Agricultura familiar

Emanuel Pinheiro lança ação ‘Agro da Gente’ e fomenta rede de apoio aos pequenos produtores

Publicados

em

A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Por NAIARA LEONOR

Foto ;Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro lança nesta segunda-feira (28), às 14h, no auditório do Cenarium Rural, mais uma ação do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente, que já vem realizando algumas atividades na zona rural da capital de Mato Grosso, como palestras de educação financeira e mapeamento das atividades produtivas, vai levar qualificação técnica na produção do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Pelo fato de Cuiabá ter a grande maioria de seu território pertencente à zona rural, o Executivo Municipal quer intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento de atividades agroindustriais, aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida na Capital.

Dentre as ações que o Agro da Gente vai desenvolver estão: fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro reúne-se com Fórum Sindical e reforça diálogo e respeito ao servidores públicos

 

Pra Frente Cuiabá

 

Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes.

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já anunciadas: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

 

Confira um pouco mais das cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:

 

– Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.

– Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.

– Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.

Leia Também:  Aprovados em concurso público da Assistência Social tem até 30 dias para apresentação dos documentos

– Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.

– Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.

 

SERVIÇO

O quê: Lançamento Agro da Gente, ação do programa Pra Frente Cuiabá

Quando: segunda-feira (28), às 14h

Onde: auditório do Cenarium Rural – Hermínio Ribeiro Torquato da Silva – Av. Dr. Hélio Ribeiro – Centro Político Administrativo, Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Prefeitura entrega mudas, equipamentos e implementos aos agricultores familiares do assentamento “Sadia 3” nesta quinta-feira

Publicados

em

Por

Serão entregues, nesta quinta-feira (26), um trator agrícola “Massey Ferguson” de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de “patrulha mecanizada”. Além disso, serão entregues 400 mudas de árvores nativas e frutíferas

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 15h, no Assentamento Sadia 3, a entrega de um trator agrícola ‘Massey Ferguson’ de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de ‘patrulha mecanizada’.

Além de equipamento para uso dos agricultores familiares da comunidade, serão entregues também 400 mudas de árvores nativas e frutíferas – especialmente de caju e goiaba – com o objetivo de fomentar a produção dos assentados.

O titular da Pasta, Célio Santos, explica que o maquinário irá beneficiar diretamente a produção familiar de cerca de 400 pequenas propriedades que integram o Sadia 3. “Esses equipamentos chegam para facilitar e promover agilidade às atividades da região, fomentando a produção do assentamento”.

Leia Também:  TV realiza debate entre candidatos a prefeito por Cuiabá nesta quarta-feira

O trator é fruto de Termo de Cessão entre a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf/MT) e a prefeitura de Várzea Grande. Ainda segundo Célio Santos, até o final deste mês, por meio de outro Termo de Cessão, serão entregues dois microtratores – também acompanhados de implementos – para atendimento das demandas do Sadia 3 e da agricultura familiar do Distrito de Limpo Grande.

“Essa patrulha se encaixa às demandas de produção da olericultura e por isso atende ao perfil dessas duas comunidades”. A olericultura é responsável pela produção e oferta de hortaliças, folhas, raízes e tubérculos, por exemplo. Outra vocação do Limpo Grande é a produção de ‘caixarias’ – quiabo, maxixe e berinjela – e os microtratores também atendem a essa necessidade pontual da comunidade.

Estarão presentes à entrega a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e lideranças de comunidades rurais da região como da Sadia 1, da Vista Alegre e da Dorcelina Folador.

SERVIÇO:

O QUE: Entrega de Maquinário, Patrulha Mecanizada e mudas de árvores nativas e frutíferas.

Leia Também:  Primeiro dia de Peixe Santo recebe aprovação do público com modalidade drive thru

QUANDO: dia 26 de Maio (Quinta-feira)

HORÁRIO:  a partir das 15h

LOCAL: Assentamento Sadia 3 em Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA