater de frente com a questões das rotas que o transporte coletivo faz para redesenhá-las atendendo as pessoas que mais precisam”, explicou.

Também estava presente no evento, a presidente da Associação dos Amigos do Autista e da Criança com Deficiência de Mato Grosso, Helena Amaral, que também criticou a falta de estrutura que Várzea Grande tem em prol das crianças autistas.

“Várzea Grande é uma cidade que está bonitinha, bem cuidada, meio-fio está pintado, as praças estão arrumadinhas, mas é uma casca oca. A cidade começou a lutar contra a pandemia com 2 leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], isso é a mesma coisa que uma onça entrar na minha casa e eu ir com uma colher de pau enfrentar ela. Melhorou? Um pouco, mas nós dependemos de mais de Cuiabá, está tudo lá e aqui nós não temos nada. Não tem neurologista infantil, não temos profissionais especializados, não temos acessibilidade. Temos uma lei que garante para as crianças com deficiência um brinquedo adaptado nos parquinhos, mas não tem nenhum brinquedo adaptado aqui. Nós também temos uma lei que garante atendimento integral aos nossos filhos, mas não temos uma terapeuta ocupacional há mais de anos”, afirmou.

Leia Também:  Abílio acha que já é prefeito de Cuiabá e negocia secretarias com partidos políticos’’, diz Aécio

A presidente ressaltou que o que a cidade precisa urgentemente é de investimento nessas áreas.

“Nós precisamos de tanta coisa para que nossos filhos possam crescer e ter algum futuro, como outro cidadão qualquer. Mas nós queremos mesmo é investimentos hoje para que nossos filhos, para que eles não precisem amanhã da ‘muleta’ do governo pra viver. Que eles possam ser cidadãos e contribuir com o governo. O que falta para Várzea Grande é isso, um investimento, e eu te desejo coragem Emanuelzinho porque a nossa cidade precisa de alguém com coragem pra lutar, porque disposição você tem, tem apenas 25 anos e tem energia de sobra”, disse.

Emanuelzinho tem como vice o candidato Wilton Coelho, o Wiltinho (PTB) e encabeça a coligação “Um Novo Tempo Para Várzea Grande”, que conta com o apoio dos partidos, PT, PTB, PTC, MDB, PSD e Republicanos.

COMENTE ABAIXO:

Eleições 2020

Prazo para eleitor justificar ausência ao 2º turno termina hoje

Publicados

em

Por

ELEIÇÕES 2020

JB News

Por Denise Niederauer

Termina na nesta quinta-feira (28.01) o prazo de 60 dias para que o eleitor justifique a ausência às urnas nas localidades onde houve segundo turno para prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2020.

 

O cidadão que não compareceu à urna deve apresentar justificativa fundamentada, com o motivo que o impediu de votar.

 

A justificativa pode ser apresentada nos cartórios eleitorais, pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título. O cidadão pode baixar o app no Google Play ou na App Store.

 

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, muitos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) optaram pelo atendimento de maneira virtual, que também pode ser feito pela ferramenta Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida busca evitar aglomerações nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

No dia 14 de janeiro encerrou o prazo para que o eleitor justificasse a ausência à urna no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro. De acordo com os dados do TSE, cerca de oito milhões de eleitores apresentaram justificativa por não comparecerem para votar no primeiro turno do pleito.

Leia Também:  PF mira núcleo político beneficiado por uso ilegal da Abin

 

Como fazer:👇

A justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica, no qual o eleitor deve preencher o “requerimento de justificativa” e informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar a razão da ausência à urna e anexar documentação comprobatória digitalizada.

 

Com o campo preenchido corretamente, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, que será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertence, para que seja examinado pelo juiz competente.

O eleitor será notificado da decisão ou poderá consultar a situação também pelo Sistema Justifica.

No caso de justificativa presencial, o eleitor deve entregar o requerimento em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. Além do formulário, deve apresentar documentação que comprove os motivos alegados para justificar a ausência.

Consequências:👇

Na última quinta-feira (21.01), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu, por meio da Resolução TSE nº 23.637, as consequências previstas no artigo 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A resolução deverá ainda ser referendada pelo Plenário do Tribunal após o recesso forense.

Leia Também:  Polícia Militar desarticula quadrilha e recupera caminhonete roubada em Várzea Grande

 

A resolução suspendeu os seguintes efeitos: o impedimento de o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público.

A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Com informações do TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA